TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA (PROINTER II)

Por:   •  22/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.347 Palavras (14 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

POLO: VALPARAÍSO-GO

2ª SÉRIE

JEAN FILIPE RODRIGUES DE OLIVEIRA        RA 3058147255

RELATÓRIO FINAL

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA (PROINTER II)

TUTOR (A) A DISTANCIA: PATRIK KELVER MARÇAL SIQUEIRA

VALPARAÍSO/GO

2016.2

JEAN FILIPE RODRIGUES DE OLIVEIRA        

RELATÓRIO FINAL PROINTER II

IMPLANTAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA)

Trabalho de Conclusão do Projeto Interdisciplinar do Curso Tecnologia em Gestão Pública da Uniderp, como requisito parcial à obtenção de nota do Prointer II.

Orientador (a): Tutor (a) a distância Patrik Kelver Marçal Siqueira.

VALPARAÍSO/GO

2016.2

RESUMO

Um supermercado jovem, moderno e com visão de futuro, este é o alvo deste projeto de implantação de um Sistema de gestão ambiental, que é a principal ferramenta para uma empresa ecologicamente correta. A legislação ambiental é a base para o trabalho, o que norteia a implantação desse sistema e todos os atos dele decorrentes e o que leva a concluir que é necessária mais atuação do governo para efetivar o texto da lei por meio de incentivos às organizações interessadas em melhorar seus processos. Dessa forma foi realizado um planejamento de cada setor, analisado suas atribuições e onde poderiam ajudar a melhorar os processos, foram definidos treinamentos e campanhas de marketing junto ao público em geral e por fim com a cooperação de todos e uma enorme sinergia foi implantado em algumas fases o Sistema de Gestão Ambiental no Martins Supermercado com sucesso total e aprovação de toda a sociedade. Após a implantação foi deixado um legado para a sociedade local sobre responsabilidade ambiental e a grande necessidade de pensar no futuro de nossos filhos, netos e também dos amigos.

INTRODUÇÃO

O objetivo principal deste trabalho é realizar a implantação de um Sistema de gestão ambiental no Supermercado Martins, grande empreendimento do município de Cidade Ocidental, pois o contexto atual pede que as empresas sigam as políticas ambientais e os clientes estão cada vez mais esclarecidos no assunto, questionando várias etapas que podem gerar resíduos que seriam jogados no meio ambiente do município, e esses questionamentos se não forem bem respondidos levam os clientes a outros estabelecimentos mais evoluídos ambientalmente.

Conquanto ainda não esteja implantado na maioria das empresas, o Sistema de gestão ambiental é uma tendência sem volta e que traz benefícios a todos, inclusive para a organização que gasta uma quantia considerável de dinheiro em sua implantação. A não observância das legislações ambientais vigentes é um ponto crítico na empresa, pois ela fica sujeita à multas que podem ser pesadas em alguns casos.

Preocupações com o futuro são recorrentes na sociedade moderna, o desenvolvimento sustentável é uma realidade a ser seguida e implantada por todos os países e organizações, a análise da forma como o supermercado trata as questões ambientais atualmente nos dará uma visão de como este assunto é tratado em muitas empresas e responderá a alguns questionamentos existentes, como por exemplo se os gastos podem ser revertidos em ações que geram lucros para a empresa, se os benefícios realmente se estendem à toda a comunidade ou se todo o esforço será reconhecido.

É esperado que este estudo contribua com a conscientização de todos os envolvidos em relação a serem ambientalmente limpos, gerarem menos resíduos, economizarem recursos naturais e evitarem todo tipo de poluição ou atos prejudiciais ao meio ambiente e que também os motive a disseminar as boas práticas entre seus conhecidos e familiares, com isso levando este estudo a abranger centenas de pessoas e contribuir para um mundo melhor para todos.

PROJETO EXPERIMENTAL DE VIABILIDADE PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA)

  1. ALVO DO PROJETO

         O Martins supermercado foi inaugurado em 2012 com uma ideia inicial de ser agressivo na prática de preços, porém, entregando uma opção de alta qualidade em seus produtos expostos nas prateleiras. Desde o princípio foi uma empresa de modelo familiar, porém com uma boa capacidade de investimento em relação à várias outras empresas familiares que existem na cidade.

O atendimento de qualidade e proativo foi outro elemento de diferenciação em relação aos concorrentes buscado desde a sua criação no início desta década, houveram investimentos na compra de caminhões baú para a entrega de mercadorias nas redondezas e também no treinamento dos funcionários para se tornarem cada vez mais ágeis e eficientes no processo de embalagem e entrega.

Desde o princípio há um grande foco no marketing sonoro, impresso e audiovisual, pois na visão correta de seu proprietário este investimento se torna um enorme diferencial que se usado nos pontos certos e de uma maneira planejada e inteligente poderia ser capaz de colocá-lo no topo das vendas no município de Cidade Ocidental e entorno.

Em 2012 já havia uma grande preocupação com a sustentabilidade nos negócios em todo o mundo e claramente o Martins Supermercado não poderia ignorar este lado em seu empreendimento que acabara de nascer, porém, devido várias outras prioridades e gastos que existem no início do negócio, o projeto de um Sistema de Gestão Ambiental ficou estagnado bastante tempo, quase 5 anos depois se faz necessário começar da estaca zero este projeto de grande importância para o município, moradores e também para o proprietário.

        Os produtos comercializados são em grande maioria industrializados, por exemplo, enlatados, produtos em conserva, refrigerante e sucos, arroz, feijão, café, massas e etc empacotados, produtos processados em geral e vários outros produtos. Mas também há produtos feitos no próprio estabelecimento, como pães, bolos e salgados, e outros que são vendidos frescos como peixes e cortes variados de carne, dentre outros.

Dentro do contexto do supermercado, aqueles produtos vendidos que mais exigem uma atenção ambiental dizem respeito ao setor do açougue e à padaria, que utilizam maquinários de corte, trituração e de moer carne e também outros aparelhos que consomem uma quantia muito considerável de energia elétrica e gás.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (223.8 Kb)   docx (37.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com