TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é a importância do planejamento da negociação?

Tese: Qual é a importância do planejamento da negociação?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2013  •  Tese  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  1.059 Visualizações

Página 1 de 3

Qual é a importância do planejamento da negociação?

O planejamento da negociação consiste na busca das informações necessárias ao processo, na formulação de um roteiro ou plano de ação e na preparação para o desenvolvimento da negociação, objetivando prever os eventuais problemas e obstáculos que poderão surgir no decorrer do processo.

Não obstante, a etapa do planejamento é muito trabalhosa e a menos excitante de todo o processo de negociação, muitos negociadores são tentados a relegá-las a um segundo plano, não dando a ela a importância devida.

Há dois aspectos básicos quanto ao planejamento na negociação: primeiro, que esta é, talvez, a etapa mais importante do processo; segundo, que a maioria dos negociadores não se prepara adequadamente para a negociação.

A resistência em realizar um planejamento formal decorre do receio de ser responsabilizado pelo plano elaborado, da idéia equivocada de que, em caso de insucesso, uma vez escrito o plano, este não pode ser mudado, bem como a dificuldade em articular e transcrever suas idéias.

Quais são os problemas de conduta ética envolvidos no processo de negociação?

No Dicionário Aurélio, ética é definida como “ética é o estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de classificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto.

Maximiano define ética como “disciplina ou campo do conhecimento que trata da definição e avaliação de pessoas e organizações, dispondo sobre o comportamento adequado e os meios de implementa-lo.

Já para Daft, é um código de princípios e valores morais que governam o comportamento de uma pessoa ou grupo, no tocante ao que é certo ou errado.

Sem lucro nenhuma empresa se sustenta, mas há um conjunto de valores e processos que integram as estratégias das empresas, além do exclusivamente econômico. Quando se negocia, pode-se obter mais do que se deseja. As pessoas ou empresas procuram alcançar o máximo de vantagem sobre outras pessoas, acreditando que se o outro lado obter menos (dinheiro, benefício ou valor), elas estarão em vantagem. Isso, no entanto, não é sempre verdadeiro. Ambas as partes precisam estar satisfeitas para que novos acordos sejam estabelecidos.

As novas exigências ditadas pelas leis de mercado obrigaram as companhias a remodelarem seus modelos de gestão. Essa verdade absoluta impacta de forma significativa no cotidiano dos executivos. Nessa reviravolta, um olhar diferenciado sobre a questão expõe e exige o predomínio da ética em todas as nuances.

Hoje em dia, na verdade, não há como ser diferente. Portanto, é fundamental conscientizar-se de que esse exercício passa pelo repensar da ética. E, partindo daí, a gerencia corporativa transformou-se numa importante vantagem para as companhias. De uma maneira geral, essas premissas estão quebrando paradigmas e redefinindo os processos nas organizações mais avançadas.

Ética e transparência são definitivamente um fator de sucesso do negócio. As gestões tiveram de se converter à cristalinidade sob pena de ser atropelada pela reinvenção de novas práticas, e sucumbir diante da competição cada vez mais acirrada. O executivo moderno necessita ser multidisciplinar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com