TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REESTRUTURAÇAO ORGANIZACIONAL

Artigos Científicos: REESTRUTURAÇAO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  2.309 Palavras (10 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 10

REESTRUTURAÇAO ORGANIZACIONAL

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO 2, INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE, INTRODUÇÃO A ECONÔMIA E MATEMÁTICA.

Prof. IVAN CAMPOS, VÂNIA SILVA, REGINA MELASSISE E HELENA R. SAMPAIO

sao paulo

2013

SUMÁRIO

1 DESENVOLVIMENTO 4

1.2.1 REESTRUTURA ORGANIZACIONAL: 4

1.2.2 ELEMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO: 5

1.2.3 REESTRUTURA E REORGANIZAÇÃO SETOR RH: 6

1.2.4 REESTRUTURA E REORGANIZAÇÃO SETOR FINANCEIRO E CONTABIL: 7

1.2.5 REESTRUTURA E REORGANIZAÇÃO NA AREA DE MRKETING: 7

1.2.6 REESTRUTURA E REORGANIZAÇÃO NA AREA DE PRODUÇÃO: 8

1.2.7 ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE ECONOMICA: 9

1.2.8 LINHAS DE CREDITO 10

CONCLUSÃO.........................................................................................................11

REFERENCIAS......................................................................................................12

INTRODUÇÃO

Considerando a importância e necessidade do planejamento estratégico pra a sobrevivência das pequenas e medias empresas em um mercado altamente competitivo. A estratégia empresarial tem sido um tema muito discutido nos últimos anos nas empresas de grande porte, investindo na contratação de consultores gerenciais, criando órgãos de planejamento estratégico, desenvolvendo visões, missões e metas. Embora alguns ainda perguntam-se: Já que o ambiente muda tão drástica e rapidamente, devemos realmente disponibilizar tempo e recursos em estratégia ou devemos focar melhorias em planos táticos e operacionais.

Vamos fazer um levantamento completo da empresa apresentando novas alternativas para que a mesma possa sobreviver e ampliar cada vez mais sua participação no mercado através do planejamento estratégico.

1 DESENVOLVIMENTO

1.2.1

REESTRUTURA ORGANIZACIONAL:

O Sr. Eustaquio é proprietário de uma empresa que produz copos, talheres entre outros produtos descartáveis para festas e eventos diversos. Durante anos o pai do Sr. Eustaquio administrou a empresa concentrando todas as funções organizacionais e exercendo praticamente todas as atividades de supervisão e orientação das atividades e dos funcionários.

Consequentemente, todas decisões sobre o negocio sempre foram tomadas por ele com pouca ou nenhuma participação dos demais envolvidos nos processos e atividades da empresa. Nesse sistema centralizado, a empresa cresceu e conseguiu sobreviver a todas as dificuldades que atravessou nos quarenta anos em que esta no mercado. No inicio eram apenas 4 funcionários e 2 maquinas de estrusão. A empresa esta dividida em duas áreas distintas, a de Administração e a de Produção.

Administração: Os funcionários do setor administrativo preocupam-se somente em comprar e vender, pagar e receber, alem da folha de pagamento.a área financeira esta abandonada, pois os funcionários que deveriam atuar nesta área, estão somente preocupados com a contabilidade da empresa. Não existe setores de compras e nem de vendas, existem três vendedores, mas estae não estão cumprindo seu papel dentro da empresa, pois se preocupam somente em anotar os pedidos repassados pelos revendedores parceiros.

Embora haja todos esses problemas o Sr. Eustaquio consegue manter sua condição financeira equilibrada junto com os bancos e fornecedores, deixando passar a oportunidade de investir na empresa, pois seu patrimônio proporciona condições interessantes

para obtenção de recursos de terceiros a juros baixos, podendo assim melhorar as condições de trabalho, comprando maquinários novos e promovendo salários melhores aos seus colaboradores.

Produção: A empresa conta com poucas maquinas para realizar os trabalhos, alem dos trabalhadores estarem totalmente desorganizados, fazendo todo tipo de tarefa relacionado ao processo produtivo, com isso desperdiçando tempo e de matérias. O repasse dos matérias fabricados é feita por uma pequena rede de revendedores. Fazendo com que a produção excedente fique estocado nas prateleiras a espera de compradores.

1.2.2 ELEMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO:

Planejamento: Demonstrar a importância da formulação da visão, missão e objetivos da empresa com enfoque estratégico, permitindo que a mesma tenha uma visão clara e definida do seu futuro através de um sistema que considere os fatores variáveis, buscando alternativa para amenizar os impactos das crises setoriais na empresa.

- Organização: É o processo administrativo que visa à estruturação da empresa, reunindo pessoas e os equipamentos, de acordo com o planejamento efetuado.

- Divisão do Trabalho; O objetivo imediato e fundamental de todo e qualquer tipo de organização é a produção, Para ser eficiente, a produção deve basear-se na divisão do trabalho

- Especialização; A especialização do trabalho constitui uma maneira de aumentar a eficiência e de diminuir os custos de produção,

- Hierarquia; Em toda organização formal existe uma hierarquia, Portanto, a organização precisa, de uma estrutura hierárquica, cuja missão é dirigir as operações

dos níveis que lhes estão subordinados.

- Distribuição da autoridade e da responsabilidade; Por toda a organização, existem pessoas cumprindo ordens de outras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com