TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario sandra

Por:   •  12/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.194 Palavras (9 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 9

Thays Martins do Nascimento

Veridiana Heloíza de Souza Bento

Respostas do questionário referente à Peelings.

CURITIBA
2015

01: São procedimentos realizados através da remoção das camadas da pele (epiderme, derme e hipoderme), estimulando a renovação celular.

02: Temos os peelings químicos, físicos e biológicos (enzimático). O peeling químico é o processo realizado por agentes químicos, geralmente ácidos, como por exemplo: ácido glicólico, mandélico, salicílico, entre outros, com variadas concentrações promovendo intensa renovação celular podendo ocorrer lesão na pele seguida de epitelização, eles podem ser superficiais com porcentagem e o pH dos ácidos prescritos de 10% até 40%, e também podem ser profundos, atingindo a derme reticular, onde constituem uma esfoliação acelerada na pele, induzida por agentes cáusticos que provocam dano controlado, isso vai fazer com que ocorra a liberação de citocinas mediadoras da inflamação, resultando um espessamento da epiderme, depósito de colágeno e reorganização dos elementos estruturais e aumento do volume dérmico. Temos o peeling biológico, que tem função de reduzir a camada córnea,os ativos utilizados nessa forma de peeling são substancias naturais com a capacidade de promover a renovação celular através da queratina, são enzimas que fazem a hidrólise da queratina (remove a camada córnea), pode ser feito com papaína (mamão) ou bromelina (abacaxi). E por fim temos o peeling físico, que usa a técnica da abrasão, assim removendo as camadas da pele, geralmente são sementes, lixas ou esfoliantes naturais (sementes ou cristais de polietileno), e podem ser classificadas em dermoabrasão que é um peeling profundo, ou microdermoabrasão, que é um peeling superficial (peeling de diamante e de cristal).

03: Os peelings podem ser superficiais, que atingem a epiderme, do extrato granuloso até a camada basal, área dos profissionais da estética/cosmética e da medicina. Os peeling médios já conseguem atingir a derme papilar, e somente os profissionais da área médica podem realizar esse procedimento. E os peelings profundos atingem a derme reticular e só o profissional da área médica pode realizar o tratamento.

04: As principais indicações dos peelings são tratamentos da acne e suas consequências, rugas, manchas e estrias. No caso do tratamento de acne, ele é indicado, pois alguns ácidos (Salicílico) tem ação bactericida, já nas rugas o peeling vai agir na estimulação da produção de colágeno. Em manchas os peelings através de ácidos agem como despigmentastes e por fim em estrias promove ação inflamatória local, promovendo a renovação celular e consequentemente um novo tecido.

05: Não, pois deve ser realizado o procedimento pré-peeling antes do peeling propriamente dito.

06: Vários quesitos devem ser avaliados antes da realização de um peeling, até mesmo os procedimentos que não envolvem a pele em si, como por exemplo, tirar fotografias com boa resolução, realizar uma boa ficha de anamnese, explicar para o paciente o procedimento que irá ser realizado, sempre checar a data de validade dos produtos, entre outros. Em relação ao tratamento propriamente dito, os cuidados devem começar de 14 a 21 dias antes, com o intuito de reduzir a espessura da pele (camada córnea), melhorar a penetração dos agentes esfoliantes, reduzir o tempo de cicatrização da lesão, diminuir o risco de hiperpigmentação inflamatória, estabelecer uma rotina de cuidados diários, importantes para o pós-peeling. Podem ser usados produtos como o ácido retinóico que vai atuar deixando o extrato córneo mais fino, também temos os alfahidroxiácidos que fazer sinergismo com o ácido retinóico tendo ação queratolítica. O ácido azeláico vai atuar sendo um antibacteriano e comedogênico, pois ajuda a quebrar o processo inflamatório e reduz a produção de melanina. Indicar o uso de filtro solar e do uso tópico de antioxidantes como o ácido ascórbico, aumentando a elasticidade da pele e diminuir a síntese de melanina (despigmentante sintético de origem natural).

