TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE RECURSOS HUMANOS ATPS

Casos: RELATORIO DE RECURSOS HUMANOS ATPS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  847 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório

Como foi solicitado na ATPS após ler, pesquisar e debater com o grupo sobre matérias em revistas e pela internet sobre a Moderna Gestão de Pessoas e assistir o filme Tempos Modernos podemos retratar um paralelo bem objetivo e claro das duas realidades e as mudanças organizacionais.

Começamos o nosso relatório retratando então o século xx que seria onde o filme de Tempos Modernos se encaixa, vimos que o começo do filme começa com os trabalhadores sendo comparados com ovelhas e os gerentes por sua vez como capatazes. E essa comparação era feita , pois eles deveriam fazer os trabalhadores render o Maximo em termos físicos, onde vimos que em certas horas do dia, era aumentada a velocidade da produção para que os trabalhadores produzissem em grande escala. O Gerente voltando ao comparativo era um capitão do mato moderno que tinha interesse de regular a produção a base de coerção física e psicóloga e na época esta tática era a melhor de todas pois não havia um numero significativo de empresas concorrentes. Os trabalhadores na época, não tinham benefícios e tão pouco algum setor na própria empresa que cuidassem dos seus trabalhadores.

Agora retratando um paralelo entre as duas realidades iremos falar sobre a Moderna Gestão de Pessoas que vem passando por mudanças. Uma das grandes transformações foi principalmente na relação das pessoas pois onde somente o capital econômico era valorizado passou- se a valorizar o capital humano. As expressões RH ou Gestão de Pessoas atualmente preocupa-se não somente com a produção mas com objetivo de prover um processo de melhoria contínua e extrair o máximo de produtividade e efetividade de seus colaboradores, políticas que vão desde reformulações nas relações de trabalho até mudanças de abordagem em relação aos papéis desempenhados – do operacional para o estratégico – passam a ser de fundamental importância para que exista sinergia entre a gestão do capital intelectual advindo de seus colaboradores e os desafios organizacionais decorrentes do cenário competitivo, preocupando –se também com os colaboradores. Essa área consiste em varias atividades tais como, descrição e analise de cargos, planejamento de RH, recrutamento, seleção, orientação, avaliação do desempenho, remuneração, treinamento e desenvolvimento, relações sindicais, segurança, saúde, bem estar. A ARH refere-se às políticas e práticas necessárias para se administrar o trabalho das pessoas. Basicamente: Agregar pessoas, ou seja, inseri-las no processo.Aplicar pessoas – orientar e acompanhar as pessoas, avaliando seu desempenho.Recompensar as pessoas - Salários, prêmios, benefícios e serviços sociais; Desenvolver pessoas – Treinamentos Manter pessoas – dar suporte para que as pessoas se sintam bem dentro da organização Monitorar pessoas – acompanhar e controlar as atividades das pessoas. Identificando a atividade organizacional que “cuida de gente”; a partir do ano de 1950 a gestão de pessoas começou a tomar face do que realmente é, sendo responsável pelo treinamento e melhoria da qualidade de vida no trabalho, pois o trabalhador começou a ser visto de outra forma, não como custo, como já foi citado mas ativo que irá trazer resultados para a organização o que será o diferencial competitivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com