TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reações adversas após o uso de produtos capilares

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.231 Palavras (5 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

AURORA BOMFIM SILVA SOUZA

ESTÉTICA E SAÚDE CAPILAR

Reações adversas após o uso de produtos capilares

Itabuna-Bahia

2015

AURORA BOMFIM SILVA SOUZA

ESTÉTICA E SAÚDE CAPILAR

Reações adversas após o uso de produtos capilares

Trabalho apresentado ao Curso Superior Técnico Estética e Imagem Pessoal da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Tricologia e Terapia Capilar, Cabelo: Corte e Estilo, Projeto Integrador, Urgência e emergência em centros de estética e Seminário Temático.

Orientadores: Profs. Alfredo R. Almeida, Aline Roque, Heloisa Licha, Vânia Terra Malachias, Silvia Paulino Ribeiro Albanese.

Itabuna-Bahia

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO-------------------------------------------------------------------------------------------4

DESENVOLVIMENTO---------------------------------------------------------------------------------5

CONCLUSÃO--------------------------------------------------------------------------------------------7

REFERÊNCIAS------------------------------------------------------------------------------------------8

ANEXOS---------------------------------------------------------------------------------------------------9

ANEXO A -----------------------------------------------------------------------------------------------10

INTRODUÇÃO

Atualmente vem ocorrendo um significativo aumento na indústria de cosmético e um dos fatores é a utilização da tecnologia de ponta que está sempre inovando e apresentando novos produtos ao mercado. Mas é preciso cautela diante de tantas formulações que a indústria cosmética vem lançando no mercado constantemente para tratamentos capilares.

Lançar mão desses produtos sem ter conhecimento das substâncias contidas nas composições e das reações que podem causar é assumir o risco de gerar prejuízos tanto à saúde do cliente como à do profissional que realiza o procedimento. Por isso, é importante ressaltar que além dos cuidados com o cliente o profissional que vai aplicar o produto também deve se proteger.

Lembrando que quando se trata de segurança, com relação aos produtos cosméticos, deve-se considerar que nenhuma química é 100 % segura. Sendo assim, todos os cuidados devem ser observados e ao cliente cabe exigir que o teste de contato seja realizado antes de qualquer procedimento, por mais que demore um pouco mais, pois pode evitar uma série de problemas.

DESNVOLVIMENTO

Nas pesquisas realizadas através de questionários constatou-se que as clientes entrevistadas apresentaram reações adversas aos produtos utilizados em relaxamento, selagem e escova progressiva. As principais reações foram:

• Cliente 1- REAÇÃO a ALISANTE (no momento da aplicação) - ardência no couro cabeludo e taquicardia. Foi realizado teste de mecha. O procedimento do profissional foi a lavagem para retirada total do produto e a orientação do profissional foi para que não utilizasse mais o produto. Não houve orientação para procurar um dermatologista;

• Cliente 2 – REAÇÃO a RELAXAMENTO – (posterior ao procedimento) irritação no couro cabeludo, queda do cabelo em grande quantidade. Não houve a realização de nenhum teste, nem para que procurasse o dermatologista;

• Cliente 3- REAÇÃO a ESCOVA PROGRESSIVA (posterior ao procedimento) – irritação no pescoço e nos olhos; queda irreversível do cabelo que o cabelo não voltou mais ao normal a cliente continua até hoje com falhas no cabelo. Não foi feito nenhum teste antes do procedimento. Não houve nenhuma orientação sobre as possíveis reações do produto e depois do péssimo resultado a profissional disse que poderia ter sido por causa de uma tintura utilizada anteriormente em outro salão. A cliente também não foi orientada a procurar um especialista para tratamento;

• Cliente 4- REAÇÃO A SELAGEM (posterior ao procedimento) - coceira no couro cabeludo; queda de cabelos e fios quebradiços. Também não foi feito nenhum teste, não houve orientação sobres as possíveis reações e quando a cliente voltou para falar que uma mecha inteira havia se quebrado deixando visivelmente uma falha no cabelo esta foi orientada a usar queratina para reparar o dano no local;

• Cliente 5- REAÇÃO a ALISANTE – (no momento em que foi aplicado) coceira e irritação no couro cabeludo. Foi realizado o teste de mecha, mas não houve orientação sobre as possíveis reações que o produto poderia causar. O procedimento adotado pela profissional lavar os cabelos até a retirada total do produto.

Foi constatado que em nenhum dos casos houve orientação para procurar o especialista para tratamento. Apesar de não ter havido nenhuma reação mais graves com danos maiores, essas clientes deveriam ter sido orientadas a procurar um dermatologista e nenhum dos profissionais responsáveis pelos casos apresentados demonstraram postura adequada em relação às clientes entrevistadas, quanto aos procedimentos devidos a serem adotados.

O teste é de fundamental importância para evitar reações graves. No entanto, sabendo-se que não dá a garantia de que o cliente na vá desenvolver um processo alérgico a qualquer momento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (59.1 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com