TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PAPEL DO RH NAS ORGANIZAÇÕES COMO PARCEIRO ESTRATÉGICO

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

FERNANDA MOREIRA DE SOUSA

PAPEL DO RH NAS ORGANIZAÇÕES COMO PARCEIRO ESTRATÉGICO

        

[pic 3]

Santa Terezinha de Goiás/GO

2012


FERNANDA MOREIRA DE SOUSA

PAPEL DO RH NAS ORGANIZAÇÕES COMO PARCEIRO ESTRATÉGICO

 

Trabalho apresentado ao Curso (Superior de Tecnologia em Gestão de recursos Humanos) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Gestão do Capital Intelectual, Planejamento de Carreiras, Tendências em Gestão de Pessoas e Gestão por Competências.

Professores:         Elisete Alice Zanpronio de Oliveira

        Mônica Maria Silva

        Cláudia Cardoso Moreira Napoli

        Ana Céli Pavão

Santa Terezinha de Goiás/GO

2012


INTRODUÇÃO

O setor de Recursos Humanos vem ganhando espaço e hoje tem papel fundamental em gestão pessoal, com isso foi desenvolvido um trabalho analisando o RH como parceiro estratégica nas organizações.

Os textos de apoio indicados foram utilizados para o desenvolvimento do texto a seguir.


PAPEL DO RH NAS ORGANIZAÇÕES COMO PARCEIRO ESTRATÉGICO

A gestão estratégica de pessoas é uma oportunidade para garantia de melhorias e maiores ganhos para a organização, porém não vem sendo explorada pelas empresas. Gerenciar as pessoas estrategicamente é uma ciência que se respeitada e processada de maneira correta, afetará o sucesso sustentável de qualquer empreendimento.

O RH deve fazer parte deste grupo que gerencia as pessoas de forma estratégica, é preciso ser ativo no planejamento estratégico da empresa. Pois deve ser responsável pela tomada de decisão e planejamento de gerencia de pessoas, visando o melhor para todos, tanto para empresa quanto para os colaboradores.

De acordo com os textos de apoio para desenvolvimento do trabalho, o setor de Recursos Humanos tem função diferente em diversas regiões. Por exemplo, no Brasil ainda é um setor que é considerado apenas administrativo operacional, não sendo responsável pelo planejamento e gerencia estratégica de pessoas.

Na Europa já está mais avançado o sistema de RH, que já participa e toma decisões relacionadas a gestão de pessoas, participa ativamente do planejamento estratégico da organização, não exerce somente papel administrativo, mas sim papel ativo para o gerenciamento de pessoal.

Conforme o texto de apoio 3, Relatório das Melhores Práticas de RH, no Brasil as empresas demonstram ter compreendido a importância de identificar, treinar e reter o bom líder que faz resultados relevantes.

O Brasil ainda não tem função estratégica, apenas exerce um papel que contribui para o sucesso operacional das empresas. Mas o país vem crescendo e abrindo os olhos para a função do RH no gerenciamento de pessoas, visando a melhoria da empresa e da qualidade de vida dos funcionários. Pois quando se é bem gerenciado, tanto empresa, quanto colaborador conseguem ganhar e se desenvolver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (86.8 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com