TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO PARCIAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Por:   •  10/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.592 Palavras (11 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 11

JOÃO CARLOS DA SILVA SANTOS

RELATORIO PARCIAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

COARI – AM

2019[pic 3]

JOÃO CARLOS DA SILVA SANTOS

RELATORIO PARCIAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Relatório parcial de Estágio Supervisionado I apresentado como requisito para acompanhamento e avaliação no componente curricular Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura em Física (EAD) do Instituto Federal de Educação, Ciências e tecnologias do Amazonas – IFAM.

Orientador IFAM: Prof.: José Francisco Aparecido Braga

Assinatura Do Orientador IFAM: _____________________________________

COARI – AM

2019[pic 4]

SUMÁRIO

Introdução        03

1. Desenvolvimento Do Estágio        04

1.1. Ambiente na Escola        05

1.2. Estrutura Física da Escola        06

1.3. Observação Participação em Sala de Aula        07

1.4. Trabalho Pedagógico Coletivo        08

Considerações Finais        11

Referências Bibliográficas        13

[pic 5]

INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado consiste no princípio da oportunidade oferecida aos estudantes para que possam vivenciar o conteúdo teórico adquirido em sala de aula e obter novos conhecimentos, o mesmo proporciona uma maior compreensão dos conteúdos abordados pelo curso, além da reflexão e futura confirmação sobre a área de atuação do profissional.

Tal princípio insere-se de maneira pertinente na formação de profissionais da educação, os quais lidam com os instáveis e complexos contextos escolares. Portanto, atribui-se ao estágio supervisionado, previsto pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB 9394/96, o fundamental papel de articular o conhecimento científico advindo da universidade à realidade do cotidiano escolar, promovendo, então, a capacitação de futuros professores.

O processo de ensino e aprendizagem ocorre de em diversos contextos sociais e envolvem vários fatores teóricos e práticos de forma que:

Toda a teoria deve ser feita para poder ser posta em prática e toda a prática deve obedecer a uma teoria. Só os espíritos superficiais desligam a teoria da prática, não olhando a que a teoria não é senão uma teoria da prática, e a prática não é senão a prática de uma teoria. Na vida superior a teoria e a prática completam-se. Foram feitas uma para a outra. (PESSOA, 1926, s/p)

Nessa perspectiva o presente trabalho apresentara o resultado da observação e regência realizada durante o estágio supervisionado I realizado na Escola Municipal Indígena Claudino Marinho Anaquiri, buscando de forma coerente observar fatores, tais como: metodologia praticadas pelo educador no ambiente escolar, buscou-se identificar também os problemas que prejudicam o processo de ensino e aprendizado dos discentes para que de forma coerente fosse elaborado técnicas e metodologias para contribuir no processo de ensino dos estudantes.

O presente relatório divide-se em quatro partes fundamental. A primeira, desenvolvimento do estágio que discorrerá sobre as ações efetivadas com as informações das observações e a atuação referente ao estágio.  Na segunda parte constara o relato da ambientação da escola, seus espaços de atendimento aos educando e educadores. O terceiro relatara a observação e atuação em sala de aula mostrara as facilidades dificuldades encontradas nesse ambiente de aprendizagem.

Por fim a quarta parte que enfatizará no trabalho pedagógico realizado no ambiente escolar, de como tal trabalho estar sendo realizado se de forma coletiva ou individual e proporcionar uma nova metodologia de forma coerente e eficaz para os alunos.

1. DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO

O estágio supervisionado I, de observação e regência foi realizado na escola Municipal Indígena Claudino Marinho Anaquiri no primeiro semestre de 2019, nas turmas 6º e 7º e 8º e 9º ano do ensino fundamental e teve como objetivo a metodologia dos professores regentes, e após realizar a regência dando continuidades nos conteúdos a partir do plano de ensino.

Esse momento observou-se uma série de fatores que dificulta a aplicabilidades de metodologias eficazes e inovadoras. Tais fatores cito com: turma multe seriadas, ausência dos mediadores que falta com frequência, falta de matérias didáticos, ineficiência do transporte escolar a falta de compromisso de alguns educadores e a falta de participação das famílias.

Mediante as problemáticas citada acima buscou-se junto com a escola e o professor titular mecanismo e propostas metodológicas que possibilitasse o aprendizado mais proveitosa para os educandos. Durante o estágio foi proposto para turmas novas experiências e novas intervenções pedagógicas com novas atividades.

Essas novas atividades trouxeram novas perspectivas para os alunos. Com a aplicação das aulas práticas foi possível visualizar as dificuldades enfrentadas no processo de ensino e aprendizado e nas aplicabilidades de novas metodologias em sala de aula. Durante as intervenções houve mudanças no comportamento dos alunos em relação aos livros e seus conteúdos, levando questões e debates antes nunca despertado, principalmente com os aprendizes mais tímidos.

Com aplicação de novas atividades percebeu-se é possível alcançar um índice elevado de aproveitamento dos educandos e auxilia-los no seu processo de ensino e de seu desenvolvimento e formação humana, e que as práticas pedagógicas diferenciadas e com intencionalidade é possível de transformar as nossas escolas e elevar a qualidade do ensino de maneira sólida e pratica.

No que tange as problemáticas pedagógicas da escola é notável o uso de metodologias com ênfase apenas no copiar do quadro para o caderno e a leitura, criação e raciocínio logico fica sempre em último plano, tanto em alguns educadores quanto na maioria dos alunos, dificultando no processo de aprendizagem dos educandos. Foi notável durante as observações que os aprendizes estão desmotivados nas salas de aula, algumas propostas de conteúdo da escola não trazem significados. Fica claro que os mesmos veem a educação como uma obrigação institucional e não como prazer o que seria ideal para s nossas crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (444.4 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com