TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO PARCIAL PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

Por:   •  17/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  930 Palavras (4 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

POLO: SERTÃOZINHO - SP

2ª SÉRIE

PAULO SERGIO PEREIRA DE SOUZA        RA 3102316827

RELATÓRIO PARCIAL

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO DE TECNOLOGIA  EM  GESTÃO COMERCIAL

DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA, PROCESSOS GERENCIAIS, DIREITO EMPRESARIAL, TECNOLOGIAS DE GESTÃO  E  RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

TUTOR(A) A DISTÂNCIA: GISELE MOURA CASTRO

SERTÃOZINHO - SP

2016.2

LEVANTAMENTO DE DADOS E PESQUISA DE CAMPO PARA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA).

  1. INTRODUÇÃO

O Trabalho deste RELATORIO PARCIAL foi realizado em uma loja especializada para venda comercialização e manutenção de bicicletas nacionais e importadas para pratica profissional, uso doméstico, lazer e mobilidade urbana, localizada no município de Sertãozinho estado de São Paulo.

O Objetivo é a implantação de um Sistema Gestão Ambiental para a questão da sustentabilidade pelo uso da bicicleta e o descarte de resíduos resultantes da manutenção e limpeza das bicicletas após utilização em terra e asfalto.

  1. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

O nome da empresa é PLANETA BIKE, no sentido de criar um ambiente e o gostar da Bike como se fosse um planeta único, ou seja, o tema bike girando em torno do negócio.

Esta é uma empresa real, o proprietário o Sr Domingos Martins praticante de ciclismo e mecânico das bicicletas, somando 25 anos de experiência.

Visão; Oferecer a venda comercialização e manutenção de bicicletas nacionais e importadas para praticantes profissionais, amadores e publico em geral.

Missão; Proporcionar lazer, esporte e transporte através da venda e manutenção de bicicletas.

Objetivos; Incentivar a pratica do uso da bicicleta gerando excelentes negócios e contribuir para a sustentabilidade.

Valores; Respeito, dedicação, criatividade, inovação e responsabilidade socioambiental.

Os fatores críticos do sucesso é fidelizar o iniciante de ciclismo, despertando nele o interesse em evoluir no esporte com a aquisição de bicicletas, vestuário e acessórios gerando bons lucros e para os praticantes profissionais ter a loja como referencia no universo do ciclismo.

Pontos fortes; 25 anos de experiência como atleta e mecânico das bicicletas, acompanhou a evolução tecnológica, grande relacionamento através dos campeonatos a nível Brasileiro e eventos de ciclo turismo. A loja esta instalada em uma cidade de 120.000 habitantes e seus dois únicos concorrentes não possuem serviços e produtos para loja e oficina.

Pontos fracos; Capacidade de investimento, custo elevado na compra de bicicletas e peças importadas, carga tributária Brasil,  falta de marketing mais agressivo, estar localizado ao lado de Ribeirão Preto, cerca de 20 Km onde possui mais de 35 lojas especializadas.

  1. PRODUTO/SERVIÇO:

Como Produto e a loja possuem venda e comercialização de bicicletas, seus serviços é para manutenção e atualização das bicicletas com mão de obra especializada.

A Capacitação e Treinamento para a mão de obra é através dos fabricantes das bicicletas e peças, atualizando conforme a mudança de tecnologia ou melhorias.

Basicamente os produtos utilizados são Lubrificantes, desengraxantes e produtos de limpeza geral em componentes mecânicos como corrente, quadro, suspensão, rodas e demais partes de uma bicicleta, seja para nível amador ou profissional.

Sua Localização é favorável esta no centro da cidade, fácil acesso e local para estacionamento.

Ferramental utilizado, Bancada Mecânica, Ferramentas especiais, Lavatório para Peças e Suporte para armazenagem das bikes, máquinas e Equipamentos como compressor, torquimetro, balança para conferir pesos das peças e quadros e ferramentas especiais para desmontagem e montagem.

Maquinas administrativas, computador, maquina para cartão de credito, câmera fotográfica.

Habilidades, (mão de obra) treinamento especializado conforme o avanço e as marcas das peças e bicicletas.

O Fluxo do Processo de Produção consiste no recebimento da Bike, Ficha de Entrada, identificação do problema ou melhoria, Desmontagem, lavagem, lubrificação, ajustes e montagem, teste da bike.

  1. POLÍTICA AMBIENTAL:

O processo produtivo em relação à questão ambiental é que a manutenção das bicicletas geram resíduos com graxa e óleo sem o devido tratamento para seu descarte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (145.1 Kb)   docx (30 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com