TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos (PROINTER III)

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.936 Palavras (24 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1][pic 2]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Disciplina:

  • Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos (PROINTER III)

    Juliana Pilição Furtado RA: 2751604264

    Rodrigo Neves da Silva RA: 2731591196

Marcelo Francisco Chiodo RA: 9675481818

        Elenice Duarte David RA: 9377300767

Jonas augusto Lopes lima RA: 9904004220

Leticia Nunes Coelho RA:  408429

      Fabio wortmann Gross RA: 2892623696

IMPLANTAÇÃO DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS NA SUPERSOFT LTDA

RELATÓRIO PARCIAL

Nome dos tutores (presencial e a distância).

                       Daniella Zandonotto, Rosemeire Farias, Monica Satolani

Anhanguera-UNIDERP - Polo de Apoio Presencial de Porto Alegre RS

 

1. APRESENTAÇÃO

As transformações que ocorreram no mundo do trabalho nas últimas décadas, aliadas à globalização e à busca por maior competitividade no mercado, têm impulsionado as empresas a encontrar alternativas estratégicas a fim de não perderem o espaço já conquistado. Diversos autores (ULRICH, 1998; SOVIENSKI e STIGAR, 2008; ROBBINS, 2005) salientam a importância do “capital humano” para a diferenciação e o destaque pretendidos pelas organizações, pois as pessoas unidas sã capazes de impulsionar o negócio ou acaba-lo de vez.

Por esta razão, entende-se ser necessário estruturar a área de Recursos Humanos (RH) da Supersoft Ltda a fim de minimizar e/ou dirimir os principais problemas identificados no Plano de Melhorias. Contudo, para que as sugestões possam ser de fato implementadas, destaca-se o papel fundamental da área de recursos humanos como facilitadora das mudanças e parceira estratégica da empresa.

1.1. DADOS CADASTRAIS

ITEM

DESCRIÇÃO

Nome Fantasia

Supersoft Sistemas de Gestão de Estoques

Razão Social

Supersoft Ltda.

C.N.P.J.

99.999.999/0001-99

Inscrição Estadual

999/9999999

Inscrição Municipal

999/9999999

Endereço

Rua Dr. Homem de Melo, 744, Perdizes, São Paulo, SP

Fone/Fax

(11) 5555-1234

E-mail

contato@supersoft.com.br

Home Page

www.supersoft.com.br

1.2. CARACTERÍSTICAS

A empresa familiar Supersoft Ltda possui as características que seguem, apresentadas anteriormente em seu Dossiê (FREGNI, 2014).

1.2.1 Visão

Ser líder no fornecimento de sistemas de controle de estoque a pequenos e médios supermercados, região sudeste do Brasil, até 2020.

1.2.2 Missão

Oferecer ferramentas de automação no controle de estoques com tecnologia de ponta, atender os clientes com prontidão e qualidade.

1.2.3 Valores

Atualização Tecnológica; Cliente em primeiro lugar; Comprometimento e Qualidade no Atendimento.

1.2.4 Organograma atual

[pic 3][pic 4]

Figura 1: Organograma atual da Supersoft Ltda.

Fonte: Adaptado de Fregni (2014).

 

2. A MUDANÇA NAS ORGANIZAÇÕES

A questão da mudança é um desafio inerente a todas as organizações. A vantagem competitiva estará na forma como estas administram – ou não – essa questão em seus ambientes e como isto interfere em sua relação com a sociedade. A mudança traz inúmeras possibilidades, abre novos caminhos e está, cada vez mais, em ritmo acelerado.

“A mudança não pode ser conduzida somente pelo líder, tem de se apoiar em pessoas que acreditam, vivam e professem as mudanças propostas, que conheçam as causas do ambiente que motivam essas mudanças e que possam facilitar que a mudança ocorra aos demais” (SOTO, 2002, p.259). Para que a mudança tenha legitimidade, é importante que todos os níveis de estrutura da empresa participem ativamente do processo.

Por sua vez, os agentes da mudança são pessoas que precisam ter “o requisito de estarem convencidos da necessidade da mudança e poder transmitir ao resto da organização o seu convencimento e entusiasmo para acolher as novas disposições com maior abertura e otimismo” (SOTO, 2002, p.259). Elas serão o elemento-chave neste processo para gerar o engajamento necessário, que poderá culminar com sucesso ou fracasso dependendo de sua atuação.

2.1. O PAPEL DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS

A área de RH de uma empresa deve atuar de forma significativa, a fim de ser a verdadeira guardiã da cultura, parceira e facilitadora das mudanças, exercendo funções estratégicas que promovam a aceitação, consolidação, manutenção e mudança culturais. Suas atribuições típicas ganham um novo brilho quando à luz da análise cultural, passando a ser o canal de repasse, que materializa a sua consistência interna, através de (CHIAVENATO, 1997; 2014; ROBBINS, 2005; SILVA, 2000):

  • Definição de perfis compatíveis com os valores que orientarão o recrutamento e seleção;
  • Desenho de programas de treinamento e de desenvolvimento, que passam a enfatizar a história da organização, incluindo depoimento de heróis e filmes que fazem o primeiro trabalho de socialização;
  • Elaboração de sistemas de compensação e de status;
  • Definição de carreiras e critérios de avaliação, buscando reforçar a filosofia, crenças e mitos existentes;
  • Definição e interpretação de mensagens adequadas, através da imprensa interna e recuperação de "desviantes", esclarecendo e aconselhando quanto às normas existentes.

Desta forma, é necessário ter ciência da importância que a cultura tem sobre as atitudes das pessoas envolvidas nas atividades organizacionais procurando, da melhor maneira possível, desenvolver uma cultura capaz de promover o alcance dos objetivos e metas estabelecidos pelos gestores e motivar os colaboradores envolvidos.

Além do mais, para que a área de RH possa ser efetivamente estratégica para a empresa, deve promover uma mudança de postura a fim de atuar como uma consultoria interna, apoiando as demais áreas, que independe do tamanho da organização e possibilita à área se tornar agente da mudança (ULRICH, 1998). Pelo Dossiê Supersoft (FREGNI, 2014), os atuais Diretores serão potencialmente os principais atores nesse processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.4 Kb)   pdf (725.7 Kb)   docx (164.9 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com