TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE ESTAGIO EDUCAÇÃO FISICA

Por:   •  12/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.510 Palavras (11 Páginas)  •  605 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO VIRTUAL

Curso: Segunda Licenciatura em Educação Física - FSE

Turma: LEF0910 / 5

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório

Semestre:        01/2022

Tutor Externo: Decibério Nunes de Freitas Junior

Acadêmico: Gislaine Gonçalves da Silva

ORIENTAÇÕES

        

Após construir a temática do seu estágio (Etapa I), utilizando a BNCC, Temas Transversais e Áreas de Concentração do seu curso e de acordo com as diretrizes de estágio, chegou o momento de você construir o Roteiro de Observação Virtual.

Faça pesquisa em diferentes lugares para encontrar o maior número de informações possíveis e preencha no quadro abaixo:

INFORMAÇÕES DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR

Utilize informações de site ou blog da escola, Secretaria Municipal ou Estadual de Educação, Censo Escolar (MEC), perfil da instituição em redes sociais (facebook, Instagran, etc). Esta consulta para coletar as informações pode ocorrer também por reuniões agendadas (Teams, Zoom, Facebook, WhatsApp) ou via e-mail, telefone ou WhatsApp com o gestor da instituição concedente.

Nome da Instituição Concedente: Centro de Educação Infantil Nizete Figueiredo

Localização: Rua Rua Projetada C, S/N - Jardim Independencia II – Anastácio / MS

Quantidade de estudantes: 156

Área de Atuação: Educação Infantil e 1º Ano Ensino Fundamental

Turno de atendimento: Integral  e Semi- Integral

Quadro de funcionários: 36  Funcinários – 15  Pedagogo – 3 Educação Fisica – 3 Artes – 1 Filosofia – 6 Pós- Graduado em Educação Especial e Inclusiva .

Experiência e Formação: A experiência destes profissionais varia de 5 a 10 anos na educação básica cerca de 56%, destes 34% possui mais de 15 anos de experiências, destes 10% possui mais de 25 anos de tempo de serviço. Sendo que todos os professores possuem formação na educação superior (curso de pedagogia ou licenciatura especifica). Destes todos os  profissionais possuem pós-graduação na área especificas e 6 destes que trabalham na Educação Especial e Sala de Recursos Multifuncional possuem Pós especifica na área.

IDEB da Instituição: IDEB  da Instituição :  Não Possui

IDEB da cidade: O IDEB de Anastácio é de 5.41, sendo que o Municipio a média desejada é de 4.4.

Estrutura da escola: 

De acordo com a leitura do Regimento Escolar e demais documentos da Instituição, conclui-se que o Centro de Educação Infantil possui 5 salas de aulas,, Sala de professores, Cozinha, Banheiro adequado à educação infantil e Ensino Fundamental, Banheiro adequado à alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, Sala de secretaria, Despensa.

Partindo das pesquisas realizadas e de acordo com o senso 2020, a infraestrutura da instituição é adequada e de acordo com as deliberações de funcionamento encontra-se em estado de funcionamento devido as informações prestadas no senso e regimento escolar, encontra-se com : alimentação adequada, agua filtrada, agua da rede publica, energia da rede publica, esgoto da rede publica e lixo destinado à coleta periódica.

O Centro De Educacao Infantil Nizete Figueiredo oferece toda a estrutura necessária para o conforto e desenvolvimento educacional dos seus alunos, como por exemplo: Internet, Pátio Descoberto, Sala do Professor e Alimentação.

Sendo assim identifaca-se que a alimentação escolar é oferecida aos alunos, mas como isso pode variar durante o ano, consulte sempre a informação diretamente com a escola. A escola possui as seguintes instalações: Pátio Descoberto, Banheiro adequado ao uso dos alunos com deficiência. A escola possui 5 salas, das quais 3 são climatizadas e 0 são adaptada(s) para alunos com deficiência. Os equipamentos de informática disponíveis são: 0 computador(es) do tipo desktop, 0 computador(es) do tipo portátil e 0 dispositivo(s) do tipo tablete.

