TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade em Sistemas de Logísticas

Por:   •  26/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.188 Palavras (9 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2]

POLO DE ATIBAIA/SP

Curso: Tecnologia em Logística

Disciplinas: Transportes, distribuição e seguro.

Logística Internacional

Qualidade em Sistemas de Logísticas

Amilcar Rafael Martins dos Santos                               RA 9905109849

 Carolina Moreira Aceno da Silva                                  RA 8739103556

Danilo Fontes dos Santos                                              RA 8742163521

 Maria Estela Bezerra                                                     RA 8526935297

  Mateus dos Passos Silva                                               RA 8554883560

  Thamires Barruci Silva                                                  RA 9650543900

Desafio Profissional

Prof. Cleber Cesar Modesto

Tutor: Junior Koiti Honda

Atibaia- Novembro 2015

Sumario[pic 3]

Introdução

3

Apresentação da empresa  Caminhantes S/A

4

Tipos de modais

5

Escolha de modais

8

Relatório  final

9

Considerações finais

10

Referencias bibliográficas

 

11

Introdução

         Este desafio é embasado nos modais de transportes visando os custos e benefícios, vantagens e desvantagens de todos os tipos de transportes para que a empresa Caminhantes S/A satisfaça seus clientes com a escolha correta de modais onde a mesma passa por varias dificuldades tendo alguns prejuízo em suas entregas

          O processo logístico tendo que acompanhar o crescimento oferece um suporte aos negócios e auxilia no sucesso do comércio.

           Os modais de transportes são parte indispensável no processo logístico, promovendo o deslocamento da mercadoria ao destino estabelecido, mesmo com a tecnologia avançada, o transporte é fundamental para conclusão no processo de logística.

        Para que a empresa tenha um diferencial competitivo e se diferencie dos concorrentes, podem utilizar de um processo logística de transporte como estratégia para reduzir custos e assim aumentar seus lucros

”... a logística envolve muito mais do que apenas o transporte e a distribuição; abrangendo também a armazenagem e gestão de estoque e compras bem como a gestão das atividades de apoio. Porém este artigo tratará do componente transporte, apresentando os tipos de modais, suas características e o que distinguem uns do outros nas determinadas aplicações para a realização do transporte.”

Segundo COELHO (2010).

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA  


       A empresa Caminhantes S/A é uma empresa de transportes internacionais que realiza a transferência de produtos de várias empresas de diversos segmentos do mercado (alimentício, químicos, farmacêuticos e automotivos) para países da América Central e Mercosul. 
         Nos últimos tempos a Caminhantes S/A vem encontrando problemas para arcar com todas as despesas das operações de transporte por não estarem tomando as decisões corretas na escolha do modal adequado para cada situação como quantidade, velocidade, custos e valores finais do frete apresentado aos clientes.

          O fator principal é que a Caminhantes S/A possui uma dificuldade muito grande em selecionar o melhor modal para seus clientes e quando seleciona, não está conseguindo acertar os valores que cubram os gastos com o transporte e ainda possa trazer um retorno financeiro para que assim traga novos recursos para investimento em treinamentos e investimentos em sistemas logísticos que possam contribuir para a melhoria do desempenho da empresa nos serviços de distribuição internacional prestado sãos clientes.
       A reputação desta empresa foi e sempre será um dos fatores determinantes do sucesso.
       Por isso quer manter e aprimorar o seu posicionamento como uma empresa íntegra, buscando excelência, norteados por elevados padrões éticos, proporcionando confiança aos clientes, colaboradores e comunidade em geral.
       Pensando nisso, a empresa solicitou a um profissional de logística que realize uma pesquisa de mercado para identificar os principais modais de transportes existentes e expor sobre cada um deles a fim de apresentar para a empresa o melhor modal para cada tipo de operação.


TIPOS DE MODAIS

Ferroviário

       Através dos modais ferroviários é possível transportar grandes volumes de cargas por longa distancia sendo de uma importância considerável no mercado brasileiro, alem do baixo custo, este tipo de transporte não é tão ágil quanto aos outros tipos de modais.           O modal ferroviário é adequado para conduzir mercadorias agrícolas, produtos siderúrgicos, minérios de ferro, fertilizantes, derivados de petróleo, etc...

Desvantagem         

Vantagem

Falta de flexibilidade em trajeto

Alta eficiência energética

Inconsistente sistema de bitolas

Não existe pedágio

Malha ferroviária insuficiente e sucateada

Apropriado para longas distancias

Depende de outros modais

Menor poluição ao   meio ambiente

Necessita de imposto especializado

Baixíssimo nível de acidentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (154.4 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com