TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS

Relatório de pesquisa: RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  7.094 Palavras (29 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 29

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS

WEB AULA 01

Todos nós já sabemos que atualmente o ambiente das organizações é instável e com mudanças rápidas. Neste contexto uma necessidade básica dentro das atividades da área de Recursos Humanos é o suprimento de pessoas para executar as tarefas necessárias para atingir os objetivos da organização.

Podemos dizer que a contratação de pessoas é composta por quatro fases. A primeira delas é o planejamento da necessidade de novos funcionários, a segunda é o recrutamento, seguido da seleção e quarta fase são as providencias necessárias para efetuar a contratação do novo funcionário.

Assim, o processo de recrutamento e seleção de pessoas acarretara na contratação dos melhores e mais adequados profissionais para atuar na organização. Para executar esse processo de forma produtiva, um bom profissional que atua com a gestão de pessoas precisa buscar conhecimento para desenvolver suas habilidades, além de conhecer todas as fases que envolvem esses subsistemas. Para isso, mais do que nunca é necessário planejar. Nas organizações, a partir dos planejamentos (estratégicos, táticos e operacionais) podemos executar diversas ações de forma a alcançar o sucesso com mais rapidez e com o processo seletivo ocorre da mesma forma. Um planejamento da previsão de pessoal apropriado para a realidade da organização garante que o processo de recrutamento seja feito com agilidade e exatidão.

Após esta leitura deve ter percebido a necessidade de nós, profissionais de gestão de pessoas atuarmos de forma estratégica nas organizações. Diante disso percebemos a necessidade de analisar o mercado de trabalho.

O mercado de trabalho, assim como todo mercado e regulado pela oferta e procura. Para Chiavenato (1999, p 82) mercado de trabalho é “[...] o espaço de transações, o contexto de trocas e intercâmbios entre aqueles que oferecem um produto ou serviço e aqueles que procuram um produto ou serviço”.

O mercado de trabalho regulações e restrições, além disso, é dinâmico e por isso exerce influencia nas politicas de recursos.

Mercado de trabalho em situação de oferta é quando um grande numero de vagas disponíveis para um determinado cargo. Isso acarreta geralmente em escassez de mão de obra. Este excesso de vagas faz com que os candidatos escolham as empresas que ofereçam os melhores salários e maior numero de benefícios. Também há encorajamento de funcionários deixarem seus empregos para tentar melhores oportunidades numa outra organização.

Já quando o mercado de trabalho está em situação de procura, a quantidade de candidatos para determinada vaga é maior que a oportunidade trabalho. Este fato faz com que a sobra de mão de obra estabilize aqueles que já têm emprego garantido e as exigências dos candidatos são menores que em situação de mercado em oferta.

Para ilustrar o que os falando, da uma olhada no quadro abaixo que evidencia o impacto do mercado de trabalho nas politicas de recursos humanos:

- MERCADO DE TRABALHO EM OFERTA:

. Investimentos em recrutamento para atrair candidatos.

. Critérios de seleção mais flexíveis e menos rigorosos.

. Investimentos em treinamento para compensar a inadequação dos candidatos.

. Ofertas salariais estimulantes para atrair candidatos.

. Investimentos em benefícios sociais para atrair candidatos e reter funcionários.

. Envase no recrutamento interno, como meio de ficar com os funcionários atuais e dinamizar os planos de carreiras.

- MERCADO DE TRABALHO EM PROCURA:

. Baixos investimentos em recrutamento devido a oferta de candidatos.

. Critérios de seleção mais rígidos e rigorosos para aproveitar a abundancia de candidatos.

. Poucos investimentos em treinamento para aproveitar candidatos já treinados.

. Ofertas salariais mais baixas para aproveitar a competição entre candidatos.

. Poucos investimentos em benefícios sociais, pois não há necessidade de mecanismos de fixação de pessoal.

. Ênfase no recrutamento externo como meio de melhorar o potencial humano, substituindo funcionários por candidatos de melhor qualificação.

O mercado de trabalho depende de alguns fatores relacionados a crescimento de emprego como crescimento econômico; e qualidade e produtividade do emprego como a natureza, qualidade dos postos de trabalho, produtividade e inserção do mercado internacional. Diante destes fatores, sem duvida a mobilidade no emprego cresceu nas ultimas décadas. Se antes falávamos que sucesso era trabalhar numa única empresa desde o primeiro emprego ate sua aposentadoria, hoje a troca de empregos é vista como positiva. A exigência e a velocidade por uma boa qualificação também aumentou, levando um grande numero de pessoas a buscar formação e reciclagem permanente, assim como você.

Carvalho e Nascimento (1997) apresentam algumas formas do mercado de trabalho. Para eles, o mercado é ocupado quando os candidatos em potencial já estão empregados; é disponível quando os candidatos em potencial estão disponíveis para a empresa que recruta; é fixo quando a disponibilidade de candidatos é mais ou menos constante; cíclico quando os candidatos somente estão disponíveis em determinados períodos; abundante quando a excesso de candidatos em potencial; suficiente quando há equilíbrio entre oferta e procura de emprego; exíguo quando a oferta limitada de candidatos para determinadas vagas; e limitado/ilimitado, dependendo da localização da empresa.

Como disse acima alguns mercados de recursos humanos são cíclicos, como os recém-formados. Em época de conclusão de cursos temos a oferta (abundancia de candidatos), enquanto que fora destas épocas tem-se a procura (escassez de candidatos). Já o mercado limitado pode ser encontrado em empresas localizadas em áreas remotas que nem sempre tem quantidade de mão de obra suficiente para suprir suas vagas.

Ao verificar este questionário você deve ter percebido a relação estreita entre a administração de cargos e salários com a analise de mercado, de modo que quando não conseguimos anteder a demanda da empresa, temos que alterar a estrutura salarial e ocupacional.

Podemos falar que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.2 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com