TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade

Por:   •  29/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.257 Palavras (6 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 6
  1. INTRODUÇÃO

A indústria passou por muitas mudanças, ocorreu um grande crescimento nas empresas, onde deixaram de trabalhar com unidades isoladas e passaram a adotar o trabalho integrado, teorias afirma que isso fez com que o trabalhador perdesse o controle sobre o produto final, este fato fez com que a qualidade dos produtos piorasse. Após isso ocorreu uma aceleração da tecnologia da qualidade, onde fez que os conceitos de controle de qualidade se expandissem.

Temos como objetivo deste trabalho, mostrara importânciada melhoria contínua em uma empresa, apresentando a utilização das ferramentas da qualidade para soluções de uma falha de gestão. Para a utilização de algumas ferramentas da qualidade foi feito um estudo de caso de uma empresa de materiais laminados e trefilados.

        

  1. DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
  1. Descrição da Empresa

A D&D COMPANY está presente no mercado brasileiro há mais de 17 anos, atuando com seriedade, transparência e focada em distribuir laminados trefilados e, produzir perfis entrudados para os segmentos implantes e da construção civil. A D&D foi fundada em 1998, com o propósito de ser uma diferenciada distribuidora de aço inox e ligas especiais na região do grande ABC. Já revelava o seu potencial e vocação de empresa que se destacaria no seu segmento. O que era promessa e possibilidade foi definitivamente transformado em realidade e capacidade, com a aquisição da empresa em 2011 a D&D manufatureira passou a se chamar D&D company e destacando a empresa por suas características superiores no atendimento, no cumprimento de prazos e pontualidade nas entregas, na forma de negociar e na prestatividade de seus produtos e serviços.

  1. Descrição do Estudo de Caso

Processos de beneficiamento na D&D Company.S/A

A empresa D&D company distribui materiais de aço inox e ligas especiais. (chapa/ bobina/ laminados), muitas vezes o cliente liga solicitando uma medida especifica de chapas e bobinas e laminados que, não tem a pronta entrega em estoque, é aonde tem a necessidade da D&D Company para cortar o material na medida solicitada.

Após algumas reclamações de clientes a D&D Companydetectou uma falhas no setor de retifica, de onde os materiais estariam saindo com defeitos superficiais.

Percebemos que estava ocorrendo algumas devoluções desses materiais beneficiados, com as seguintes reclamações:

  • Materiais com marcas de rebolo
  • Materiais com superfície porosa

Com base nessas informações obtidas, fizemos uma analise critica dos problemas citados.

  1. Análise do Problema

Para eliminar a possibilidade de o problema chegar novamente ao cliente, decidimos agir na causa raiz, ou seja, o setor de qualidade da D&D Company realizou uma auditoria interna para acompanhar o processo de polimento do setor de retificae,foramutilizadas algumas ferramentas da qualidade:

  • Brainstorm
  • Ishikawa
  • 5-WHY
  • PDCA

  1. Conceito Brainstorm

O Brainstorm é usado em várias empresas como uma técnica para resolver problemas específicos, desenvolver novas ideias ou projetos e juntar informação para estimular o pensamento criativo.

Propõe que um grupo de pessoas se reúna e utilize seus pensamentos e ideias para que possam chegar a um denominador comum, a fim de gerar ideias inovadoras que levem um determinado projeto adiante. Nenhuma ideia deve ser descartada ou julgada como errada ou absurda, todas devem estar na compilação ou anotação de todas as ideias ocorridas no processo, para depois evoluir até a solução final.

  1. Conceito Ishikawa

Na sua estrutura, os problemas são classificados em seis tipos diferentes: método, matéria-prima, mão-de-obra, máquinas, medição e meio ambiente. Esse sistema permite estruturar hierarquicamente as causas potenciais de um determinado problema ou também uma oportunidade de melhoria, assim como seus efeitos sobre a qualidade dos produtos.

O Diagrama de Ishikawa é uma das ferramentas mais eficazes e mais utilizadas nas ações de melhoria e controle de qualidade nas organizações, permitindo agrupar e visualizar as várias causas que estão na origem qualquer problema ou de um resultado que se pretende melhorar.

  1. Conceito PDCA

O Ciclo PDCA é uma ferramenta de qualidade que facilita a tomada de decisões visando garantir o alcance das metas necessárias à sobrevivência dos estabelecimentos e, embora simples, representa um avanço sem limites para o planejamento eficaz.

  1. Conceito 5-Why

Os “5 Porquês” é uma técnica para encontrar a causa raiz de um defeito ou problema.

É uma técnica de análise que parte da premissa que após perguntar 5 vezes o porque um problema está acontecendo, sempre relacionado a causa anterior, será determinada a causa raiz do problema ao invés da fonte de problemas.

Esta ferramenta é muito usada na área de qualidade, mas na prática se aplica em qualquer área, e inclusive pode ser muito útil em seu dia a dia.

É uma ferramenta simples de resolução de problemas que foi desenvolvida por Taiichi Ono, pai do Sistema de Produção Toyota e consiste em formular a pergunta “Por que” cinco vezes para compreender o que aconteceu (a causa-raiz). Nada impede, porém, que mais (ou menos) do que 5 perguntas sejam feitas. O número 5 vem da observação de Ono de que esse número costuma ser suficiente para se chegar à causa raiz.

  1. Aplicação das Ferramentas da Qualidade

Primeiramente foi utilizado o Brainstorm, onde o grupo se reuniu para coletar ideias.

Possíveis causas de o material voltar com defeitos superficiais:

  • Treinamento dos colaboradores
  • Manutenção preventiva na máquina de polimento
  • Ajuste da máquina
  • Velocidade no processo
  • Qualidade do material
  • Atenção
  • Inspeção

Possíveis causas de o material voltar com ondulação:

  • Dobras de laminação
  • Castanha da máquina
  • Processo de polimento
  • Transporte inadequado
  • Armazenamento incorreto

Em seguida o grupo construiu o diagrama de Ishikawa (causa e efeito), tendo como objetivo facilitar a identificação das causas de problemas que devem ser resolvidos. De acordo com o anexo (Gráfico 1 e 2).

- Medidas fora de especificação

- Material ondulado.

Após as possíveis causas levantadas, algumas ações foram determinadas e realizadas para que essas causas fossem eliminadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (244.6 Kb)   docx (220.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com