TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA (PROINTER II)

Por:   •  31/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.847 Palavras (16 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

POLO: CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

2ª SÉRIE

MARIANA CRISTIANO BRASIL DE SOUZA

        RA: 3368559248

RELATÓRIO FINAL

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA (PROINTER II)

TUTOR (A) A DISTANCIA: DIOGO VAZ

CIDADE/UF

2016.2

        

RELATÓRIO FINAL PROINTER II

IMPLANTAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA)

Trabalho de Conclusão do Projeto Interdisciplinar do Curso Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNIDERP, como requisito parcial à obtenção de nota do Prointer II.

Orientador (a): Diogo Vaz

 Tutor à distância

 

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo apresentar diretrizes básicas para a elaboração de um

Sistema de Gestão Ambiental segundo a ISO 14001 em uma empresa do ramo de construção

Civil, tema central desta pesquisa. Os dados foram colhidos e analisados sobre o ponto de

Vista científico, bibliográfico e prático. A metodologia utilizada para a realização deste

Trabalho foi a de pesquisa descritiva (fontes primárias) e pesquisa bibliográfica (fontes

Secundárias), o estudo foi feito com representante da empresa, onde o mesmo respondeu.

algumas questões aplicadas. Após obtenção das respostas e análises dos dados apresentados

aqui, mostrou-se a importância de um sistema de gestão ambiental, suas vantagens e num

cenário futuro de certificação. A elaboração deste artigo justificou-se em mostrar a

importância de um SGA em uma empresa frente ao atual cenário de desenvolvimento e

expansão de construção civil no Rio de Janeiro.


INTRODUÇÃO

Em razão do aumento da preocupação com a conservação e a melhoria da qualidade do ambiente e com a proteção da saúde humana, organizações de todos os tamanhos estão voltando sua atenção aos impactos ambientais potencias de suas atividades, produtos ou serviços. O desempenho ambiental de uma organização é de crescente importância para as partes interessadas internas ou externas. O propósito geral desta diretriz é auxiliar as organizações na implementação ou melhoria do seu Sistema de Gestão Ambiental. É coerente com o conceito de "desenvolvimento sustentável", e compatível com diversas estruturas culturais, sociais e organizacionais (NORMA ISO 14004, 2011).

De acordo com Valle (2002), a Gestão Ambiental consiste em um conjunto de medidas e procedimentos bem definidos que, se adequadamente aplicados, permitem reduzir e controlar os impactos produzidos por um empreendimento ao meio ambiente. No caso de empreendimentos já implantados, para que essa gestão seja bem concebida, faz-se necessário uma Avaliação Ambiental Inicial, que irá permitir identificar problemas ambientais latentes e colher subsídios para elaboração da Política Ambiental da organização.

A existência de uma SGA numa empresa geralmente conduz a melhoria em desempenho ambiental. A natureza de uma organização determina que, quando uma questão é levada à administração, deverá ser tratada de forma sistemática e positiva. Quando metas e objetivos são estabelecidos dentro do sistema administrativo, e pessoas e organização são avaliadas por completo para verificar se esses objetivos e metas foram alcançados, o resultado é uma melhoria (HARRINGTON, 2001).

Política Ambiental é o conjunto de metas e instrumentos que tem por objetivo reduzir os impactos negativos sobre o meio ambiente via ação antrópica, prevendo penalidades pelo não cumprimento das medidas estabelecidas. A política ambiental pode influenciar as atividades dos diversos agentes econômicos, tais como a indústria e o comércio (FERREIRA, 2011).

O Programa Minha Casa Minha Vida – PMCMV – destinado a famílias com renda bruta de até R$ 1.395,00 é um programa do Governo Federal que prever a construção e venda de 400 mil unidades habitacionais. Em consequência das construções dessas unidades habitacionais, estima-se uma grande quantidade de resíduos gerados por construtoras do ramo.

A construção das unidades habitacionais ocorre a partir da contratação de empreendimentos em condomínio ou em loteamento, constituídos de apartamentos ou casas, limitados em 500 unidades por empreendimento. A execução das obras do empreendimento é realizada por construtora contratada pela CAIXA, que se responsabiliza pela entrega dos imóveis concluídos e legalizados.

Para a eleição da empresa construtora, deve haver um processo formal de escolha, observado os princípios de legalidade, finalidade, razoabilidade, moralidade administrativa, interesse público e eficiência, o qual poderá ser realizado pela prefeitura ou pela CAIXA.

Nota-se que com essa política, a cidade do Rio de Janeiro /RJ torna-se um verdadeiro canteiro de obras, e em consequência das construções dessas unidades habitacionais, estima-se uma grande quantidade de resíduos gerados por construtoras do ramo.

Diante dos presentes dados justifica-se a elaboração deste artigo com a seguinte pergunta: Qual será a importância de implantar um Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa da Construção Civil?

PROJETO EXPERIMENTAL DE VIABILIDADE PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA)

  1. ALVO DO PROJETO

A ORIENTE CONSTRUÇÃO CIVIL busca com determinação transformar grandes desafios em sólidas conquistas, através da eficácia na construção de obras, que possuem a qualidade como marca de sua atuação.

Há 15 anos, a empresa vem percorrendo os caminhos do crescimento por meio de sua expressiva atuação nas áreas de infraestrutura urbana, obras rodoviárias, obras especiais e edificações, desenvolvendo uma trajetória de sucesso, reconhecida pela competência na prestação de serviços de engenharia e na condução segura de seus negócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (166.8 Kb)   docx (41.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com