TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Recursos Humanos

Trabalho Universitário: Atps Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  2.141 Palavras (9 Páginas)  •  645 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução.

Nos tempos modernos, os processos produtivos se baseavam na parceria, onde cada parte contribuirá como pode. Em algumas organizações os colaboradores são vistos como desenvolvedores de conhecimento.

O processo de Gestão de Pessoas se compõe em varias atividades: descrição e analises de cargos, planejamento de RH, recrutamento, seleção, orientação, avaliação do desempenho, remuneração, treinamento e desenvolvimento, relações sindicais, segurança, saúde, bem estar, etc.

Alguns processos que foram citados acima são dependentes um do outro, e devem ser tratados de forma a se complementarem. A importância hoje esta em praticas de organização, onde juntam forças para se chegar ao resultado esperado por todos: pessoas e organizações funcionando como uma equipe.

Os colaboradores, no contexto organização, estão tendo que aprender rapidamente a optar em aceitar a transformação e os desafios impostos, diariamente por esta gestão moderna. Enfim, gestão de pessoas é o “cargo” gerencial que implica a cooperação dos colaboradores que atuam nas organizações para o êxito nos objetivos tanto profissionais quanto individuais.

Relatórios entre o filme Tempos Modernos e A Moderna Gestão de Pessoas.

De inicio, definição do assunto: Gestão de pessoas – “Conjunto de políticas e praticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho”. Fisher e Fleury (1998)

Podemos ver que no filme de Charles Chaplin “Tempos Modernos”, a obrigação dos colaboradores em fazer seu trabalho sem parar, era essencial independente se os mesmos sentissem fome, dores, cansaço ou qualquer outro tipo de reação que o trabalho incessante poderia causar. Independente de qualquer coisa, o que mais importava para a empresa era faturar.

Porém a prioridade era recuperar a economia abalada pela crise combatendo seu principal problema social: o desemprego.

Já o processo de Gestão Moderno de Pessoas se compõe em varias atividades: Descrição e analise de cargos, planejamento de RH, recrutamento, seleção, orientação, avaliação do desempenho, remuneração, treinamento e desenvolvimento, relações sindicais, segurança, saúde, bem estar, etc. Neste novo processo de gestão o conhecimento e o potencial humano são a grande vantagem para a organização se manter no mercado. As organizações que estão praticando ou se adequando a Gestão de Pessoas, onde todos os colaboradores (fornecedores, clientes, funcionários) são tratados como parceiros têm mais chances de se manter no mercado e alcançar seus objetivos.

Na moderna Gestão de Pessoas, os colaboradores constituem o mais importante recurso das organizações. O desenvolver dessa nova ação é representado pela intima interdependência das empresas e dos colaboradores. O relacionamento entre eles, antes considerado competitivo, hoje é baseado na solução do tipo ganha-ganha.

Ela é caracterizada pela participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento do bem mais valioso de uma empresa, o empregado que nada mais é do que as pessoas que a compõe e as faz enriquecer. O que não acontecia na antiga gestão de pessoas, onde seus limites de trabalho não eram respeitados, e seus superiores apenas pensavam em enriquecer e manter a indústria funcionando.

Descrição da empresa.

O McDonald’s é a maior e mais conhecida empresa de serviço rápido de alimentação do mundo. Presente em 119 países através de operações próprias ou franquias, a marca atende diariamente a mais de 64 milhões de clientes, que fazem suas refeições em mais de 33 mil restaurantes.

Desde agosto de 2007, após uma mudança estratégica da companhia, a licença exclusiva para operar a marca McDonald’s na América Latina foi concedida a Arcos Dourados, uma empresa de capital 100% latino – americano, que assim se tornou a maior franquia da marca em todo o mundo e a maior operadora de restaurantes da America Latina. Essa mudança trouxe os maiores desafios e mais investimentos para a expansão da rede. A Arcos Dourados fechou o ano de 2011 como uma das cinco maiores empregadoras da America Latina, com mais de 86 mil funcionários diretos, e operando mais de 4 mil pontos de vendas, em 20 países ( Argentina, Aruba, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Curador, Equador, Guadalupe, Guiana Francesa, Martinica, México, Panamá, Peru, Porto Rico, Saint Thomas, Saint Croix, Trindad y Tobago, Uruguai e Venezuela).

Em 2011 a Arcos Dourados atingiu o maior faturamento anual obtido pela marca McDonald’s desde que foi aberto o primeiro restaurante latino-americano em Porto Rico, há 42 anos. As vendas liquidas superaram os US$ 3,65 bilhões, atendendo a mais de 4 milhões de clientes por dia. Com esse resultado, a Arcos Dourados consolidou-se, como uma das 100 maiores empresas privadas da América Latina já em seu primeiro ano de operação.

O Brasil é um mercado estratégico para a empresa, pois representa quase 50% de suas vendas. A Arcos Dourados Brasil obteve em 2011 um faturamento de R$ 1,9 bilhões com mais de 1.400 pontos de vendas distribuídos por 24 estados.

A Arcos Dourados ocupa o posto de um dos maiores empregadores também no Brasil, com mais de 50 mil funcionários, que atendem diariamente a mais de 1,6 milhão de clientes. Segundo um estudo da Fundação Getúlio Vargas realizado por conta dos 30 anos de operação da marca McDonald’s no Brasil, esse contingente corresponde a quase 4% do total de funcionários com carteira assinada de todo o setor de alimentação do Brasil. O mesmo estudo ressalta que os empregos da Arcos Dourados são totalmente formais, diferentemente do universo do setor brasileiro de alimentação, no qual 54% dos empregos não têm registro em carteira.

Por ter cerca de 90% de seu quadro de funcionários formado por jovens (mais de 35 mil), a Arcos Dourados é considerada a maior empregadora de jovens do Brasil. E a maioria deles vive sua primeira experiência profissional na empresa. Não é por acaso que a Arcos Dourados é hoje um reconhecido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com