TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quarta instrução do grau de aprendiz do R.´.E.´.A.´.A.´.

Por:   •  6/4/2021  •  Artigo  •  903 Palavras (4 Páginas)  •  5.752 Visualizações

Página 1 de 4

GRANDE LOJA MAÇÔNICA DO ESTADO DE MATO GROSSO

A.’.R.’.L.’.S.’. Loja Vale do Braço Norte nº 82

Or.’. de Guarantã do Norte, primeiro de dezembro de 2020.

Quarta instrução do grau de aprendiz do R.´.E.´.A.´.A.´.

Venerável Mestre

Irmão Primeiro Vigilante

Irmão Segundo Vigilante

Amados Irmãos

A quarta instrução é composta de dois temas centrais, primeiro é o formato e as dimensões da Loja e sua sustentação, o segundo tema trata da Moral Maçônica.

A Loja, tem um formato quadrilongo, como seu lado maior estendendo-se do Oriente, onde nasce o sol, o conhecimento (Luz) e as civilizações que foram espalhadas para o Ocidente, assim como também vem do Oriente a Doutrina da Fraternidade, do amor e do Cumprimento das Leis. A largura do templo se estende do Norte ao Sul e sua altura do Zênite (centro da Terra) ao Nadir (Céu). Significa que o templo maçônico não é limitado ao espaço físico da edificação da oficina, mas corresponde a todo o planeta ou universo formado pelo G.’.A.’.D.’.U.’.

A sustentação da loja é feita pelas três colunas a Sabedoria representada pelo Venerável Mestre, a Força representada pelo Irmão Primeiro Vigilante e a Beleza representada pelo Irmão Segundo Vigilante. Estas colunas também representam Salomão pela Sabedoria, Hiram pela Força e Hiram Abif pela Beleza.

A Sabedoria que corresponde ao Venerável Mestre é o que manifesta a inteligência criadora do G.’.A.’.D.’.U.’. que guia a loja para atender aos planos divinos. A Força é a vontade a energia moral que realiza o que a Sabedoria concebe e determina, animando e sustentando as virtudes. A Beleza é o arremate final da obra divina, ela entendida como cada ação humana que tornar a vida mais agradável e prazerosa para a humanidade.

A segunda parte da Quarta Instrução, é apresentada a crença de que somos dotados de um livre-arbítrio e discernimento. E que o livre-arbítrio deve ser dirigido por uma sã Moral, e capaz de distinguir o Bem do Mal. A distinção entre Bem e Mal, pode ser percebida diferente dependendo do ponto de que se observa se algo é Bem ou Mal? Podendo em alguns casos parecer banal, mas que necessita de uma análise mais cautelosa e profunda para que se realize o BEM.

Na prática do livre-arbítrio, para que façamos escolhas corretas visando o BEM, é necessário ter uma MORAL SÃ, e combater a ignorância com todas as forças.

A MORAL é capacidade de diferenciar o BEM e o MAL, o DEVO ou NÃO DEVO, ter a capacidade de assumir responsabilidades de vida em sociedade, ou seja adotar valores humanos de indivíduos dotados de uma virtude moral.

Mas isso primeiramente devemos combater a ignorância que é a principal causa dos vícios, que tem como princípios o “nada saber”, “saber mal o que sabe” e “saber outras coisas além do que deve saber”.

O homem ignorante tem dificuldade em ser tolerante, ter amor fraternal e ter empatia pelos demais, tomando atitudes que perturbam a sociedade. A ignorância faz com que os homens deixem de conhecer seus direitos, fazendo com isso que sejam escravos, por serem inimigos do progresso e da ciência impedem o conhecimento da verdade dos bons costumes do Bem e da Perfeição.

Devemos combater o fanatismo que mascara a razão e conduz seus seguidores a praticarem atos condenáveis. No fanatismo existe a superstição, que é contrária a razão ideias que se deve ter de Deus, que acaba transformando em uma religião de ignorantes, tornando os fanáticos inimigos da felicidade, da harmonia e da união entre os povos.  

 Com a Solidariedade, podemos combater o MAL pois quando praticamos a solidariedade exercitamos bons sentimentos de empatia, tolerância, e amor fraternal.

Ao contrário que alguns pensam, a Solidariedade não deve ser praticada somente entre os Irmãos Maçônicos, mas a solidariedade entre todos os homens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (69.7 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com