TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

Por:   •  11/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.874 Palavras (12 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

POLO:

3ª SÉRIE

ADRIANE FABRICIO DA SILVA

RA:3092183600

RELATÓRIO FINAL

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA (PROINTER III)

TUTOR(A) A DISTANCIA: CAMILA A.BUBA NAHAS

BRASÍLIA - DF

2017.1

ADRIANE FABRICIO DA SILVA

RELATÓRIO FINAL PROINTER III

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÍBLICA

DISCIPINAS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, CONTABILDADE BÁSICA, TEORIA POLÍTICA, MATEMÁTICA FINANCEIRA E FINANÇAS PÚBLICAS

Trabalho de Conclusão do Projeto Interdisciplinar do Curso Tecnologia em Gestão Pública. da Uniderp, como requisito  à obtenção de nota do Prointer III

Orientador (a): Tutor(a) Camila A. Buba Nahas

RESUMO

O trabalho a seguir, apresenta um Programa de Desenvolvimento Sustentável, para o Município de Alto Paraíso de Goiás, através de um Plano Plurianual, somado com os benefícios que este plano trará para a população.  O programa sobretudo visa, analisar a contribuição das políticas de sustentabilidade juntamente com a eficiência econômica do município, obedecendo a Lei de Responsabilidade Fiscal, tentando ir de encontro com os órgãos reguladores de controle, como Ministério Público e Tribunal de contas.  Todo Gestor Público deve voltar a sua atenção para o bem estar social da sociedade, conhecendo os principais pilares da administração pública para ser capaz de aplicar no seu dia a dia, administração essa que é formada por servidores profissionais, mantidos com recursos públicos e encarregada das normas sociais e ações necessárias à gestão pública. Sendo assim, pensaremos então, numa Gestão Pública Municipal mais transparente e participativa, finalizando com os principais benefícios que o programa trará ao município e seus cidadãos.


  1. Sumário

1 INTRODUÇÃO        5

2        RELATÓRIO PARCIAL – Planejamento do trabalho de campo e levantamento de dados        6

2.2        Relatório Parcial        6

4.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

5. REFERÊNCIAS        14

6        ANEXO I        15


1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa demonstrar um Programa de Sustentabilidade no Município de Alto Paraíso de Goiás, através de um PPA.

O desenvolvimento de um PPA (PLANO PLURIANUAL), é um planejamento que objetiva a Política Fiscal, de um município, estabelecendo diretrizes e metas compatíveis com as políticas sócias e econômicas.

No setor público, o PPA é a principal ferramenta de médio e longo prazo que permite ao gestor público o planejamento das ações do seu município e investimentos que serão realizados, tendo como objetivo principal o equilíbrio econômico.

O PPA está previsto no Artigo 165 da Constituição Federal, o documento sistematiza as diretrizes, objetivos, metas e resultados que a gestão pública pretende alcançar em um determinado período, resultando assim, na transparência da gestão fiscal pelo ministério público e tribunal de contas em todos os instrumentos relativos a planejamento, execução e controle, levando à transparência fiscal.

A partir do PPA, outras duas leis orçamentárias, previstas na constituição, são elaboradas: Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual( LOA).

O conjunto destas leis orçamentárias é fundamental para a eficiente e eficaz gestão do administrador público e consequente monitoramento dos resultados, pelos órgãos reguladores.

Em 1981 começam as obras do Projeto Paraíso, com investimento do governo estadual, pertencente ao Plano de Desenvolvimento Integrado destinado a transformar a Chapada dos veadeiros em pólo turístico e de produção e industrialização de frutas. Logo veio a criação da GO 239, em 1982, portanto, a sustentabilidade e o desenvolvimento social, já vêm ganhando destaque na agenda política do município ao longo dos tempos, diante desta nova realidade, entendemos que a sustentabilidade deve se agregar nas dimensões políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais, de modo a integralizar todas as esferas para um política pública de qualidade voltada ao bem estar social.

Traçaremos o PPA 2017/2020 de acordo com a LEI 936, 28/06/2016, que dispões sobre as diretrizes gerais para a elaboração da lei orçamentária  de 2017.

De acordo com a LEI 936/2016, de 28 de junho de 2016.

Art. 1° - Esta lei institui o Plano Plurianual para o quadriênio 2017/2020, em cumprimento ao disposto no art. 165, parágrafo primeiro, da Constituição Federal, na forma nos anexos que acompanham esta Lei.

Art.  3º - As codificações de Programas e Ações deste Plano será observadas nas Leis de Diretrizes Orçamentárias anuais e nos projetos que os modifique.

  1. RELATÓRIO PARCIAL – Planejamento do trabalho de campo e levantamento de dados

  1.  Relatório Parcial

Razão Social do Órgão: Prefeitura Municipal de Alto Paraíso de Goiás

Alto Paraíso de Goiás, segundo fonte do IBGE, a população está estimada em 7 328 hab. IBGE/2016

Localização: A prefeitura de Alto Paraíso de Goiás, que é um município brasileiro, está localizada no Nordeste do estado, na Praça do Centro Administrativo, número 1 - Centro, Alto Paraíso de Goiás - GO, 73770-000do de Goiás.

A cidade está situada na Chapada dos Veadeiros, estado de Goiás.

Quantidade de Funcionários: 238 funcionários

Secretarias:

Secretaria Municipal de Administração e Finanças

Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico

Secretaria Municipal da Rede de Proteção Social, Habitação e Projetos Especiais

Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento

Secretaria Municipal de Educação

Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos

Secretaria Municipal de Controle Interno

Secretaria Municipal de Previdência Própria

Secretaria Municipal de Comunicação

Secretaria Municipal de Administração do Distrito de São Jorge

Secretaria Municipal de Meio Ambiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (435.8 Kb)   docx (255.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com