TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Prointer III

Por:   •  17/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.246 Palavras (21 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Prointer III

Polo de Osasco

ACADÊMICAS

ELAINE PERONDI RA 9136227981

MARISA PEDROSO MACIEL RA8980234686

TEMA

Gestão de Pessoas; Técnicas de Administração de

Pessoal; Técnicas de Recrutamento e Seleção; Saúde e

Segurança do Trabalho; Relações Sindicais e

Negociações Trabalhistas.

TUTORES

Prof.º CARLOS EDUARDO DE AZEVEDO

Prof.ª RAQUEL DE OLIVEIRA HENRIQUE

 

OSASCO

2015

SÚMARIO

RESUMO...........................................................................................................01

INTRODUÇÃO...................................................................................................02

GESTÃO DE PESSOAS....................................................................................03

TÉCNICA DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS..............................................04

TÉCNICA DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO................................................05

SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO.........................................................06

RELAÇÕES SINDICAIS E NEGOCIAÇÃO TRABALHISTA..............................07

CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................................08

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................09

  1. RESUMO

Nesta pesquisa de treinamento e desenvolvimento apresenta-se um estudo sobre a Organização como um conjunto integrado de competências e o sistema de Administração em Recursos Humanos.

O trabalho está subdividido em Gestão de Pessoas; Técnicas de Administração de Pessoal; Técnica de Recrutamento e seleção; Saúde e Segurança do Trabalho; Relações Sindicais e Negociação Trabalhista.

Este trabalho foi realizado na Empresa Inovares Transportes de pequeno porte na cidade de Osasco, São Paulo. Oferecendo a mais ampla linha de produtos do setor, que proporcionem prazer e satisfação para toda a família, com forte presença no mercado nacional e crescimento internacional. Esse processo beneficia não só a empresa como também seus colaboradores que ficam satisfeito com a organização. Há uma grande importância para a empresa a questão de recrutamento e seleção porque sendo utilizada de maneira correta proporcionará à organização mais sucesso ao integrarem com os colaboradores mais comprometidos com a empresa, ou seja, colocando profissionais capacitados para o cargo que está ofertando através de oportunidades dada pelo mercado de trabalho em que resulta no recrutamento e na seleção. Isso acontece Por que quando se cria no mercado muita oferta de trabalho, funciona como uma corrente ligando o recrutamento com a seleção que é a etapa que filtra os candidatos pretendidos a vaga.

Portanto nota-se que o recrutamento é essencial, pois apresenta as oportunidades pela quais serão dadas ao mercado onde pessoas se beneficiarão e as empresas também, criando para a mesma forma de solução e direcionamento nos resultados em seus trabalhos. A seleção acontece para filtrar os perfis apresentados onde a analise é cuidadosamente executada com a finalidade de encontrar o perfil que se encaixe adequadamente ao cargo proposto. As presenças dos sindicatos são uma de suma importância nas relações de trabalho, porque fornecem oportunidades entre empregados e empregadores, no sentido de negociar e de encontrar soluções para diversos conflitos entre os sujeitos dessa relação, ou seja, o empregado ele pode-se associar-se a um sindicato de sua categoria, como o empregador também detém o mesmo direito, o que consagra para os dois a mais ampla defesa nos interesses profissionais e econômicos dos que exercem atividades correlatas.

Portanto o conhecimento sobre relações sindicais e negociações trabalhistas podem beneficiar as organizações garantindo aos trabalhadores os direitos econômicos, segurança e saúde como rege as leis trabalhista, de forma que tanto o empregador quanto o empregado tenham uma relação de trabalho, que forneça seguridade e satisfação para ambas às partes.

A pressão da modernidade representada pela infinita busca da tecnologia, que já trouxe fabulosos benefícios para todos nós, passou a atingir os trabalhadores gerando, muitas vezes, consequências para a sua saúde física e mental.

Atualmente, o conceito de acidente de trabalho já tem sido compreendido por um maior número de pessoas que já identificam as doenças profissionais como consequências de acidente do trabalho. Contudo, o setor de segurança e saúde no trabalho.

Contudo, o setor de segurança e saúde no trabalho tornou-se multidisciplinar e tem como objetivo principal a prevenção de riscos, por isso existe ações que podem ser realizadas para garantir a saúde e segurança do trabalho como exercícios físicos (ginástica laboral, etc.), treinamentos e desenvolvimentos dos trabalhadores, ergonomia, benefícios, avaliação de desempenho, higiene e segurança do trabalho, estudo de cargos e salários, controle de álcool e drogas, preparação para a aposentadoria, Orientação nutricional, terapias alternativas, musicoterapia, antitabagismo. As mudanças no mundo do trabalho advindas das inovações tecnológicas e organizacionais têm incrementado significativamente a produção nas empresas, eliminando assim tarefas penosas ou pesadas. Essa relação estabelecida entre o homem e a tecnologia ocasionou novos riscos para a saúde dos trabalhadores, tanto nos aspectos físico, mental ou social.

2- INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é entender como funciona o treinamento e desenvolvimento de pessoas envolvidas na organização. O setor de Recursos Humanos é parte fundamental na Empresa Inovares Transportes e para que funcione é necessária uma boa gestão de pessoas. A visão da empresa é investir em treinamento e desenvolvimento proporcionando vantagens para a organização e tendo seus colaboradores qualificados e capacitados. Na empresa existem multiplicadores internos que ministram cursos expondo seus conhecimentos para outros colaboradores. Enquanto treinamento e desenvolvimento estão se integrando aos negócios da organização, o planejamento estratégico continua a busca de qualidade e produtividade em direção à competitividade, pelo lado das pessoas essas tendências mostram que os colaboradores deixam de serem considerados meros agentes passivos para se configurarem como novos empreendedores do conhecimento, passando a terem iniciativas pessoais em busca de melhor capacitação e crescimento pessoal. A visão de hoje é valorizar pessoas, por isso, é necessário saber como selecionar e desenvolver os líderes buscando talentos, incentivando e recompensando o desempenho dos colaboradores, controlar os custos dar tratamentos justos. O processo de recrutamento e seleção correto, profissionais capacitados e métodos eficientes determinam o colaborador à vaga disponível, por isso a contratação de um profissional para recrutamento e seleção é essencial para o sucesso de uma empresa, é onde identificam talentos com potencial para fazer a diferencia no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.5 Kb)   pdf (326.3 Kb)   docx (155 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com