A escola anualmente apresenta entre 51 e 200 matrículas de escolarização e de acordo com os registros do governo, possui cobertura do educação infantil.

De acordo com o Senso, podemos destacar algumas informações que consideramos extremamente relevantes para este relatório:

  1. Descrição detalhada do:  Centro de Educação Infantil Nizete Figueiredo
  1. Situação de Funcionamento: Em atividade
  2. Localização/Zona da escola: Urbana
  3. Dependência administrativa: Estadual
  4. Regulamentação/Autorização no conselho ou órgão municipal, estadual: Sim
  5. Transporte Escolar público: Não
  1. Ensino Regular:

Educação Infantil e Pré- Escola

Ensino Fundamental apenas 1º Ano

  1. Atividade Complementar:
  1. Colégios Com Futebol E Futsal
  1. Atendimento Educacional Especializado (AEE): Não possui
  2. Acessibilidade:
  1. A escola é acessível aos portadores de deficiência: Sim
  2. As dependências da escola são acessíveis aos portadores de deficiência: Sim

  1. Infra-estrutura (dependências):
  1. A escola possui biblioteca: Não
  2. A escola possui laboratório de informática: Não
  3. A escola possui laboratório de ciências: Não
  4. A escola possui sala de leitura: Não
  5. A escola possui quadra de esportes: Não
  6. A escola possui sala de atendimento especial: Sim
  1. Computadores e Internet:
  1. Internet: Sim
  2. Banda larga: Sim
  3. Computadores para uso dos alunos: Não
  1. Tipo de atendimento das turmas:
  1. Atividade complementar
  2. Atendimento Educacional Especializado (AEE)

Infra-estruturar: segundo dados do Censo/2020.

  • Alimentação escolar para os alunos
  • Água filtrada
  • Água da rede pública
  • Energia da rede pública
  • Fossa
  • Lixo destinado à coleta periódica
  • Acesso à Internet
  • Banda larga

Equipamentos

Segundo dados do Censo/2020

  • Computadores administrativos
  • TV
  • DVD
  • Antena parabólica
  • Copiadora
  • Impressora
  • Aparelho de som

Proposta Pedagógica:

Esta escola oferece a educação básica nos turnos matutino e vespertino, de acordo com as normas vigentes, com as Diretrizes Curriculares Nacionais, com as Políticas e Planos da Secretaria de Estado de Educação.

A organização curricular da educação básica, da matriz curricular, do regime escolar, do ano letivo e do ano escolar são normatizados e regulamentados por meio de Resoluções, e Instruções da Secretaria Municipal de Educação.

Toda escola possui seu parâmetro, o Projeto Político Pedagógico – PPP é o que define a identidade da escola e indica caminhos para ensinar com qualidade, ou seja, todas as escolas têm objetivas e metas para cumprir e sonhos a realizar, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político pedagógico.

A escola possui como missão a de contribuir para a formação de cidadãos críticos e conscientes de seus direitos e deveres, capazes de atuar como agentes transformadores da sociedade onde estão inseridos, garantindo uma base de conhecimento que proporcione ao educando maior conscientização no desenvolvimento do processo educacional, condições de acesso ao mundo do trabalho e continuação em estudos posteriores, despertando seu interesse e desempenho

Tendo como visão desenvolver o senso crítico, moral, cooperativo, incentivando nossos educando na construção de uma sociedade igualitária com ênfase na colaboração mútua e solidária. Intensificando as atividades que proporcionem o desenvolvimento das habilidades cognitivas e relações interpessoais, possibilitando um ambiente onde haja franqueza na comunicação e na auto avaliação.