07: São cuidados com a pele no período imediatamente e tardio do procedimento, com o objetivo de reduzir os efeitos colaterais e proporcionar conforto e bem estar para o paciente. Nesse período a pessoa deve evitar colocar óculos na região tratada, sempre manter a pele hidratada, realizar uma limpeza leve e utilizar fotoproteção diariamente, evitar tocar na área tratada, limpar sempre de forma suave, evitar movimentos bruscos faciais, evitar tocar a área com um tecido mais espesso durante as limpezas e o período da noite, temos que ter em mente que se a paciente quiser um bom resultado, deverá ter os cuidados adequados, isso pode ajudar na cicatrização e também diminuir os riscos pós-peeling.

08: A idade para a realização de um peeling deve ser de no mínimo 18 anos de idade. As pessoas que não devem se submeter a esse tipo de procedimento são aquelas que possuem infecções cutâneas ativas, infecções cutâneas por herpes ativo ou recidivante, doenças do tecido conjuntivo, pessoas que possuem psicoses ou estresse físico e mental, imunocompetência e presença de cicatrizes, queloides e pessoas negras (dependendo do peeling), gestantes, pacientes em lactação.

09: RESPONDIDA NA FOLHA.

10: Em geral, os peelings superficiais e médios podem ser realizados por profissionais da área da estética, tendo em vista que profissionais da medicina também podem realizar esse tipo de procedimento.

17: Considerando que o relatório final sobre a segurança de uso do retinol e palmitato de retinila publicado no Cosmetic Ingredient Review (13 e 14), menciona que, baseado em estudos clínicos e em animais de experimentação, o palmitato de retinila e o retinol são seguros (não irritantes e não sensibilizantes) como ingredientes cosméticos nas concentrações normalmente empregadas (0,1 a 1,0 %); A CATEC recomenda: 1) Que a vitamina A, nas suas formas retinol e ésteres de retinila, seja empregada em preparações cosméticas na concentração máxima de 10.000 UI de vitamina A/g de produto acabado. 1.1) Para fins de registro deve ser informado o teor em UI da matéria-prima utilizada na formulação (especificação do fornecedor) utilizado para o cálculo da porcentagem da substância na formulação final. 2) Que a vitamina A, na sua forma retinaldeído, seja utilizada em produtos cosméticos na concentração máxima de 0,05%. 3) Produtos contendo retinóides na sua formulação, em concentração acima de 1000 UI, devem apresentar testes de compatibilidade (irritação primária e acumulada, sensibilização dérmica e fotoirritação). 4) Quando atribuídos na rotulagem benefícios relacionados ao uso de retinóides, deve ser comprovada a estabilidade química dos mesmos no produto acabado. 5) Na rotulagem destes produtos deve constar: - Não aplicar sobre a pele irritada ou lesada; - Para o uso durante a gravidez, consulte um médico. 6) Para fins de registro, os produtos contendo retinóides na formulação são classificados como grau de risco 2.
Utilização do Dimetilaminoetanol (DMAE) e seus sais em Cosméticos: Considerando que é relatado na literatura que o DMAE proporciona hidratação e melhoria do tônus cutâneo do rosto; Considerando o exposto, a CATEC recomenda e a gerência geral de cosméticos determina: 1) Que seja permitido o uso de DMAE e seus sais em produtos cosméticos; 2) Que seus produtos contendo DMAE na sua formulação tenham sua segurança comprovada, por ocasião do pedido de registro da ANVISA; 3) As empresas somente poderão atribuir benefícios aos produtos contendo DMAE e seus sais, desde que devidamente comprovado a eficácia do produto acabado; 4) Caso o DMAE seja utilizado na formulação com a função de ajuste de pH/neutralizante deverá ser citado, apenas na composição do produto sem destaque com relação aos demais componentes; 5) Os produtos cosméticos que contenham DMAE na sua formulação para fins de registro, são classificados como grau 2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (178.8 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com