TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais As Dificuldades As Empresas Brasileiras Enfrentam Para A Criação De Conhecimento Novo?

Trabalho Universitário: Quais As Dificuldades As Empresas Brasileiras Enfrentam Para A Criação De Conhecimento Novo?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 2

“Quais dificuldades as empresas brasileiras enfrentam para a criação de conhecimento novo?”.

No Brasil, nós vemos uma grande falta de profissionais do conhecimento, apesar dos grandes investimentos que se tem feito em anos posteriores o Brasil ainda se encontra no inicio do processo de formação de profissionais do conhecimento.

Segundo Ikujiro Nanaka e Hirotaka Takeuchi (2009), o conhecimento das empresas é desenvolvido pelos seus colaboradores, desde os funcionários mais simples aos de cargos mais elevados. Formando assim uma síntese entre o conhecimento tácito (aquele que o indivíduo adquiriu ao longo da vida, pela experiência. Geralmente é difícil de ser formalizada ou explicada a outra pessoa, pois é subjetivo e inerente às habilidades de uma pessoa) e o conhecimento explicito (é aquele que pode ser passado a indivíduos ou grupos em forma de informação por meios de comunicação como mídias textos e também em forma de dados e arquivos de computador). Nas empresas nacionais acontece que a falta de conhecimento de muitos diretores e empresários dificulta a disseminação do conhecimento e torna menos eficaz os processos internos de gestão de pessoas, pois as empresas pecam, na falta de política de recursos humanos, falta de motivação, capacitação dos funcionários, falta de percepção da organização sobre o quanto os funcionários sentem prazer ou não nas atividades que realizam. Segundo o site administradores.com antigamente muitas empresas guardavam para si toda a informação e conhecimento e isso acabava por dificultar a própria organização, mas com o surgimento da gestão do conhecimento elas passaram a transformar informação em conhecimento e a passar a todos os funcionários. As empresas hoje em dia sabem que as pessoas são as grades fontes de informações e cabe a elas lapidar e transformar essas pessoas, e assim gerar lucros e consequentemente o crescimento da empresa junto com seus funcionários.

Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/o-conceito-de-gestao-do-conhecimento/32153/

PLT. 245 Gestão do Conhecimento. Hirotaka Takeuchi, Ikujiro Nonaka

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com