Em seus valores a educação em valores permeia os dispositivos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e pode ser observada à primeira leitura do artigo 2º, que, ao definir a educação como dever da família e do Estado, afirma que a mesma é inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tendo por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Sendo assim, a Escola Nizete Figueiredo, possui uma educação com diferencial, pois é uma escola em tempo integral e semi-integral em algumas turmas, o que possibilita o professor ser inovador que permite o professor organizar seu plano de ensino em atividades lúdicas, reflexivas e conceituais sobre temas transversais agregando a estes os valores necessários para a formação de nossos educando.

A equipe da escola tem como referencial o comprometimento com a educação, visando à formação para o exercício da cidadania, com ações implementadas pelos seguintes métodos: Através da interdisciplinaridade, oferecer ensino de qualidade, incentivando a criatividade e a participação da comunidade escolar, para gerar um ambiente inovador de respeito ao próximo, e permitir aos alunos o desenvolvimento de suas habilidades, formando cidadãos conscientes de suas ações no meio social.

Buscando ser uma escola aberta a novos conhecimentos, o que contribuirá para ser reconhecido pela qualidade de seu trabalho, respeito mútuo entre educando, funcionários e comunidade. Os métodos de uma pedagogia crítico social dos conteúdos partem de uma relação direta com a experiência do educando, confrontada com o saber trazido de fora.

Segundo estudo do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper-SP), de 2011, o bom aproveitamento da criança nessa fase é decisivo para que ela tenha um excelente desempenho na universidade e, conseqüentemente, esteja mais bem preparada para enfrentar o mercado de trabalho".

JUSTIFICATIVA

- Destacar os objetivos pedagógicos do Produto Virtual e qual(is) as possibilidades de uso pelo púbico atendido.

- Detalhar o processo de pesquisa dos materiais para elaboração do Produto Virtual mencionados no item IV.

As atividades de estágio serão desenvolvidas a partir de propostas de atividades que serão gravadas e encaminhadas dentro das possibilidades de realizar em casa todas as praticas voltadas a corpo e movimento. Buscamos realizar o Estágio na Centro de Educação Nizete Figueiredo, e serão construída atividades praticas com utilização de materiais recicláveis, podendo ser desenvolvido dentro da residência dos estudantes, sem exigir muitos espaços, e ocupando os limites de tempo, espaço e lateralidade.

De acordo com o projeto de extensão será construído e elaborado uma trilha pedagógica, com as propostas de atividades voltadas as aulas remotas seguindo todas as temáticas abordadas, e orientações de acordo com as competências e habilidades da BNCC, partindo do pressuposto que a interdisciplinaridade é fundamental neste momento que estamos vivendo.

Será abordada propostas de conteúdo que vivenciam elementos característicos das diferentes modalidades de ginásticas que solicitem diferentes capacidades físicas, identificando-as e relacionando-as, às sensações corporais provocadas pela sua prática no que se refere à melhoria da qualidade de vida, além de possibilitar elaboração, coletivamente, normas de convívio familiar, que viabilizem a participação de todos, na vivência das ginásticas, resgatando o conhecimento histórico sobre as mesmas enquanto processo de evolução humana.

Com isso nossa Trilha de Aprendizagem tem como possibilidade reconhecer e vivenciar diferentes práticas corporais de aventura urbanas, em evidência na comunidade escolar, valorizando a própria segurança e integridade física, identificaando os riscos durante a realização de práticas corporais de aventura urbanas, respeitando limites e possibilidades, e apontar estratégias para sua superação.

No primeiro momento será abordado, um Plano de Aula sobre Práticas corporais de aventura, Le parkour (histórico, locais de prática, conhecimento corporal, movimentos básicos de equilíbrio e aterrissagem, rolamentos) e em seguida será trabalhado também o conteúdo : Saberes da ginástica (A história da Ginástica) Ginástica e desenvolvimento humano (Atividade física, saúde, lazer e qualidade de vida), com o conteúdo sobre os Fundamentos da aptidão física (práticas de capacidades físicas).

