TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA (PROINTER II)

Por:   •  23/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.515 Palavras (7 Páginas)  •  699 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

POLO: DOURADOS

2ª SÉRIE

VANDA POLITOWSK        RA  1709392454

RELATÓRIO FINAL

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA (PROINTER II)

TUTOR A DISTÂNCIA: ELVIO SOARES VIANA JUNIOR

DOURADOS/MS

2016.2

VANDA POLITOWSK        

RELATÓRIO FINAL PROINTER II

IMPLANTAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA)

Trabalho de Conclusão do Projeto Interdisciplinar do Curso Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Uniderp, como requisito parcial à obtenção de nota do Prointer II.

Orientador: Elvio Soares Viana Junior

DOURADOS/MS

2016.2

RESUMO

Nos dias atuais cada vez mais as pessoas entendem a necessidade e a importância da preservação ambiental, percebem que cabe a geração atual preservar o mundo para as novas gerações, esse movimento vem ganhando mais força dos anos 90 para cá, e a pressão social para que as empresas se adequem para que cada vez menos resíduos de suas produções sejam nocivos ao meio ambiente, faz com que as empresas busquem se adequar sua produção a essas expectativas e com isso faz com que exista também uma nova demanda. A demanda por profissionais capacitados a gerir as mudanças necessárias para alcançar esses objetivos. A demanda por profissionais de recursos humanos, assim como toda área administrativa das empresas, que saibam os caminhos, as limitações e como  alcançar a eficiência ambiental é  um diferencial no mercado de trabalho , e em busca desse conhecimento é que neste PROINTER  criamos um Sistema de Gestão Ambiental  para uma empresa, e durante todo o período de sua confecção buscar  a experiência e a vivência necessária para posteriormente no campo de trabalho ser um agente ativo pra com os cuidados com o meio ambiente , visando o melhor para as empresas, a equipe e o meio ambiente.


INTRODUÇÃO

Com o objetivo de dar continuidade a vivência da confecção e implantação de um Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa, a qual conhecemos no projeto parcial PROINTER, a lavanderia Chuá, neste projeto iremos desenvolver as mudanças necessárias para que a mesma possa se adequar a necessidade atual de reponsabilidade ambiental.

O Sistema de Gestão Ambiental (SGA), vem como uma importante ferramenta para que empresas possam alcançar o status de empresa com responsabilidade ambiental, e esse pode ser um grande diferencial na obtenção da clientela atual, que a cada dia têm mais consciência da importância da preservação do meio ambiente.   E é com o objetivo da criação de um SGA para a Chuá que damos andamento no atual trabalho, utilizando os dados que nos levantam durante o PROINTER parcial tais como caracterização da empresa, identificação se havia um controle existente, os aspectos e impactos ambientais gerados pela mesma.

PROJETO EXPERIMENTAL DE VIABILIDADE PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA)

  1. ALVO DO PROJETO

Os proprietários criaram a empresa visando atender ao público de universitários que nem sempre tem o tempo necessário para a higiene com as roupas, o nome foi escolhido em uma alusão ao barulho de água, uma brincadeira interna entre o casal. Após pesquisas de mercado, e um empréstimo nasceu a empresa Chuá, assim com o passar do tempo a empresa começou a se desenvolver, e com a constante busca dos donos por novos empreendimentos e tecnologias levou a consolidação e expansão dos negócios.

         A empresa conta hoje com 10 funcionários, que possuem a escolaridade de ensino fundamental Completo, o que por vezes pode ser mais um fator que dificulta a conscientização sobre a questão ambiental. O seu público-alvo são os indivíduos de ambos os sexos, solteiros ou com famílias completas que possuam um dia-a-dia corrido, mas que ainda assim priorizem e a higiene pessoal.

A missão da Chuá é colaborar de forma significativa para a melhoria da qualidade de vida de seus clientes, empregados e fornecedores, os proprietários possuem algum nível de conscientização ambiental, ou pelo menos a noção que algumas atitudes ambientalmente responsáveis, além de fazer bem ao meio ambiente , também podem acarretar em economia financeira, um  exemplo é a empresa ter implantado um sistema de ETE (Estação de Tratamento de Efluentes), podendo reaproveitar a grande quantidade de água que a mesma gasta diariamente.

  1. CONTEXTUALIZAÇÃO

A mesma está localizada no centro da Cidade de Dourados, conta com uma infra estrutura ampla , além de todo maquinário necessário para lavagem ,e de veículos para o atendimento delivery, a empresa intervém no meio ambiente de algumas formas, a partir da realização de suas atividades diárias, desde a lavagem até o transporte dos produtos, pessoas e resíduos que são produzidos, tanto no processo de lavagem , quanto no processo de busca e entrega das mercadorias, a Chuá poderia  atingir a excelência em todos os níveis de seu serviço, podendo assim melhorar de muito a forma que funciona  a Gestão Ambiental dentro da empresa.

Fluxograma de Produção:[pic 2]

[pic 3][pic 4]

[pic 5][pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10][pic 11]

[pic 12][pic 13]

[pic 14]

[pic 15]

[pic 16][pic 17]

[pic 18][pic 19]

[pic 20]

[pic 21]

[pic 22]

  1. DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL

Gestão Ambiental dentro da empresa não ocorre ainda de maneira desejada, existem muitos fatores que devem ser alterados sendo assim, ela tem como principais metas: reduzir os gastos de energia e encontrar uma forma de compensá-la; encontrar embalagens que sejam equivalentes às usadas, mas de degradação mais rápida; conscientizar mais os funcionários e clientes da importância e do cuidado com o meio ambiente; reduzir a emissão de gases derivados do delivery e o reaproveitamento da água armazenada no ETE.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (143 Kb)   docx (39.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com