TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são as dimensões de uma pessoa?

Projeto de pesquisa: Quais são as dimensões de uma pessoa?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 3

1) Quais são as dimensões da pessoa? Explique com suas palavras cada uma delas.

R: As dimensões da pessoa são: biológica, psicológica, social e espiritual.

Dimensão Biológica – está relacionada ao corpo do ser humano. É através do corpo que o ser humano entra em contato com outros seres, com o mundo e com Deus. Na dimensão biológica o que vale é este contato do ser humano com o mundo, conhecimento e sua força produtiva e consumidora. A mídia criou um padrão de beleza (quase impossível de ser alcançado) e exerce um poder muito grande sobre o ser humano no sentido que todos devem alcançar esse “padrão de beleza” para serem aceitos na sociedade. As pessoas hoje em dia querem se parecer com as modelos e os artistas das novelas, querem usar as roupas, maquiagens, etc. que são mostrados na mídia. O corpo humano está supervalorizado, as pessoas devem cuidar sim do corpo, pois o corpo é muito importante, mas tem que ser racionais, fazer as coisas que realmente gostam e faz bem, buscar a qualidade de vida, e não querer ir atrás de coisas que não podem ter ou até mesmo ser.

Dimensão Psicológica – remete a alma do ser humano. A alma possui uma essência, que faz com que cada pessoa seja única. A essência é uma pequena parte do seu ser, o restante vem da genética e das influências sociais. Para o ser humano entrar em contato com a sua essência, deve buscar em seu interior, através da meditação e reflexão, devem prestar atenção na sua maneira de ser, pensar e agir. É dessa maneira que o ser humano passa a se conhecer de fato. O ser humano precisa se aceitar e se amar como ele é. Todo ser humano tem defeitos, como diz o velho ditado “ninguém é bom sem defeitos”, mas deve procurar sempre melhorar, ser uma pessoa melhor e buscar ser feliz, pois quando ama a si próprio, passa a amar o mundo como um todo, pois se sente parte deste mundo.

Dimensão Social – o ser humano é produto do meio em que nasce e vive, pois quando nasce recebe a genética familiar, e o meio em que vive influência socialmente. O ser humano recebe influência familiar, dos amigos, da mídia, da escola, etc., e essas influências ajuda a ser como ele é. A maneira como o ser humano olha para si mesmo, e conhece o seu interior é o que vai ajudar a distinguir o que é próprio de cada um de nós e o que vem da influência do meio que vive. O ser humano tem que viver em sociedade, não pode querer se isolar do mundo, pois tem que interagir e se relacionar constantemente com seus semelhantes.

Dimensão Espiritual – a vida tem um significado próprio e dá uma expressão de totalidade. A totalidade do ser humano trata-se das quatro dimensões (biológica, psicológica, social e espiritual). O ser humano deve respeitar, amar, cuidar da vida, para ter um sentido nela. Para isso tem que entrar em contato com o seu espírito, o seu modo de ser. Como espírito o ser humano está sempre em busca da realização plena, pois está sempre buscando a liberdade, a felicidade, realização profissional, o espírito tem grande influência sobre o ser humano.

2) Analise de maneira sintética como a compreensão das dimensões da pessoa contribui para o seu autoconhecimento.

R: As dimensões do ser humano são os pilares que “formam” a pessoa. As quatro dimensões quando estão juntas permite

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com