TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é o Objetivo da Contabilidade?

Por:   •  5/6/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 2

a) Qual é o objetivo da Contabilidade?  

Segundo Bächtold (2011), a contabilidade é uma ciência social que organiza, estuda, controla e avalia o patrimônio de uma entidade, para que devidas providências possam ser tomadas em relação aos fatores apresentados. Ela também é fundamental para que uma entidade possa realizar negociações com órgãos governamentais, fornecedores, bancos, entre outros. Diante de investidores, é ela que serve de base para a credibilidade e a veracidade das informações.

b) Quais seriam os principais usuários (internos e externos) da Contabilidade? Que tipos de informações podem ser demandas por eles?

Usuários são todos os envolvidos de forma direta e indireta, os quais buscam informações para observar o desenvolvimento de uma empresa e qual a melhor decisão a ser tomada diante delas. Segundo Fernandes (2012), temos os usuários internos (diretamente ligados à rotina da empresa) e externos (se interessam pelos dados da entidade, porém, possuem limitação ao acesso de informações).

Internos: Administradores, como gerentes e diretores – buscam e analisam informações para tomar decisões.

Externos:  Clientes – preço, qualidade, prazo;

                Fornecedores – pagamento e credibilidade;

                Fisco – pagamento de tributos;

c) Muitas pessoas acreditam que o principal papel da contabilidade em uma organização seja apurar o valor dos tributos a pagar e atender às exigências fiscais. Você concorda? Por quê?

Não, pois as funções da contabilidade vão além do cálculo de impostos. Como já citado anteriormente e conforme Martins (2011), a contabilidade é a base para a tomada de decisões, pois ela apresenta quais os recursos disponíveis, possui o controle sobre as despesas e os custos de produção, confere os lucros e/ou prejuízos, previne e identifica fraudes, entre outros.

d) As informações geradas pela Contabilidade podem embasar as decisões tomadas pelos gestores da empresa? De que forma? Cite exemplos.

Com certeza, pois é preciso considerar as devidas informações obtidas através de documentos (relatórios) da contabilidade, caso contrário, uma corporação poderá ser prejudicada. Os relatórios precisam ser simples, claros, objetivos, precisos e atualizados e, a partir de uma análise, verificar se é possível investir ou se é necessário reduzir custos.

LIVRO: BÄCHTOLD, Ciro. Contabilidade Básica. Curitiba, PR: IFPR, 2011.

LIVRO: FERNANDES, Alexandre Machado. STEFANELLO, Paulinho Rene. Contabilidade Empresarial. Curitiba, PR: IFPR, 2012.  

PPT- MARTINS, Juliana Maurilia. 2011. http://www.crcsc.org.br/arquivosSGC/PALESTRA_20110922121239SLIDES20_20CONTABILIDADE20PARA20INICIANTES.pdf

SITE -https://www.dicionariofinanceiro.com/usuarios-da-contabilidade/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (98 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com