TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

Por:   •  19/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.670 Palavras (19 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 19

1. REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

1.01 Educação? Educações: aprender com o índio

Neste texto o contexto geral é a educação, que não existe apenas uma única forma de ensinar e que o ensino deve ser voltado para vida dos sujeitos. A educação é comparada a um sentimento livre, comum e não necessariamente um sistema centralizado de poder.

Como na carta do índio aos colonizadores, onde o seu líder agradece a oferta mas a recusa, por que a educação do colonizador não serve para o colonizado, por não estar contextualizada em sua realidade, cultura, recursos e mundo.

O texto faz um apontamento que a educação por muitas vezes e utilizada como prática de interesses políticos, pois o educador é contratado por um poder burocrático para educar conforme suas políticas publicas.

O texto relata a necessidade de voltar ao pensamento que a educação tem por sua missão transformar sujeitos e o mundo que eles vivem em algo melhor, ela deve ser voltada para a realidade do sujeito e não do educador, para que ela tenha a função de educar e não deseducar o mesmo.

1.02 Fax do Nirso

No texto o vendedor Nirso é criticado pela forma que ele escreve, ou seja, não utiliza a língua portuguesa de forma correta ao realizar seus relatórios de venda, tal fato incomoda seu supervisor que preocupado com a imagem da empresa relata o problema ao seu superior. O presidente ao analisar os faxes que foram enviados pelo Nirso constata o excelente desempenho do mesmo em suas vendas e decide fazer um comunicado aos funcionários.

Redige em próprio punho e o coloca no mural da empresa juntamente com os faxes enviados pelo Nirso: “A parti de oje, nois tudo vamo fazê feito o Nirso. Si priocupá menos em iscrevê serto, mod vende maiz.” Acinado, O Prizidenti.

O texto propõe a reflexão da capacidade do ser humano julgar os erros dos outros e não apontar suas qualidades, sem a preocupação de fazer a reflexão dos próprios erros.

1.03 A história do chapeuzinho vermelho (na versão do lobo)

No texto é contada a versão do lobo do famoso conto dos Irmãos Grim, onde ele conta o porquê dele ter comido a vovozinha e a chapeuzinho, a fim de defender seu território que é a floresta e que por anos e anos é condenado como vilão da historia e no final ainda morre pelo caçador.

Mas será mesmo que o lobo é o real vilão da história ou somos nós os seres humanos em nossa expansão territorial, destruímos ecossistemas, habitats dos animais assim como o lobo nos atacam para se defenderem?!?

1.04 Uma pescaria inesquecível

Conta uma história ocorrida na vida de um menino de 11 anos e seu pai em uma pescaria no lago. Onde ao pescar um peixe proibido o pai faz o filho devolve-lo e com muita reluta o menino o faz, alegando que ninguém esta olhando e que ele nunca pescaria um peixe daquele tamanho.

O tempo se passara e o menino tornou-se adulto, mas aprendeu naquele dia uma lição para vida toda. Aprendeu o significado do certo e o errado e da palavra ética, como afirma Oscar Wilde “Chamamos de ética o conjunto de coisas que as pessoas fazem quando todos estão olhando. O conjunto de coisas que as pessoas fazem quando ninguém está olhando chamamos de caráter.”

1.05 A folha amassada

O texto expõe a importância de pensar antes de agir é voltado para as pessoas explosivas que não pensam em seus atos e acabam magoando as pessoas ao seu redor. O professor ao se deparar com essa situação ensina ao aluno uma bela lição que o coração das pessoas são como uma folha de papel, se amassarmos não podemos deixa-los como era antes, as palavras que dizemos podem magoar e somos responsáveis pelos nossos atos, ao proferir palavras devemos usa-las com cautela.

1.06 A lição de gansos

O texto expõe a importância do trabalho em equipe, que devemos aprender a trabalhar como os gansos, para que possamos garantir bons resultados que a mudança de liderança às vezes se faz necessário pelo bem do coletivo.

E que devemos proteger nossa equipe nos momentos bons e ruins a fim de fortalecê-la para atingir o objetivo.

1.07 A assembleia da carpintaria

De maneira metafórica o texto compara as pessoas com as ferramentas da carpintaria, onde essas ferramentas entram em assembleia de discussão uma apontando os defeitos das outras, mas antes que a discussão termine vem o carpinteiro executa um trabalho perfeito com todas as ferramentas, provando que com todas as diferenças as ferramentas executam um belo trabalho em equipe.

Devemos expor qualidades ao invés de encontrar defeitos para nos tornarmos pessoas sábias.

1.08 Colheres de cabo comprido

Na parábola é contada a diferença do trabalho individual (inferno) e o trabalho coletivo (céu) onde o ser humano que trabalha individualista acaba na aflição e não obtendo os mesmos resultados dos que trabalham em equipe. No compartilhamento das dificuldades temos ajuda e obtemos os resultados.

1.09 Faça parte dos 5%

Faça parte dos 5% relata que a cada 100 pessoas apenas 5% fazem a diferença naquilo que fazem, ou seja, 95 pessoas são incapazes de fazer sucesso ou sentirem-se felizes naquilo que fazem. Devemos tentar sermos esses 5% para fazermos a diferença naquilo que nos propomos a fazer.

1.10 O homem e o mundo

Um homem preocupado em resolver os problemas do mundo tem em seu filho a melhor lição que poderia ter ao lhe dar uma tarefa, montar um quebra-cabeça do mapa do mundo, sendo que o filho não conhecia o mundo ele fez com rapidez espantando o pai com essa proeza, o pai pergunta como o filho conseguiu se não conhecia o mundo, ele disse que atrás do quebra-cabeça havia a figura de um homem e o homem ele conhecia bem assim ele conseguiu montar o mundo.

Faz-nos refletir que ao invés de tentarmos resolver os problemas do mundo devemos resolver primeiramente os problemas dos homens entre os homens para assim podermos tentar mudar o mundo.

1.11 Professores Reflexivos

O texto compara a escola como um hotel e os funcionários que ali trabalham que como os profissionais de um hotel deveram oferecer informações condizentes para que aquela pessoa que a recebe possa contextualiza-la.

Às vezes a escola como um todo não está conectada como um todo. E se seus funcionários não trabalham em equipe acabam dificultam o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)   pdf (77.7 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com