TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE QUIMICA

Por:   •  3/12/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.898 Palavras (8 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 8

QUIMICA GERAL

INTRODUÇÃO:

Há séculos a química vem auxiliando o mundo em sua evolução, quer seja em seus testes ou em suas criações. Com o tempo foi se criando métodos eficientes e capazes de analisar e determinar a pureza ou quantidade de determinada matéria. Esses métodos ajudaram e ajudam até hoje os setores industriais e laboratoriais. (David S. Hage- James D. Carr, 2012)

As manipulações químicas em laboratório são essenciais para estudo e conhecimento de substâncias, suas características e finalidade. Podemos diferenciar dois métodos de pesquisas, método quantitativo e qualitativo, sendo assim podemos afirmar que o método quantitativo estabelece a quantidade de uma ou mais substância em termos numéricos. Já o método qualitativo revela a identidade química presente na amostra, lembrando que um método complementa o outro. (David S. Hage- James D. Carr, 2012).

As propriedades químicas são aquelas que caracterizam quimicamente as substâncias (Mendes, 2005). Vale destacar que reações químicas são as transformações que as matérias sofrem para produzir outros materiais.

Há evidência de que uma reação química ocorreu, quando caracterizamos as seguintes reações: fusão, solidificação, vaporização, condensação e/ou liquefação e sublimação. A mistura de componentes se classifica como homogêneo que possui uma única fase e heterogêneo que possui duas ou mais fases.

Fases essas que podemos classificar como substâncias;

- Substâncias Simples: todas as matérias formam um único elemento químico.

- Substâncias Compostas: formam dois ou mais elementos químicos diferentes.

- Substâncias Puras: conjuntos de moléculas que apresentam suas propriedades inalteradas do início ao fim. (Paulo Christoff, 2015)

É valido lembrar que as amostras que serão usadas para o estudo quantitativo ou qualitativo devem ser devidamente pesadas ou medidas usando sistema internacional de Unidades (SI), as amostras devem ser devidamente selecionadas e separadas para o estudo. (David S. Hage- James D. Carr, 2012)

Por fim podemos afirmar que as boas práticas de laboratório podem ser consideradas como um conjunto de diretrizes que promovem o trabalho e a conduta em laboratório. Um dos principais propósitos das boas práticas em laboratório é garantir que os resultados sejam uma representação valida da amostra manipulada. (David S. Hage- James D. Carr, 2012)

AULA 1- ROTEIRO 1

Nesta primeira aula tivemos como principal objetivos aprender as principais vidrarias e suas funções, algumas delas são:

• BEQUER: dissolução

• ERLENMEYER: titulação e quantificação

• PIPETA PASTEUR: prepara soluções sem muita precisão

• PROVETA: precisão intermediaria

• BURETA 50ML: precisão

• VIDRO DE RELÓGIO: pesar matéria

• FUNIL DE SEPARAÇÃO: separar dois líquidos imiscíveis

• ALMOFARIZ: redução de tamanho de partícula

• PEPETA VOLUMETRICA 10ML: volume fixo

• PIPETA GRADUADA 20ML: volume variável

• FUNIL DE BUCHNER: filtração com a utilização do kitassato

• CADINHO DE PORCALANA: usa-se na mufla pois aguenta alta temperatura

• PLACA DE PETRI: cultura de bactérias

• LÂMINA: estudos no microscópio

• CALICE GRADUADO: Utilizado em exames parasitológicos

• CONDENSADOR- Extrair algo na forma gasosa – purificação/extração

Entendemos que quanto maior a “boca” da vidraria menor sua precisão e as vidrarias precisas não podem ir em temperaturas altas, pois podem perder sua forma de origem.

Ao pipetar aprendemos encaixamos a ponta da pipeta e a observar o menisco para a quantidade de material coletado seja exata, e ao pipetar sempre devemos pedir na altura dos olhos:

Técnica dos três estágios, essas são:

1- Aspiração

2- Desprezar o material

3- Dar o segundo click para a liberação total do material coletado.

Após alguns testes de manuseio e conhecimento dos equipamentos laboratoriais e as materiais distribuídas na bancada, fizemos o preparo de solução, seguindo o roteiro ajustamos a balança, preparamos o papel, pesamos o papel e clicamos em tare para zerar a balança, adicionamos 0,9 de NaCl com auxílio da espátula, transferimos o material pesado para o béquer, em seguida limpamos o papel com água destilada para não ficar nenhum resquício da matéria, haja visto que o experimento era quantitativo então precisava ser exato. Após a lavagem completamos com água destilada com o auxílio da proveta até chegar aos 100ml, homogeneizamos a solução, chegando ao resultado de solução fisiológica ou soro fisiológico.

AULA 2- ROTEIRO 1

Ao absorve energia térmica os elétrons mais externos “saltam” para níveis superiores, ao retornarem para seus níveis originais eles liberam energia luminosa. Com base na explicação acima pudemos fazer o experimento utilizando o bico de Bunsen e a alça de platina. Utilizando a água destilada para aderir alguns metais na alça de platina, e em seguida aquecendo a mesma, pudemos notar as chama de coloração diferente em cada metal utilizado, esses são:

- CLORETO DE BARIO- BaCl2: coloração alaranjada

-SULFATO DE COBRE- CuSO4: coloração roxa, azul e verde

- CLORETO DE ESTRÂNCIO- SnCl₂: coloração vermelha e laranja

Figura 1- teste de chama (acervo próprio)

AULA 2- ROTEIRO 2

Nesta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com