TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade na atualidade

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  1.015 Visualizações

Página 1 de 4

Qualidade na atualidade

As empresas hoje em dia fazer bem feito já não é mais suficiente, elas precisam  ter algum diferencial para superar as expectativas dos clientes, para assim garantir a sobrevivência de sua empresa. A qualidade será sempre baseada nos gostos, nas necessidades e expectativas dos clientes. Cliente não é apenas externo, ou seja, aquele que compra um produto ou serviço, pode ser também interno.

As empresas tem que controlar seu processo, fazendo monitoramento de todas as etapas, para garantir assim a qualidade deste  processo desde o planejamento até o final de um produto.

No Brasil a partir de 1994 com a criação da norma NBR ISO 8402 1994, a qualidade passou a ser um processo que envolve: planejamento, controle e garantia, e principalmente melhoria, não basta ter um processo bom e perfeito, esse processo tem que está em constante melhoria já que os gostos dos clientes e as necessidades também mudam.

Uma definição da norma NBR ISO 8402 1994: “Qualidade total é o modo de gestão de uma organização, centrado na qualidade, baseado na participação de todos seus membros, visando sucesso ao longo prazo, por meio da satisfação do cliente e dos benefícios para todos os membros da organização e sociedade”

A qualidade total exige o comprometimento de todos os envolvidos em todos os processos, e não apenas no final do processo. Quando se fala em Fundamentos de excelência fala-se das empresas que se destacam por ser as melhores, naquilo que fazem, elas conseguem atender as todas expectativas dos clientes internos e externos

Os prêmios de excelência surgiram com o controle das  empresas que são líderes fazendo relatórios  de gestão que podem ser utilizados em outras empresas que também querem buscar excelência, aqui no Brasil temos o “Prêmio Nacional da Qualidade”, que premia empresas que seguem os requisitos básicos para ganhar esse prêmio.

Os prêmios de qualidade não é apenas um jogo de marketing, não serve só para mostrar que aquela empresa é a melhor no que faz, ele serve para melhorar seu processo em busca cada vez mais de competitividade.

O prêmio Deming é pioneiro e um marco na história da gestão da qualidade. Prêmio Japonês de Controle de Qualidade – que também serve só para empresas Japonesas

Prêmio Deming Estrangeiro – esse aberto para organizações de todo o mundo

Critérios do prêmio Deming: Política, Organização e sua operação, Informação, Padronização, Recursos Humanos, Garantia da Qualidade, Manutenção, Melhoria, Efeitos (Resultados), Planos futuros, tudo isso baseado em processos ou seja ferramentas utilizadas para que cada um desses dez critérios sejam atendidos.

As empresas dos Estados Unidos estavam muito preocupadas com a invasão dos produtos japoneses de alta qualidade em solo americano e por isso criaram o prêmio Malcolm Baldrige, que avalia alguns pontos diferentes do prêmio japonês, ele é dividido em três segmentos: Negócios, Saúde e Educação

Os critérios de avaliação desse prêmio são: Liderança, Planejamento estratégico, Foco nos clientes e no mercado, Recursos Humanos, Gestão de processos, Resultados dos negócios.

Temos também o Prêmio Nacional da Qualidade que é também um dos grandes modelos de gestão internacional, ele foi fundamentado principalmente do prêmio Malcolm Baldrigee.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (52.4 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com