TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REAÇÕES à tentação TERRITORIAL EM TERRA

Por:   •  4/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.211 Palavras (21 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 21

BERNARD OXMAN

I. REAÇÕES à tentação TERRITORIAL EM TERRA

A tentação territorial, incluindo a sua manifestação imperial, é em parte uma resposta à suposição de que o controle territorial traz com ele o controle sobre importantes fontes de sustento ou de perigo para o Estado e seu povo. Até certo ponto, isso pode ser verdade. Mas, mais cedo ou mais tarde, a persistência nettlesome de outros para além (para não mencionar dentro) dos limites territoriais se fará sentir. Assim, grande parte do direito internacional responde à possibilidade de que um ato ou omissão de um estado no seu território podem afetar outros.

A história do direito internacional nos últimos tempos em medida significativa relata as reações ao triunfo da tentação territorial em terra. Para ter certeza, parafraseando Mark Twain, as notícias da morte do estado territorial são um exagero. E a tentação territorial continua a influenciar o desenvolvimento do direito internacional, como no abraço alargamento do princípio do uti possidetis juris e a deferência para com limites no direito dos tratados. Embora com uma infinidade de variações sobre o tema, no futuro previsível, não há alternativa plausível para o sistema de estados territoriais, um sistema que, por todas as suas limitações, continua a conferir benefícios significativos sobre a humanidade.

No entanto, a evolução mais recente do direito internacional muitas vezes representa os esforços para con esticar o estado territorial e à tentação de expandir seu alcance discricionário, substantiva, bem como geográfica. Basta considerar a evolução das regras relativas à aquisição de território, a autodeterminação, os direitos humanos, o jus ad bellum, comércio e investimento, aviação, telecomunicações e proteção do meio ambiente, para não mencionar o congelamento das reivindicações para o planeta de continente austral.

Muitas dessas regras são agora ensinadas e praticadas como campos separados dentro do direito internacional. Nada podia mais ser totalmente resolvido sem referência ao aumento simultâneo dos esforços para institucionalizar a cooperação através de organizações internacionais, regionais e globais, políticos e funcionais. Grande parte deste desenvolvimento florescente começou, ou mais precisamente, decolou em meados do século XX. Ela está associada com a conclusão do major, muitas vezes constitutivo, tratados como a sucessão de tirar o fôlego no fluxo e após a Segunda Guerra Mundial: o acordo de Bretton Woods e da Convenção de Chicago sobre a Aviação Civil Internacional, em 1944,7 a Carta das Nações Unidas em 1945, o Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio de 1947,8 e as quatro Convenções de Genebra sobre o jus in bello em 1949.

II. A TENTAÇÃO TERRITORIAL VOLTAS SEAWARD

A meados do século XX também foi um divisor de águas para o direito internacional do mar, mas de um tipo muito diferente. Ao mesmo tempo que a tentação territorial esbarrava restrições legais cada vez mais importantes em terra- muitas vezes em resposta aos valores de facilitação do comércio, comunicação e cooperação, que tinha tradicionalmente informou o direito do mar-anverso novamente ocorreu no mar . A tentação territorial empurrado em direção ao mar com uma rapidez e abrangência geográfica que seria a inveja dos conquistadores mais ambiciosos na história da humanidade. O início efetivo da reivindicação deste processo-Presidente Truman à plataforma continental, em 1945, foi tão rapidamente aceito e imitado por outros Estados costeiros que o surgimento do regime da plataforma continental, em derrogação do princípio da mare liberum, tem sido citado como um exemplo de inconstante habitual law.T he Proclamação Truman desencadeou um quarto de século de reivindicações territoriais e quase-territorial para o alto mar tão vasto que, na aurora da Conferência das Nações Unidas Terceiro Con- sobre o Direito do o mar, o líder da delegação do Canadá, Embaixador J. Alan Beesley, poderia piada que ele vem para enterrar Grotius, não para elogiá-lo.

III. Convenções de Genebra de 1958

Para ter certeza, a Comissão de Direito Internacional tinha feito um esforço sério para codificar a lei tradicional do mar como uma de suas primeiras empresas na década de 1950, como teve a primeira Conferência sobre o Direito do Mar, que se seguiu, em 1958. a Convenção de 1958 sobre o alto Mar, o único dos quatro adoptada em Genebra, a declarar-se a uma codificação, elaborou o regime grociana e sua aplicação enorme preocupação com os princípios e detalhe importante; seu texto sobreviveu praticamente inalterada como parte VII da Convenção de 1982 das Nações Unidas sobre o Direito do Mar.

A Convenção de alto mar define alto mar como "todas as partes do mar não incluídas no mar territorial ou nas águas interiores de um Estado" (Em outras palavras, alto-mar é o conjunto das zonas marítimas que não se encontram sob jurisdição de nenhum estado) Enquanto o limite clássico 3-mile foi defendida até o século XX, 16 a Conferência de Haia de codificação, o cional Comissão de Direito Internacional, e da Convenção de 1958 sobre o mar territorial e Zona Contígua falhou para prescrever a largura máxima admissível do mar territorial, e de acordo vez mais os limites do alto mar livres. Além disso, a Convenção de 1958 sobre a Plataforma Continental não conseguiu especificar um limite marítimo definitivo dos direitos soberanos do Estado costeiro sobre recursos cama marítimas além do mar territorial e, consequentemente, o limite terrestre, de qualquer "internacional" área leito marinho.

Além disso, a Convenção de 1958 sobre a pesca e a conservação dos recursos vivos do alto mar não conseguiu fornecer um meio eficaz para evitar a "tragédia dos comuns", ou seja, uma solução para o problema de alocação e problema de conservação atendente que surgem quando a exploração dos um estoque por vários usuários se aproxima ou ultrapassa o seu rendimento sustentável. Esta ameaça crescente solicitado pressão política sobre os Estados costeiros para encontrar maneiras de proteger indústrias uma pesca locais que enfrentam a concorrência estrangeira para um recurso limitado. Essa pressão contribuiu para algumas reivindicações para controlar o mar para 200 miles19 ou além que já havia aparecido na América Latina, quando a Comissão de Direito Internacional iniciou o seu trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.4 Kb)   pdf (126.6 Kb)   docx (402.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com