TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reações adversas com o uso de produtos capilares

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.671 Palavras (7 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SUPERIOR TECNÓLOGO ESTÉTICA E IMAGEM PESSOAL

GERLAND CARVALHO MATOS JUBE

REAÇÕES ADVERSAS COM O USO DE PRODUTOS CAPILARES

PRIMAVERA DO LESTE

2015

  GERLAND CARVALHO MATOS JUBE

REAÇÕES ADVERSAS COM O USO DE PRODUTOS CAPILARES

             

  Trabalho referente a disciplina de Estética e Imagem pessoal,                   apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, sendo fundamento de avaliação bimestral do 3º Semestre nas disciplinas de Tricologia e Terapia Capilar, Cabelo: Corte e Estilo, Urgência e Emergência em centros de estética, Seminário Temético e Projeto Integrador.

Orientadores: Profªs:

                                           Vânia Terra

                 Alfredo R. Almeida

                                           Heloisa Licha

                                                                   Silvia Paulino Ribeiro Albanese

                                            Aline

PRIMAVERA DO LESTE

2015

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO............................................................................. 4
  1. DESENVOLVIMENTO................................................................. 5
  1. CONCLUSÃO.............................................................................. 7
  1. ANEXOS...................................................................................... 8
  1. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................10

INTRODUÇÃO

                  O presente trabalho tem como objetivo mostrar alguns produtos capilares e as reações adversas que podem ocorrer após seu uso dentro ou fora de um salão de beleza.

                  E preciso ter alguns cuidados quando o assunto e química capilar, pois pode trazer sérios danos a saúde. Seja coerente, antes de fazer qualquer tipo de alteração em seu cabelo, haja com cuidado, pois um único deslize você colocará a perder anos e anos de tratamentos e cuidados especiais, dispensados a eles.

DESENVOLVIMENTO

 

                 Este trabalho terá como propósito analisar os produtos usados em um salão de beleza e se o trabalho do profissional durante a aplicação destes em seu cliente está sendo feito de forma segura.
                Vale frisar que o profissional além de estar capacitado deve ficar atento quanto à aplicação dos produtos capilares em seus clientes, evitando assim constrangimentos e danos a saúde dos mesmos, sendo que podem ocorrer reações adversas, como alergia e intoxicação. 
                Existem inúmeros produtos capilares que além de embelezar aumentam a auto estima das pessoas.

                 No ramo da beleza a diversidade destes produtos é enorme, sendo assim as marcas de cosméticos tem tido um faturamento anual altíssimo, disputando no mercado a preferência de seus consumidores.

                 Algumas empresas contam com o apoio de distribuidores e franquias, beneficiando os profissionais dos salões de beleza. 
                Foi feita uma entrevista com cinco clientes que apresentaram reações químicas adversas após o uso de produtos capilares, pode-se observar algumas das reações adversas de cosméticos como tintura permanentes para os cabelos, que são os produtos cosméticos que produzem os efeitos adversos mais graves. Ha casos de reações alérgicas em clientes que já a muitos anos usavam coloração nos cabelos, e após algum tempo vieram a apresentar os sintomas.

                 Na primeira entrevista a cliente disse que havia sofrido reação alérgica com tintura permanente e que as reações foram vermelhidão e coceira intensa no couro cabeludo, sendo que a mesmo relata que não deixou de fazer o uso dos produtos, correndo assim um serio risco, pois uma vez que ocorre algum tipo de reação a pessoa não deve mais fazer o uso dos mesmos.

                 A segunda entrevistada relata que também sofreu reação com o uso de um determinado xampu, e que os sintomas foram ardência, coceira e vermelhidão, mais procurou um profissional que lhe indicou um produto e que o mesmo não lhe causou nenhum tipo de reação.

                 O terceiro cliente entrevistado disse que sofreu um serio problema com o uso da tintura permanente e o formol, pois foram feitos os dois procedimentos em um mesmo dia e as reações foram: ardência nos olhos, dores na garganta, vermelhidão, coceira no couro cabeludo e dermatite de contado, sendo que após alguns dias ouve uma queda acentuada no couro cabeludo, quase havendo a perda total dos fios.

                 O quarto cliente entrevistado disse que teve uma reação apenas com o uso do formol, e que houve vermelhidão, ardência nos olhos, dores na garganta e tosse.                Disse também que continua  a fazer o uso dos produtos que lhe causaram algum tipo de alergia mesmo sabendo dos sérios riscos que os mesmos trazem a saúde.

                 O ultimo cliente entrevistado disse que sofreu uma pequena reação alérgica com tintura permanente e xampu e que os sintomas apresentados foram apenas coceira no couro cabeludo e vermelhidão. A mesma com a ajuda de um profissional fez a troca por outra marca e que após não teve reações alérgicas.

                 Diante das entrevistas, ficou constatado que muitas pessoas sofrem com algum tipo de reações adversas a algum produto. É importante tomarmos cuidado com o uso de produtos sem o acompanhamento de um profissional habilitado, pois corre um  risco a  saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (118.5 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com