TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de aula Esportes Não Convencionais - Futebol Americano na Escola

Por:   •  6/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  975 Palavras (4 Páginas)  •  6.173 Visualizações

Página 1 de 4

PLANO DE AULA

Titulo da aula: Futebol Americano na Escola

Horário: 07h:10Min as 8h:50Min 6º ano Ensino Fundamental

Quantidade de alunos: 28 Faixa Etária: 11 a 12 anos

Objetivo geral:

Promover a inserção da prática do Futebol Americano nas escolas.

Objetivos específicos:

Conhecer a historia do jogo e como se joga ensinar posicionamento nas linhas de defesa e ataque vivenciar a empunhadura do shoot gun (lançamento) jogo aéreo, vivenciar a empunhadura do jogo terrestre (correr com a bola);

Introduzir a prática do futebol americano no âmbito escolar;

Proporcionar aos alunos os conhecimentos básicos e práticos sobre o futebol americano;

Trabalhar a coletividade;

Proporcionar a visibilidade de um esporte diferente do que os alunos estão acostumados a praticar;

Vivenciar o jogo prático com adaptações.

Materiais utilizados:

Bola de futebol americano, giz para marcar o chão e quadra.

Metodologia:

As aulas serão desenvolvidas visando à promoção do futebol americano de forma saudável e lúdica possibilitando aos alunos conhecer e vivenciar esse esporte de forma divertida.

Desenvolvimento da aula:

Primeira parte:

INTRODUÇÃO – 10 minutos

Cinco minutos para a apresentação do esporte, o que é o futebol americano, de onde veio, como se joga, explicar que futebol americano é um esporte de conquista de território é esse território é medido por jardas e cada jarda é igual a 0,9144 metros. Por isso, estratégia é fundamental.

O principal objetivo é simples: chegar o maior número de vezes na endzone (zona final) do adversário. Quanto mais o time conseguir fazer isso, mais pontos ele somará. Falar sobre a composição do time explicando que cada time possui 3 unidades diferentes, o time de ataque (ofensivo- time que tem a posse de bola), o time de defesa (defensivo) e os times especiais que só entram em campo em situações de chute (kick offs, Field goals e punts). Cada time vai ter sempre 11 jogadores em campo, etc.

O jogo terá duração de 60 minutos divididos em 4 tempos de 15 minutos cada.

Segunda parte da introdução: Vídeo de 5 minutos

Jogo e regras.

AQUECIMENTO: 10 minutos

Nesta atividade os alunos serão divididos em dois grupos de 14 alunos cada, sendo que 3 alunos, de cada grupos ficará na reserva durante o jogo, porém a principio cada grupo se posicionará em sua totalidade em sua metade da quadra.

Será jogada uma bola do futebol americano, para cada grupo, para que fiquem passando a bola um para o outro, inicialmente começará com apenas uma bola, porém outras bolas serão introduzidas no jogo, aumentando o ritmo.

Desenvolvimento da atividade 10 minutos

Treino

Com as equipes em campo em um primeiro momento, realizaremos uma atividade que leve os alunos a utilizarem de diferentes formas de passe, para conseguir atravessar o campo adversário e pontuar.

Primeiro serão divididos em duas equipes, uma será a defesa, a outra, respectivamente, o ataque. O time que ataca deve ir trocando passes até conseguir atravessar o campo adversário, e o time que defenderá tentará interceptar a bola ou o jogador. Serão permitidos passe laterais e para trás. O time de defesa para interceptar o avanço do adversário deve assim que o atacante estiver com a bola, conte-lo tocando com as duas mãos na altura da cintura, interrompendo assim seu avanço, isso somente se quando realizado o toque ele estiver de posse da bola. Após ocorrer a interceptação, o jogo reinicia, do ponto onde ocorreu tal fato, sendo que o ataque terá 4 (quatro) tentativas de avançar e pontuar, caso isso não ocorra, a posse da bola passa para o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com