TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECURSOS HUMANOS EM UMA EMPRESA PRIVADA

Trabalho Escolar: RECURSOS HUMANOS EM UMA EMPRESA PRIVADA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  1.314 Visualizações

Página 1 de 4

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

RECURSOS HUMANOS

4º SEMESTRE

JULIANA DIAS SILVA – RA 400464

PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AUTOAPRENDIZAGEM I

PROJETO VOLTADO PARA A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS EM UMA EMPRESA PRIVADA, DEMONSTRANDO SUA APLICABILIDADE.

PROFESSOR-TUTOR EAD

BRASÍLIA\DF

2013

CONTEÚDO DO RELATÓRIO PARCIAL

Histórico da Empresa

Raia Drogasil S/A localizada na Shc Sul, comércio local Quadra 116 Bloco B, Loja 37, Brasília-DF.

A Raia Drogasil nasceu em 2011 da fusão de duas tradicionais redes do varejo farmacêutico: a droga raia e Drogasil, como um dos dez maiores grupos varejistas do Brasil. A empresa adota uma estratégia de negocio diferenciada com duas bandeiras distintas (droga raia e Drogasil). Ambas fundadas por farmacêuticos e ate hoje sob o controle das famílias fundadoras, juntas somam mais de 180 anos de experiência e têm em comum a excelência de serviços no atendimento farmacêutico. A Drogasil foi pioneira ao lançar o conceito do sistema de auto-serviço em drogarias, bem como na implantação do sistema Drugstore no Brasil. Dentre suas últimas inovações surge em 2000, os Beauty Centers Drogasil, que trouxeram para o ambiente das lojas, um espaço voltado para a beleza e estético, das marcas e grifes, passando a dar destaque aos dermocosméticos. São 776 lojas em operação sendo 407 da raia e 369 da Drogasil.

A Raia Drogasil acredita no poder transformador do conhecimento e, por essa razão, investe constantemente no treinamento e formação dos seus colaboradores. Para assegurar uma relação de troca justa e transparente com seus funcionários, em que a empresa dá oportunidades reais de carreira e espera contribuição efetiva para o negócio, existe um Plano de Carreira estruturado. Através desse plano, a empresa contrata funcionários de loja na base da pirâmide, preferencialmente jovens em busca do primeiro emprego. A partir daí, as outras posições são preenchidas através de capacitação, treinamento e promoções. As drogarias constituem o principal meio de acesso da população a medicamentos e um dos principais canais para artigos de higiene e beleza. Na Raia Drogasil não e diferente, tem como principal atividade o comércio varejista de produtos farmacêuticos e cosméticos entre eles medicamentos de marca, medicamentos genéricos, medicamentos OTC, produtos de higiene, cosméticos e dermocosméticos.

Analise do grupo

Um dos pontos que nos chamou atenção na empresa Raia Drogasil foi o excesso de atestados aos finais de semana, que ocasionavam o mau atendimento, estresse e desentendimento entre funcionários e clientes.

Esse fato ocorre por que os funcionários trabalham por escala de revezamento sendo (uma folga na semana, e um domingo no mês), por esse motivo os funcionários usam de má fé e dão atestados principalmente nos finais de semana e muitos desses atestados são de origem duvidosas. O que ocasiona esses tipos de comportamento no geral é a desmotivação, e desfalque no quadro de funcionários. Para solucionar esse tipo de situação sugerimos que a determinada organização faça um tipo parceria com outra empresa que seja no ramo de atendimento médico, para homologação de atestados, a medicina do trabalho é utilizada justamente para constatar acidentes que afastem os funcionários do trabalho e a empresa deve exigir do colaborador o atestado homologado. O não cumprimento do mesmo a organização tem respaldo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com