TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTIONARIO

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 2

TEMAS BÁSICOS DA PSICOLOGIA

Neste trabalho enfatizamos apresentar a importância da psicologia comunitária e discutir sobre a necessidade da critica ás praticas psicológicas, que quando não pensadas, podem reincidir na reprodução ideológica, transformando a psicologia em instrumento de dominação e ajuste de pessoas que estão em desarmonia com o sistema social.

A psicologia tem objetivo de encontrar repostas aos desafios propostos diante da sociedade que vivemos á medida que traz novas perspectivas de vida, mas também novos problemas a serem enfrentados pela própria ciência. Quando falamos de psicologia comunitária a tendência é buscar soluções para os problemas relacionados na área de saúde mental, sendo que a compreensão dos problemas psicológicos se ampliou dando aos profissionais uma visão mais forte dos dilemas vividos por uma parte da população.

Nos países da América Latina preocupava em estudar o homem como um organismo que se adaptava ou não em seu ambiente, contrariando essa lógica, vários psicológicos defendiam o homem como seu responsável pelas suas próprias condições de existência organizando com suas necessidades. Essa organização podia acontecer em uma comunidade, ou seja, redes de relações formadas por pessoas que compartilham condições de existência muito parecidas e procuram soluções em conjunto.

Nos países Europeus e Estados Unidos da América, observamos que o enfoque da psicologia comunitária é clinico comunitário, isto é, atender questões advindas da vida em comunidade. Os trabalhos realizados nesta situação, privilegiando as ações em grupo, promovem discussões sobre problemas comuns e pode levar reconhecimento das adversidades vividas relacionadas com a própria estrutura social, que impede às pessoas a autonomia. A sociedade tem grande importância na formação do psiquismo, e o homem, participando das relações sócias terá sua formação constituída a partir de suas experiências e sua subjetividade.

O enfoque da psicologia comunitária é contribuir para que as pessoas tenham a possibilidade de compreender a realidade em sua volta, e em uma visão critica objetivo de ajudar o homem na sua reflexão que aponte transformações em suas ações que possibilitam satisfação em suas necessidades.  Assim, a liberdade se dá ao fato do homem produzir suas próprias ações, mas não podendo ser alcançada individualmente, mas sim coletivamente, pois um homem transformado pela sociedade a transforma, e nessa dialética encontra a possibilidade de seu livre-arbítrio.

O homem vive em constante tensão com a sociedade, mas não sendo justificativa para a adaptação do homem á estrutura vigente, pois se viver em uma sociedade que dá á nós sofrimento, trabalhar pela sua adaptação é agir a serviço da ideologia, e a mesma procura enfatizar que é importante vencer a segregação natural, sendo competitivo e integrando-se, não importando na classe que isso se dá.

Assim, o fato da psicologia comunitária é impedir que a violência gerada nessas contradições se ampliasse e, ao mesmo tempo, contribuir para que novas alterações sociais aconteçam, visando à verdadeira emancipação do homem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (33.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com