TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicopedagogia

Resenha: Psicopedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Resenha  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 2

Conforme a sociedade vai crescendo e se modificando, conseqüentemente a constituição dos processos do ensino no Brasil também se altera. Para ocorrer à adaptação das novas situações após as mudanças na ordem econômica, social, política e cultural, há também a evolução das pessoas que mudam o modo de relacionamento entre si e organizações tanto governamentais quanto não governamentais.

Uma organização Nacional deve apresentar uma relação aos sistemas de ensino, sendo eles, Federal, Estadual e Municipal, dividindo para cada órgão os seus responsabilidades, incumbências e competências. Antigamente, as legislações tinham um aspecto de sistema diferente, onde não existia nenhuma colaboração entre: União, Estado e Município. As instituições de ensino privado eram as mais privilegiadas diferentemente dos dias de hoje que se devem seguir as normas de ensino conforme o Ministério da Educação e Cultura regulariza.

Nas Legislações Antigas a carga horária de ensino era de 180 dias letivos. Hoje, a média para o ensino fundamental e médio é de 200 dias, cerca de 800 horas. A avaliação de rendimento do aluno deve ser continua e cumulativa, tendo recuperação paralela e sendo qualitativa. Se comparando as Legislações Antigas, a avaliação era feita de forma regimental, sendo a avaliação quantitativa e havendo a apuração da assiduidade, ou seja, aquele aluno que tivesse comprometimento e dedicação além da freqüência e do zelo.

Hoje em dia, a freqüência é controlada conforme o aluno atinge 75% do total das horas letivas.

Diferente conceito vem sendo colocados em relação aos tipos de ensino nacional. A Educação Infantil, hoje, tem como finalidade o desenvolvimento físico, social, intelectual e psicológico, podendo ter a participação dos pais e da comunidade para ajudar na formação da criança. As Legislações Antigas chamavam essa etapa da educação de "Educação Pré-Escolar”, onde visavam apenas às crianças com idade inferior a sete anos que pudessem receber educação em maternais e jardins de infância.

Em relação ao Ensino fundamental, vemos o objetivo sendo a formação básica de um cidadão, sendo a duração mínima de oito anos. Essa relação foi mencionada de acordo com os parâmetros Curriculares criados em 1998, que também cita o ensino religioso como parte integrante da formação básica.

No mesmo parâmetro, de 1998, foi dito que a jornada de Ensino Médio tem como tempo de duração mínima três anos, dando assim a finalidade de uma educação básica ao cidadão. Para aqueles que não conseguissem concluir a formação básica, foi criado a Educação de Jovens e Adultos, tendo como oferta a finalização da formação gratuitamente. Em 2000, foi criado os Referenciais Curriculares onde os sistemas de ensino manteriam os cursos e exames supletivos, fazendo com que aqueles cidadãos que não concluíram os estudos pudessem finalizá-los.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com