TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUEM TEM MEDO DE ROBÓTICA EDUCATIVA?

Por:   •  22/5/2019  •  Seminário  •  918 Palavras (4 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo - I CICLO DE QUALIFICAÇÃO TRON

QUEM TEM MEDO DE ROBÓTICA EDUCATIVA?

A tecnologia  pode ser definida como o desenvolvimento de uma técnica que tenta melhorar ou aperfeiçoar algo. E esta vai mudando ao longo do tempo.

Desde os tempos mais primórdios da humanidade, a tecnologia sempre esteve presente. Podemos fazer uma cronologia em relação à presença da mesma, por exemplo: no período das cavernas, idade dos metais, o aprendizado do uso do fogo, a criação da máquina a vapor, o uso do chip, do computador , das redes sociais até chegar no uso dos smartphones.

Partindo desse princípio e do uso da tecnologia, a Tron tem por objetivo construir uma fundamentação filosófica da tecnologia, a fim de dar sentido para esta tecnologia.

É necessário compreender dois conceitos importantes: O primeiro é a chamada de robótica 1.0 – Este é um conceito antigo, trabalhado há pelo menos 50 anos. Pode ser apreciada através da imagem antiga que vem as nossas mentes, quando falamos robótica, a nossa mente pinta a tela de um robozinho.  

Esta robótica 1.0 é confinada em possibilidades, pois a criança recebe um kit e um manual e já estão presentes todas as possibilidades de uso deste material. Exemplos; Lego, Modelix, CTRL-PLAY, mundo 4D, etc.

Já a robótica educativa 2.0 trás um novo paradigma, o uso da tecnologia com um sentido. Fazendo com que a criança seja protagonista do seu processo de aprendizagem, é ela quem experimenta. Fazendo com que o aluno signifique suas vivências com aquela nova tecnologia. Esse conceito é muito mais enriquecedor para o desenvolvimento da robótica, enquanto que a robótica 1.0 trazia possibilidades limitadoras para o seu uso, nessa metodologia as possibilidades são ilimitadas.

O PAPEL DA PEDAGOGIA E DA TECNOLOGIA

O método Tron tem como base a metodologia transversal, utilizando a inserção da tecnologia na sala de aula, juntamente com as demais áreas do conhecimento. Isso ajuda a gerar uma relação que maximiza os resultados de concentração, compreensão e motivação.

A robótica educacional pode ser dividida em dois momentos; a robótica passiva e a robótica ativa. Nós da educação infantil, vamos desenvolver a robótica passiva. E a partir do ensino fundamental, as crianças irão desenvolver a robótica ativa.

Robótica passiva: É usada como objeto de mediação para o ensino. Nós pedagogos (as) inserimos os robôs no processo de ensino e aprendizagem e estes se aderem aos conteúdos trabalhados. Está relacionada a experiência, ao tato.

Este tipo de robótica apresenta as seguintes vantagens: as crianças vão aprender com os robôs; isso ajuda a chamar a atenção delas; construção do olhar e da sensibilidade tecnológica ainda com as crianças pequenas.

É extremamente necessário que as crianças aprendam a ter essa sensibilidade com a tecnologia, pois elas precisam estar inseridas nesse novo mundo. Ao desenvolvermos atividades com a tecnologia em sala, as próximas gerações terão a tecnologia como cultura, os nossos filhos e netos essa questão tecnológica como algo natural, que estará intrínseco ao ser humano.

O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

É necessário que nós compreendamos que os modelos de sociedade e os usos da tecnologia vem mudando. Um exemplo disso é o uso das mídias usadas em sala. Segue os exemplos da mídia clássica, que era a única utilizada antigamente. Hoje em dia estamos fazemos o uso da mídia online, conforme a foto a imagem abaixo:

[pic 1]

Arquivo pessoal de Natália e Cristiane.

Nesse novo modelo de mídia online, o processo educativo que era feito através da transmissão do conhecimento para que o aluno recebesse, hoje em dia, o professor atua como um mediador do conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (292.4 Kb)   docx (230.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com