Dentro desta perspectiva buscamos realizar leituras de periódicos, livros, artigos, blogs, pesquisas de pesquisadores, reportagens, filmes e material de estagio, pois neste momento são todos esses materiais que irão subsidiar nossa Trilha de Aprendizagem, fornecendo fundamentação teórica para construção do processo de ensino-aprendizagem.

INFORMAÇÕES SOBRE A TEMÁTICA ESCOLHIDA

Temática, área de concentração, palavras-chave, nome do programa de extensão, nome do projeto de extensão, produto virtual apresentadas no Projeto de Estágio.

Temática: Metodologias   de   ensino   e   aprendizagem   de Educação Física.

Área de Concentração: Metodologias e Estratégias de Ensino e Aprendizagem

Palavras-chave:  Trilha Pedagógica. Prática pedagógica. Tecnologias.

Programa de Extensão: Metodologias e Estratégias de Ensino e Aprendizagem

Projeto de Extensão: Praticas Pedagógicas na Educação Básica, em tempos de Pandemia e Aulas Remotas.

Produto Virtual: Trilha da Pedagógica.

MATERIAIS ENCONTRADOS PARA A CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO

Utilize informações de sites/blogs, Portal do Professor (MEC), YouTube, Plataforma de Periódicos da Capes, Domínio Público, Curta na Escola (filmes) entre outros.

Insira os links dos achados na busca virtual (referência)

Livros - BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (Versão Final). Ministério da Educação, Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: . Acesso em: 03 Outubro  2020.

               BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017

               COLETIVO DE AUTORES – Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez,1992.

E-books - CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI – UNIASSELVI. Resolução n. 019-C. Aprova a Política de Extensão do Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Indaial, 18 de abril de 2018.

Imagens - https://impulsiona.org.br/

Vídeos- https://www.youtube.com/playlist?list=PL6LotlFZcH3optOxZVCEbbiFJfhxyh_ZG

             

             https://www.youtube.com/watch?v=ejfJ8iJmo68

Curta-metragem -  https://www.youtube.com/watch?v=ejfJ8iJmo68

Artigos - https://cref1.org.br/educacao-fisica/artigo-milena-varella-atividade-fisica-em-tempos-de-pandemia/

                https://www.confef.org.br/confef/comunicacao/revistaedf/4666

Reportagens - https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/opiniao/2020/09/sedentarismo-em-tempos-de-pandemia.html

https://www.agorams.com.br/professores-de-educacao-fisica-da-escola-do-sesi-de-tres-lagoas-desdobram-se-com-aula-remota/

Mapas -  https://impulsiona.org.br/

Folders - https://impulsiona.org.br/

Cartilhas -  1. Caderno de rotina zen para os dias em que o melhor a fazer é ficar em casa! – instituo impulsiona.

                   2. Caderno de rotina de jogos e brincadeiras para os dias em que o melhor a fazer é ficar em casa! – instituo impulsiona.

                  3. Caderno de rotina esportiva para os dias em que o melhor a fazer é ficar em casa! – instituo impulsiona.

Podcasts - https://jornal.usp.br/podcast/usp-analisa18-pesquisadores-analisam-saude-mental-e-pratica-de-atividade-fisica-durante-pandemia/

Lives – Uniaselvi – Orientações.

             https://www.youtube.com/watch?v=CIbTecZBbCA

             https://www.youtube.com/watch?v=Xf33Xer36LU 

Sites - https://impulsiona.org.br/exercicio-em-casa/

           https://domsilverio.mg.gov.br/aulas-remotas-de-educacao-fisica/

           https://jornadaedu.com.br/praticas-pedagogicas/como-montar-um-plano-de-aula-de-educacao-fisica-em-casa/

Software Educativo -

Outros -  https://www.sed.ms.gov.br/

               https://www.educacao.sp.gov.br/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (210.4 Kb)   docx (116.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com