TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PAPEL DO RH NAS ORGANIZAÇÕES COMO PARCEIRO ESTRATÉGICO

Exames: PAPEL DO RH NAS ORGANIZAÇÕES COMO PARCEIRO ESTRATÉGICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  1.466 Palavras (6 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. DESENVOLVIMENTO

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

4.BIBLIOGRAFIA

Introdução

Como se manter e crescer em um mundo globalizado? Esses e outros assuntos serão abordados neste texto. Analisaremos como o Brasil tem se comportado neste cenário atual. Estratégia como gestão do Capital Intelectual, Planejamento de Carreiras, Tendências em Gestão de Pessoas e Gestão por competências, os Países do BRINCs,África do Sul e Europa.Para podermos analisarmos quais os melhores métodos que tem dado certo no cenário mundial e as novas tendências .

Desenvolvimento

O Brasil está no caminho certo ,Porém precisa ainda investir mais na mudança de cultura e no modelo de desenvolvimento de gestores. Afirma Maria Emília Leme Diretora da Top Employers no Brasil. Mas o que significa mudança de cultura ; é trabalhar lideranças e formar uma gestão mais participativa. Desenvolver liderança e Planejar sucessões, treinar e reter o bom líder que traz resultados.

Pesquisa aponta que a Europa está um pouco à frente na formulação do RH como parceiro estratégico. No Brasil o RH tem função estratégica, China ,Rússia ,e África do sul também o Brasil tem se despertado para isso . Já a Índia ainda considera apena como administrativa. Segundo o relatório 2011 HR Best Prátice Report (Portal HSM). China e África do Sul Rh ocupa um papel crucial no sucesso operacional, Brasil Rússia RH ocupa um papel colaborativo no sucesso operacional, mas ainda não é uma função estratégica . Na Índia é primeiramente uma função administrativa, Europa Rh ocupa um papel crucial na formulação da estratégia e no sucesso operacional .

O desafio da gestão estratégica tem sido comparado como gerir a própria vida , priorizar uso do tempo ,gerir a vida como um todo, porém da trabalho, As organizações aprender a investir para acelerar a maturidade dos líderes produzindo assim longevidade para si e para o negócio, formando assim uma gestão estratégica bem executada fortalecendo o órgão mais sensível de qualquer negócio.

Complementando sobre o RH como parceiro estratégico os assuntos discutidos a seguir vem mostrando que se uma organização que quer primeiramente se manter no mercado e manter-se também competitiva no cenário mundial ela tem que se adaptar as tendências ;como Gestão do capital intelectual, Planejamento de Carreira , Tendência em gestão de pessoas , gestão por competências.

Gestão do Capital Intelectual: Com a velocidade das mudanças atuais o conhecimento tem se tornado uma das principais vantagens competitivas, Pessoas com conhecimento se torna um capital intelectual da empresa. De acordo com Waldemar Stzer , o conhecimento não pode ser descrito e sim vivenciado, experimentado por alguém . Por isso as empresas deve reter, atrair, desenvolver o capital intelectual que são pessoas .Segundo Stwart (1988) segmenta o capital intelectual em três grupos capital humano, capital estrutural, capital do cliente .

Planejamento de Carreiras ; London Stump, (apud Dutra 1996) Faz uma definição interessante a respeito das carreiras com destaque por exemplo; atenção pelo fato da carreira ser uma sequência de posições ou dos trabalhos que irão realizar ao longo da vida. Como profissional devemos planejar individualmente nossa carreira a experiência e expectativas sofrem mudanças assim também nossa carreira sofrem influencias devemos estar preparados. Além de contar com as perspectivas da empresa que espera do profissional assim como do contexto social. Com essas mudanças exige que a empresa tenha profissionais interessados em desenvolver-se constantemente.

Tendências em gestão de Pessoas: As organizações possui recursos específicos e primordial que são as pessoas, porém por causa da competitividade global e a luta pela sobrevivência das organizações ela tem se tornado imprescindível para o ganho e produtividade para as empresas. Mas para gerir pessoas tem que se compreender que as personalidades são complexas e dinâmica, e que cada pessoa é um conjunto de valores, crenças e informações . Por isso a gestão de pessoas está num processo de transformações e estratégia para obter o máximo de resultados para organizações, obtendo vantagens competitivas por meio de pessoas que a constituem .

Gestão por competências ; está sempre atrelado a visão , definir atribuição do cargo e a competência associada, ex; ter iniciativa com o cliente apresentar o material merchandising , persistência e criatividade e outros . A visão demonstra onde a organização quer chegar. Há vários modelos de competências e gestão de talentos . tendo de identificar a força do trabalho os pontos excelentes e as insuficiências de cada colaborador. Maximizar a capacidade produtiva , buscar resultados por meio do desempenho de equipes , investir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com