TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia organizacional

Tese: Psicologia organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Tese  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADES DA AULA 1

1. Segundo (BOCK, 2002). Compreender em profundidade algo que compõe o nosso mundo significa recuperar a sua história.

Sobre a história da psicologia e conceitos que definem psicologia.

A - Discorra sobre a origem da psicologia enquanto ciência;

A psicologia passou a ser conhecida como ciência após ter se libertado da filosofia, justamente quando apresentou um método científico reconhecido como recursos eficientes para tentar resolver problemas. Somente após a constatação de que a variação dos estímulos físicos, mudanças fisiológicas e reações psíquicas se dão de forma diferenciadas entres os seres humanos. O nascimento da psicologia como disciplina autônoma ocorreu a partir de 1879, na universidade de Leipzig, na Alemanha, com a criação por Wilhelm Wundt, do primeiro laborátorio exclusivamente dedicado aos estudos psíquicos

B - Descreva sobre o objeto de estudo da Psicologia;

O objeto de estudo da psicologia é sem dúvida nenhuma, o Homem e sua subjetividade. Porém, cada pesquisador da psicologia desenvolveu uma linha teórica de acordo com suas concepções. Então, se dermos a palavra para um psicólogo comportamentalista ele dirá que o objeto de estudo da psicologia é o comportamento humano. Se a palara for dada a um psicólogo psicanalista, ele dirá que é o inconsciente, outros dirão ainda que é a personalidade, e assim por diante.

C - Apresente as especialidades da psicologia que mais lhe chamou a atenção, justifique.

O psicólogo comunitário, porque ajudam pessoas que não tem condições financeira para bancar um tratamento particular. O psicólogo escolar, pelo fato de ajudando essas crianças fará que elas se tornem um adulto melhor para socidade e para si mesmo. Psicólogo industrial e organizacional, é muito importante o funcionário não deixar afetar seu desempenho no emprego por causa dos seus problemas pessoais, e nesse momento é muito importante haver um psicólogo para resolver a situação.

2. Ainda sobre o aspecto histórico da psicologia, após leitura sobre as principais abordagens da psicologia. Disserte as teoria de Freud.

Freud apresentou sua primeira teoria sobre a estrutura do aparelho psíquico, definindo a existência de três níveis da consciência: Consciente, Pré-consciente e inconsciente. Em 1920 e 1923, por meio da segunda teoria do aparelho psíquico, Freud subdividiu a personalidade em Id, Ego e Superego.

ATIVIDADE DA AULA 2

1. Segundo Dejours (1987), a organização do trabalho também pode exercer sobre o homem uma ação específica que pode causar impacto no aparelho psíquico, isto é, desencadear em determinadas situações sofrimentos atribuído ao conflito entre a história individual do ser humano portadora de esperanças e de desejos, e uma organização de trabalho que o ignora.

Sobre a Psicologia Organizacional e do Trabalho:

A - Discorra sobre as contribuições da Psicologia Organizacional;

Um dos dos principais desafios dos psicólogos organizacionais é entender como interagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com