TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel Do Rh No Planejamento Estratégico

Monografias: O Papel Do Rh No Planejamento Estratégico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO

O termo planejamento estratégico é um conceito comum no âmbito da administração. Pode-se dizer que planejamento estratégico é o processo de formulação de estratégias que determinam rumos ou formas de atingir objetivos. Essas estratégias são geralmente reunidas e descritas em um plano estratégico, que, por sua vez, é concebido didaticamente a partir de uma análise de cenários, culminando com a elaboração de uma matriz que elucide ameaças e oportunidades, sob os pontos de vista interno e externo à organização.

A estratégia deverá desdobrar-se também indicando as competências organizacionais, ou seja, quais são as capacidades que a organização possui coletivamente, ou que será preciso desenvolver, para poder alcançar a visão estabelecida.

O presente artigo tem como objetivo apresentar as características e o conceito do RH estratégico. Além de esclarecer o papel dos recursos humanos no planejamento estratégico das organizações.

Palavras-chave: Planejamento estratégico, recursos humanos; RH estratégico.

INTRODUÇÃO

Toda organização precisa de um planejamento estratégico que direcione e impulsione o desenvolvimento, a competitividade, e garanta a prosperidade da organização de forma sustentável e continua. Para que este planejamento funcione é preciso que as estratégias traçadas sejam apoiadas por todos na organização.

Poucos anos atrás não existia nas organizações uma área ou setor especializado em gestão de pessoas, o RH era conhecido como uma área burocrática, estática e executora de atividades rotineiras. Com o passar dos anos foi identificado a necessidade de um setor que soubesse pensar e planejar pessoas. Atualmente, vem sendo exigida da Área de Recursos Humanos, uma atuação cada vez mais estratégica, onde administrar pessoas passou a ser um processo de planejamento e mudanças contínuas.

Para que o RH conseguisse se estabelecer nas organizações como uma área estratégica alguns conceitos e atitudes foram criados, outros modificados pelos próprios profissionais da área. O perfil do profissional de RH, antes voltado apenas para as atividades rotineiras foram ampliados e hoje precisam entender as necessidades das organizações e enxergá-las como um todo.

A partir da implantação do RH estratégico, o gestor da área passa a ter uma postura diferenciada na execução de suas atividades diárias, e passa influenciar positivamente os resultados. As atividades do planejamento estratégico de RH têm assumido cada vez mais, uma posição de destaque frente aos desafios do negócio e à estratégia das organizações, pois a forma com que as empresas direcionarão seus recursos humanos será sempre um fator diferenciador em termos dos resultados obtidos.

Antigamente, um RH eficiente era aquele que entregava os resultados exclusivamente de sua área (aumentos, demissões, promoções, treinamentos, etc.), depois, veio à necessidade de entender de números, para ajudar a empresa a buscar melhores resultados, e a partir de então, o RH passou a ter um papel estratégico nas organizações.

Todavia, hoje, o papel do RH ficou mais complexo e fiel ao conceito de um departamento estratégico, pois precisa vislumbrar o futuro da organização,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com