TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é o papel do gerente de RH?

Tese: Qual é o papel do gerente de RH?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  Tese  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 2

Qual a função de um gerente de Recursos Humanos?

EVANDRO MONTENEGRO, GERENTE DE RH DO SUPERMERCADO PALÁCIO DOS ALIMENTOS, VITÓRIA DE SANTO ANTÃO (PE)

A principal tarefa desse profissional, segundo Jozete Bezerra, coordenadora da área técnica da consultoria de RH Ricardo Xavier, é planejar e organizar a rotina dos funcionários da empresa, a fim de criar um ambiente agradável e motivador. “Sem, é claro, deixar de lado a satisfação do empregador. Por isso, é importante saber até que ponto está disposto a investir nos funcionários”, alerta Jozete.

A parte mais burocrática do departamento, como pagamentos, férias, banco de horas, autorização de licenças, segurança, saúde, alimentação e transporte de todos os contratados também fica sob sua responsabilidade. Vale ressaltar que essas e outras missões do RH precisam estar sempre baseadas nas leis trabalhistas vigentes no País, Estados e Municípios. “O objetivo é impedir erros que levem a empresa a ser autuada pela Justiça, durante alguma fiscalização, ou processada por um funcionário”, alerta Jozete.

Outro dever de um Gerente de Recursos Humanos é estimular a produtividade e a competitividade saudável entre os colaboradores de cada departamento. Para isso, a consultora indica manter contato direto com os gestores de cada área e suas equipes. “Fazer visitas periódicas para mostrar sua acessibilidade é uma boa estratégia. Além disso, durante esses encontros é possível ouvir anseios e solicitações de ambos os lados e ainda orientar os gestores sobre como lidar corretamente com seu time”, explica a consultora da Ricardo Xavier.

É recomendável que boa parte dos benefícios oferecidos pelas empresas sejam escolhidos com base nos pedidos dos funcionários, como, por exemplo, salas de descanso e lazer, distribuição de frutas e lanches. Há pedidos simples e pontuais que também funcionam como benefício e, ao serem atendidos, fazem a diferença no nível de satisfação dos colaboradores em relação à empresa. “Por isso, é importante estar sempre atento”, destaca Jozete.

Definir política de recrutamento, plano de cargos e salários, de carreira ou meritocracia é mais uma tarefa de um Gerente de RH. Dessa forma, garante que os novos contratados tenham o perfil da empresa e se enquadrem nas atividades a serem exercidas. Permite ainda que os antigos colaboradores tenham oportunidade de expandir sua experiência profissional. “Sem dúvida, é uma forma de motivar as pessoas e permitir que troquem a área de atuação se desejarem e, assim, produzam mais”, diz Jozete. O Gerente pode ainda pleitear treinamentos para os funcionários junto à diretoria para garantir que essa estratégia dê certo.

Implantar pesquisa de clima organizacional, de avaliação de desempenho, além de entrevista de desligamento, são outras atribuições desse profissional. O objetivo, novamente, é garantir a alta produtividade das equipes e sua satisfação. Esses estudos ajudam a mostrar se a empresa está ou não no caminho certo. Com certeza, se o Gerente de RH colocar todas essas ações em prática, os resultados serão sempre positivos.

por Redação SM

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com