TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interdisciplinar Aplicado a Gestão de Recursos Humanos (Prointer III)

Por:   •  27/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.259 Palavras (10 Páginas)  •  1.214 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP – BAGÉ[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO SUPERIOR EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DISCIPLINA – PROJETO INDERDISCIPLINAR III [pic 2]

RELATÓRIO PARCIAL

TUTOR PRESENCIAL: MARILIA SEVERO SABEDRA DE SOUSA 

TUTORA EAD: PROFª FERNANDA CARVALHO

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO A GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS (PROINTER III)

AUTOR:

POLO – BAGÉ/ RS

[pic 3]

2016

SUMÁRIO

RESUMO        

1 INTRODUÇÃO        

DADOS DA EMPRESA:        

2 IDENTIFICANDO AS NECESSIDADES PRIMÁRIAS PELA VISÃO DOS FUNCIONÁRIOS        

2.1 Cronograma de implantação RH        

        

3.1 Admissão (Recrutando e Selecionando)        

3.2 Treinamento e Desenvolvimento        

4 RECOMPENSANDO O FUNCIONÁRIO        

4.1 Saúde e Segurança        

5 DEMISSÃO E SUA POLÍTICA        

6 CONSIDERAÇÕES INICIAIS        

REFERÊNCIAS        

        

RESUMO

O presente projeto interdisciplinar conceitua e demonstra o quanto é importante o desempenho dos gestores dentro de recursos organizacionais e, faz uma análise dos meios de identificar, atrair e reter habilidade dentro de uma organização, além de reforçar a importância do diferencial humano para o sucesso da instituição, demonstrando a nova forma de ação do gestor recursos humanos em tempos contemporâneos. Retrata também a importância das relações trabalhistas nos processos das organizações e os principais objetivos dos sistemas de gestão de segurança e saúde no trabalho. O conteúdo estratégico é discutida à luz da clássica matriz produto-mercado. Examina-se aqui a relação entre a base de recursos e a formação, persistência e mudança do conteúdo estratégico das organizações. A partir da Visão Baseada em Recursos e das estratégias, emprega-se uma análise simbólico-interpretativa no entendimento da articulação entre esses dois elementos, mais especificamente a partir do Paradigma da Diferenciação Cultural. Ênfase maior é dada na caracterização das organizações como sistemas de interpretação, ressaltando assim, que a realidade é socialmente construída tanto no ambiente externo quanto no interior das organizações. Em suma, fundamentalmente é explorada a questão da dependência interpretativa na utilização dos recursos que interessam à formulação e implementação da estratégia em face da presença de culturais e organizacionais.

Palavras-chave: organizacionais, recursos e estratégias, recursos humanos.

1 INTRODUÇÃO

Com o objetivo de agregar os conhecimentos importantes das aulas de Recursos Humanos, cuja área trata de vários métodos a fim de gerenciar e administrar o desenvolvimento do capital humano nas empresas.

Com base nisto, se pretende entender com este trabalho a diferença entre desenvolvimento pessoal e desenvolvimento profissional e para tal, se pretende elaborar um relatório com as necessidades primárias para se ter condições de implantar um setor de Recursos Humanos em uma empresa que vamos criar hipoteticamente.

A partir disto, elaborar um cronograma de aplicação para a devida implementação do setor com a meta de demonstrar sua aplicabilidade, questionando os pretensos funcionários a respeito das falhas que em sua visão, a empresa apresenta.

Desta maneira nossa empresa é uma prestadora de serviços com nome fantasia de Lemos & Filhos Serviços Mecânicos, Elétricos, Chapeamento e Pintura Automotivo, tendo como colaboradores quatro funcionários que se queixam de alguns pontos em relação à Administração e logística organizacional.

DADOS DA EMPRESA:

Nome do Fantasia: Lemos & Filhos Serviços Mecânicos, Elétricos, Chapeamento e Pintura Automotivo Ltda.

Razão Social: Silmar Lemos e filhos.

Razão para a escolha do nome: Envolvimento familiar de pessoas.

Nome e qualificação do (s) proprietário (s): Silmar Lemos, Chapista e pintor automotivo.

Lista detalhada dos pontos fortes e fracos da organização:

Forças – Pelo fato do membro chefe da equipe ter qualificação e experiência no âmbito do empreendimento, tendo experiência no ramo, o empreendimento já se inicia com grande probabilidade de sucesso.

Fraquezas – Os empreendedores deste empreendimento não têm experiência em “administração e logística organizacional”, então enfrentará uma dificuldade por parte dos empreendedores. Assim, estão tendo dificuldade administrativa e organizacional.

2 IDENTIFICANDO AS NECESSIDADES PRIMÁRIAS PELA VISÃO DOS FUNCIONÁRIOS

Várias foram às questões abordadas pelos funcionários da empresa Lemos & Filhos Serviços Mecânicos, Elétricos, Chapeamento e Pintura Automotivo Ltda, em relação aos seus objetivos dentro da empresa, motivação para trabalhar e questões como falta de ética na relação de trabalho por parte de alguns colegas.

O primeiro funcionário diz que trabalha no setor de mecânica, que ganha por dia seu salário da mesma forma que os outros, contudo, um de seus colegas (que exerce função na elétrica automotiva) “se escora” na sua agilidade de trabalho sob o pretexto de ser mais velho, parar para beber água, tira uma cesta a toda hora devido a problemas de saúde, etc.

O outro (que exerce função na pintura automotiva), se queixa que poderia ter melhor salário, já que sua função é mais insalubre e tóxica (e recebe por isso), porém, gostaria que o patrão pudesse oferecer um adicional aos seus vencimentos mensais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (322.1 Kb)   docx (236.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com