TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Desfavelização de Brás de Pina no Rio de Janeiro

Por:   •  14/5/2017  •  Artigo  •  1.237 Palavras (5 Páginas)  •  988 Visualizações

Página 1 de 5

FAVELA BRÁS DE PINA – RIO DE JANEIRO

Avenida Brasil em 1965

[pic 1]

CONDICIONANTES SOCIAIS

A desfavelização de Brás de Pina no Rio de Janeiro, surge em um contexto de política habitacional marcado por remoções no Brasil. Foi um dos primeiros projetos participativos a ser de fato executado, iniciado por uma mobilização popular dentro do contexto da Ditadura Militar (1964-1985) e executado por gestores estatais. Foi um marco dentro da história do urbanismo por ser um projeto de urbanização participativo, e não a construção de um conjunto habitacional.

Em 1965, os moradores da favela Brás de Pina, após o anúncio de despejo por conta do Estado, se organizaram em torno da associação de moradores para desenvolver um plano de urbanização, financiado pelos próprios habitantes. A contratação dos arquitetos (que nesta época ainda eram estudantes) ocorreu por meio do contato com a Federação das Associações de Favelas do Estado da Guanabara (FAFEG). Alguns destes arquitetos formam a empresa de associados QUADRA futuramente, a qual foi contratada para o projeto oficialmente junto a CODESCO.. 

O governo de Negrão Lima (1965-1970), último governador eleito durante a Ditadura Militar no Rio de Janeiro, trouxe propostas populares que opunham às ações de Carlos Lacerda (Governador antecessor que tinha ações higienistas, como erradicação de algumas favelas cariocas).

Foi criada na gestão de Negrão a Companhia de Desenvolvimento de Comunidades (CODESCO), que desenvolve um Grupo de Trabalho em conjunto com a QUADRA, Assim, a urbanização da favela passa a ser financiada e sistematizada pelo Estado.  A realização do plano de urbanização ocorre através da aproximação das empresas com os moradores, considerando os saberes e vontades da população, assim como os conflitos entre os agentes envolvidos (como as ações especulativas que começam a surgir por parte dos moradores, duramente criticada pelos funcionários da CODESCO)

RELAÇÃO COM O ENTORNO

PROCESSO DE URBANIZAÇÃO E ETAPAS SEGUIDAS

A urbanização da favela se dá em 1969. A favela que existia na beira da Avenida Brasil, desde em 1965. Essa favela, que se estendia em torno do Rio Irajá, e parte da Baía de Guanabara, ainda não aterrada; sofreu obras de 'desfavelização' ou de certa forma foi 'melhorada'.

O primeiro passo foi desapropriar dois terrenos que estavam vazios situados entre a favela e a Avenida Brasil.

Brás de Pina era cercada por galpões, um conjunto habitacional, um riacho e um enorme de pântano no meio da favela. Na área de pântano as casas eram de palafitas

A construtora que iniciou o processo na época começou fazendo um reticulado de ruas nesses terrenos que estavam vazios. As ruas, por exemplo, não tinham os mesmos 7,5m como no resto da cidade, foram projetadas com a ideia somente de passar um “caminhão de bombeiro” como dito por um antigo membro da prefeitura entrevistado na época. O riacho que chegava em meio a favela, foi desviado até o Rio Irajá, o que em consequência deste desvio a região secou e foi feito o processo de drenagem profunda e foi implantada uma praça nesta área.

O processo de desmonte dos barracos foi aceito normalmente pelos moradores, os quais faziam isso por processo de mutirão. Depois do desmonte, quem efetuou todo o restante do processo foi a empresa Codesco. O passo seguinte foi pegar os moradores de um determinada parte da favela e transferir para a área urbanizada e assim por partes da favela até que toda a área estivesse urbanizada.

A escolha dos lotes era toda feita por sorteio. Mas nada definitivo. As famílias que tinham mais afinidade ficavam juntas.

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]

Divisa dos Bairros de CordovilPenha CircularVila da PenhaIrajá e Vista Alegre.  Fonte : Prezi

  • Brás de Pina é um bairro da Zona da Leopoldina na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro.
  • Seu IDH, no ano 2000, era de 0,835 - o 63º melhor da cidade do Rio de Janeiro.
  • Faz divisa com os bairros de CordovilPenha CircularVila da PenhaIrajá e Vista Alegre. Tem como ruas principais a Bento Cardoso, Guaporé, Itabira, Avenida Arapogi e Antenor Navarro.

[pic 9]

Localização do Entorno

Fonte: http://www.cronologiadourbanismo.ufba.br/apresentacao.php?idVerbete=1565

[pic 10]

Plano de Urbanização

Fonte: http://www.cronologiadourbanismo.ufba.br/apresentacao.php?idVerbete=1565

A urbanização da favela se dá em 1969. A favela que existia na beira da Avenida Brasil, desde em 1965. Essa favela, que se estendia em torno do Rio Irajá, e parte da Baía de Guanabara, ainda não aterrada; sofreu obras de 'desfavelização' ou de certa forma foi 'melhorada'.

Plano de Urbanização se deu a partir de uma praça central onde antes era um pântano e um eixo secundário proveniente de uma rua já existente.

[pic 11]

Esquema de Remanejamento Fase I

Fonte: http://www.cronologiadourbanismo.ufba.br/apresentacao.php?idVerbete=1565

O esquema de remanejamento na su fase inicial acontece a partir da transferências dos barracos para uma área vazia preparada para ser ocupada.

[pic 12]

Esquema de Remanejamento Fase II

Fonte: http://www.cronologiadourbanismo.ufba.br/apresentacao.php?idVerbete=1565

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (549.1 Kb)   docx (2.2 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com