TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS RECURSOS HUMANOS

Trabalho Universitário: ATPS RECURSOS HUMANOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  662 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

O mundo dos negócios está mudando e nos dias atuais é de fundamental importância para as organizações planejar a área de Recursos Humanos, pois o ambiente empresarial está cada vez mais exigente, rigoroso e competitivo. As empresas que seguem modelos de gestão ultrapassados, sem nenhum efeito estratégico ou não agregam valor algum para a organização, estão começando a analisar seus procedimentos e se adaptando aos novos tempos.

O setor de Recursos Humanos abrange o conjunto de técnicas e instrumentos que permitem às organizações atrair, desenvolver e segurar seus talentos humanos. As mesmas precisam adequar-se às necessidades humanas, de forma integrada, sejam elas clientes, proprietários, fornecedores, colaboradores ou dirigentes.

O equilíbrio dinâmico entre todas as áreas da empresa e do ambiente passa a ser fundamental, pois as mudanças estão ocorrendo de forma rápida e ágil o que faz com que a organização busque se adaptar a esses novos cenários para que possa se manter competitiva no mercado.

Em face do contexto ora vivenciado pelas organizações o presente estudo propõe uma análise da organização, seu ambiente e estrutura de trabalho como alicerce para a implantação de um setor de Recursos Humanos.

O setor de Recursos Humanos desenvolve suas atividades conforme o modelo de gestão de departamento de pessoal. A empresa tem um departamento de pessoal o qual realiza toda parte burocrática do setor. As atividades desenvolvidas por este setor são: recrutamento e seleção de pessoal, registro de pessoas, estatísticas de pessoal, administração de salários e benefícios, processamento de folha de pagamento, negociações coletiva com sindicato, acompanhamento dos processos na justiça do trabalho, lançamentos contábeis e custos coletivos a este setor.

Segundo Stoner e Freeman (1999), a administração de recursos humanos tem a função da administração que lida com recrutamento, colocação, treinamento e desenvolvimento dos membros da organização, que auxilia administradores a como garantir à organização um fornecimento apropriado de empregados competentes.

A administração de recursos humanos tem como objetivo, de acordo com Chiavenato (2003) a integração do trabalhador dentro da organização e o aumento de sua produtividade.

Portanto, à medida que se entenda que os objetivos humanos e organizacionais são equiparados e não antagônicos, a tarefa será facilitada e todos assumirão com maior naturalidade a necessidade de modificar-se, para que a organização se modifique como um todo.

Tendo em vista alcançar as transformações necessárias, não adotando uma simples atitude reativa, mas, sobretudo, “proativa”, em face das ameaças do ambiente, prever as dificuldades e antecipar-se a elas, promovendo a tempo as mudanças necessárias, dá às organizações a possibilidade de gerenciar as mudanças, em lugar de simplesmente serem gerenciadas por elas, como vítimas passivas dos desafios (CHIAVENATO, 2003).

Em resumo, Chiavenato (2003) diz que os recursos humanos não estão somente dentro da área de administração de recursos humanos, mas principalmente, alocados nos diversos órgãos da organização e sob a autoridade de diversos chefes ou gerentes, assim, cada chefe ou gerente é o responsável direto por seus subordinados. A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com