TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Química Alguns Conceitos

Por:   •  12/4/2021  •  Resenha  •  1.166 Palavras (5 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 5

[Digite aqui]

Definições Importantes

Química: É a ciência que estuda a composição, a estrutura das substâncias e as modificações que podem ocorrer.

Matéria: Sistema que possui massa e ocupa lugar no espaço.

Massa: Quantidade de materia, que pode ser expressa em quilogramas (kg), grama (g) e miligrama (mg).

Volume: Espaço ocupado pela matéria, podendo ser medido em litro (L), mililitro (mL), centímetro cúbico (cm3) e decímetro cúbico (dm3).

Peso: Expressa a atração gravitacional exercida sobre a massa. É representado através da seguinte relação: peso = massa x gravidade. Dependendo do local de estudo, o peso pode se alterar, devido a gravidade. Por exemplo, uma massa de 10 kg apresenta diferentes pesos se a mesma estiver na Terra (g = 9,81 m/s2) ou na Lua (g=1,6 m/s2).

Temperatura: Relaciona-se com o estado de agitação das partículas que formam um corpo e com a capacidade desse corpo de transmitir ou receber calor.

É medida utilizando termômetros em diferentes escalas. A escala Celsius varia de 0 a 100°C. No Sistema Internacional, a escala utilizada é a Kelvin, conhecida como escala absoluta, e a sua correlação é dada por: [pic 1].

Pressão: É a relação entre a força exercida na direção perpendicular, sobre uma dada superfície, e a área dessa superfície. A pressão atmosférica varia de acordo com a altitude. Em regiões de grande altitude, há menor quantidade de partículas do ar por unidade de volume, portanto, a pressão também é menor. Pelo Sistema Internacional (SI), a unidade-padrão é o pascal (Pa), e a correlação com as demais unidades é mostrada abaixo:

Unidades de pressão

atm

cm Hg

mm Hg

torr

kPa

1

76

760

760

100

Sistema: Parte do universo considerada como um todo para efeito de estudo.

Sistema Homogêneo: Apresenta aspecto contínuo, ou seja, é constituído por uma única fase. Possui a mesma característica em toda sua extensão e o mesmo aspecto uniforme.

Exemplo:

  • água pura (sistema de água pura);
  • sistema água + álcool;
  • sistema água + sal dissolvido.

Sistema Heterogêneo: Apresenta um aspecto descontínuo, ou seja, é constituído por mais de uma fase. Não apresenta as mesmas propriedades em toda sua extensão nem mesmo aspecto.

Exemplo:

  • sistema água + areia;
  • sistema água + óleo;
  • sistema água + gelo.

Fases: Diferentes partes homogêneas que constituem um sistema heterogêneo. Dessa forma surgem as seguintes equivalências:

SISTEMA HOMOGÊNEO = SISTEMA MONOFÁSICO

SISTEMA HETEROGÊNEO = SISTEMA POLIFÁSICO

Via de regra teremos:

Para n gases distintos: sistema homogêneo;

Para n sólidos distintos: n fases (com excessões);

Para n líquidos distintos: nada se pode afirmar.

Substâncias: Representadas por fórmulas químicas, ou fórmula molecular (mais comum), indicando quais os elementos químicos presentes na substância e a quantidade de átomos desses mesmos elementos existentes na reunião deles.

Exemplo: - Água (H2O) >> 2 Hidrogênios e 1 Oxigênio.

Substâncias Simples: Formada por único elemento químico. Exemplo: O2, O3, H2, He, C(grafite), C(diamante).

Substâncias Compostas ou Composto Químico: Formado por mais de um elemento químico. Exemplo: H2O, C6H12O6, NaCl, AlCl3.

Substância Pura: só possui um tipo de molécula.

Mistura: reunião de duas ou mais substâncias em um mesmo recipiente sem a alteração das características individuais das mesmas, as quais não podem ser representadas por uma única fórmula. Exemplo: ar, água da chuva, água do mar, gasolina, gás de cozinha.

Sistemas homogêneos (ou mistura homogênea): Apresentam aspecto físico uniforme, no qual não se consegue diferenciar as espécies químicas presentes. Exemplo: sal dissovido na água.

Sistemas heterogêneos (ou mistura heterogênea): O aspecto físico não apresenta uniformidade, pode-se perceber a presença de mais de uma espécie química. Exemplo: óleo na água.

Elemento Químico: “O mais simples”. Os elementos são os tipos de substâncias mais simples existentes na natureza. São elementos o urânio, o ouro, o

alumínio, o ferro, etc. Atualmente são conhecidos 110 elementos químicos. Noventa elementos ocorrem naturalmente e 20 elementos são produzidos pelo homem. Os elementos são as peças fundamentais para a formação dos compostos químicos.

Compostos: São substâncias constituídas pela combinação de dois ou mais elementos em uma relação definida. Exemplo: NaCl (cloreto de sódio ou sal de cozinha), CO2 (gás carbônico).

Transformações da matéria: A matéria sofre transformações físicas e químicas. Transformações físicas: Não alteram a identidade da substância. As mudanças de estado da matéria são exemplos de transformações físicas. Transformações químicas: São mais significativas e fundamentais que as transformações físicas. Nestes processos, substâncias são “destruídas” e outras, novas, são formadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (131.7 Kb)   docx (101.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com