TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia e etica no ambiente de trabalho

Por:   •  8/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.226 Palavras (5 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 5

       CENTRO DE FORMAÇÃO TÉCNICA EM SAÚDE BIOÉTICA[pic 1]

                        ENTIDADE MANTENDEDORA

                         CENTRO DE FORMAÇÃO EM SAÚDE SALES REZAK LTDA

                      Rua da Glória, 52, Centro. Andaraí - Bahia. 46830-000

                    Fone: (75) 81087480. CNPJ 08.766.282/0002-25

                        Autorizo de Funcionamento: Processo CEE Nº 0040969-1/2009

                         Resolução CEE Nº 34/2015 Parecer CEE-87/2015  D.O 05/05/2015

         

                ALIECI SANTOS

ALINE SANTOS

ALIX  SANTOS

        PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO

“ A importância da Moral e da Ética no exercício da Enfermagem’’

[pic 2]

Andaraí – Bahia

2016

        ALIECI SANTOS

ALINE SANTOS

ALIX  SANTOS

        PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO

“A importância da Moral e da Ética no exercício da Enfermagem’’

Trabalho apresentado em requisito avaliativo a Disciplinas de: Psicologia Aplicada e Ética na Enfermagem, da Escola Técnica em saúde – Bioética .

Prof.a. Celuta Mara Guimarães

Andaraí-Ba

2016

1 INTRODUÇÃO

Hoje em dia é comum se ver ou ouvi nas rádios, na televisão, em revistas noticias referente a  ETICA  PROFISSIONAL, onde muito se questiona o que fazer ? onde? Como ?O  que ?Quando ? São vários questionamento que nos leva a refletir o que é certo ou errado no nosso dia a dia , e na área de enfermagem não vai ser diferente, existe normas e condutas a serem seguidas conforme a área e especialidades e funções exercidas  , mas é um processo continuo que cada um tem sua contribuição e participação direta e indiretamente.  Ética profissional é o conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua conduta.

    DESENVOLVIMENTO

Pra começo de historia vamos entender o que é ética e moral na sociedade e a relação entre ambas e os fins.

Onde  ética é um “substantivo feminino”;1.parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo esp. a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social.2.p.ext. conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade."é. profissional"

Moral:

é o conjunto de regras adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano, e que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade.

Etimologicamente, o termo moral tem origem no latim morales, cujo significado é “relativo aos costumes”.

As regras definidas pela moral regulam o modo de agir das pessoas, sendo uma palavra relacionada com a moralidade e com os bons costumes.Está associada aos valores e convenções estabelecidos coletivamente por cada cultura ou por cada sociedade a partir da consciência individual, que distingue o bem do mal, ou a violência dos atos de paz e harmonia.

  Pois De nada adianta ser um profissional competente,  tentar dominar as regras que  nos é apresentada  e ter relações e contatos , no dia-a-dia, se não respeitar e nem  agir conforme os padrões éticos estabelecidos pelas áreas e o ambiente em qual se encontra na  sociedade ou em qualquer empresa.

    Muitos  pensam, com equivoco , que ser ético é simplesmente não roubar ou fraudar a empresa. Na verdade, atos mais simples, como pegar algo emprestado e não devolver, usar o telefone ou computador da empresa para buscar um novo cargo ou emprego ou, ainda, enrolar o superior  fingindo que trabalha enquanto conversa na internet ou mexe no  celular constantemente  ou redes sociais, tudo isso e um pouco mais são comportamento tão condenáveis quanto o primeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (139.5 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com