TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA AVANÇOS DA TECNOLOGIA E SOCIEDADE

Por:   •  5/12/2016  •  Resenha  •  1.465 Palavras (6 Páginas)  •  3.770 Visualizações

Página 1 de 6

AVANÇOS DA TECNOLOGIA E SOCIEDADE

Avanços da tecnologia e sociedade é um tema frequentemente discutido atualmente no mundo todo, os autores pesquisados para o desenvolvimento deste texto, relatam suas opiniões sobre o assunto, abordando os avanços tecnológicos e seus efeitos na sociedade, pontos positivos e negativos, mudanças no meio econômico, político e social e os diferentes produtos inovadores que vez mais vem crescendo e modificando tanto na educação do ser humano quanto no melhoramento do seu dia-a-dia.

Após a chegada da tecnologia, houve no mercado muitas transformações que se expandiu mundialmente gerando diversas mudanças em toda sociedade.

Segundo os autores Nilcéia Pinheiro, Rosemari Silveira e Walter Bazzo, em seu artigo Ciência, Tecnologia e Sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do ensino médio, a tecnologia facilitou para toda uma sociedade, nos proporcionando uma vida fácil sem dificuldades para navegar no mundo virtual, mas ao mesmo tempo com toda essa empolgação acabamos nos distanciando dos ambientes, amigos e familiares. Tudo se movimenta com muita rapidez e para diversas direções, a internet movimenta o mundo dos negócios com organizações novas e estratégias, novas formas de planejar, novas ferramentas que permitem a otimização e a máxima produtividade. E não deixa de ser uma expansão dos negócios mostrando que cada vez mais e gera informações mais rápidas exigindo a maturidade intelectual. Milhões de pessoas do mundo desfrutam o avanço da tecnologia para o uso pessoal, tanto no lar, como no uso pessoal, como os celulares, computadores, e máquina fotográfica. O autor ressalta que com a ajuda desse avanço, muitas coisas ficaram mais fáceis como antigamente, no caso dos computadores mesmo, com novas versões mais rápidas e modernas, tudo ficou mais fácil.

Atualmente já não estamos mais podendo viver sem internet, pois através dela que se realizamos grandes partes de nossas atividades, seja para pesquisar, relaxar, jogar, ou até mesmo para fazer amizades.

Tudo na vida tem vantagens e desvantagens, tempos e tempos a cultura também acompanha a tecnologia de acordo com o tempo, hoje estamos em um momento em que os profissionais de todas as áreas tem que se manter em constante aperfeiçoamento, se quiser permanecer no mercado de trabalho.

Muitos pais reclamam de seus filhos que com as tecnologias, ficam constantemente na frente do computador, mas temos um lado positivo, que está no fato de que seus filhos não se arrisquem nas ruas, e hoje não precisamos ir tanto ao cinema, e nem mesmo na biblioteca para estudar, pois podemos fazer isso mesmo dentro de casa. E com tudo isso vamos aproveitar o que a tecnologia tem a nos proporcionar.

Henrique Rattner em seu texto Tecnologia e Sociedade, afirma que com as novas mudanças no meio tecnológico, procura-se entender se através disso seria uma forma de resolver problemas na sociedade.

O autor questiona sobre os recursos financeiros destinados para essas novas experiências, fazem com que os cientistas apontem cada vez mais em certas “invenções” sem levar em conta os riscos que podem gerar e na maioria das vezes é um dinheiro desperdiçado, pois nem sempre alcançam suas metas no desenvolvimento de tal produto.

Rattner aponta a diferença entre a parte positiva e a parte negativa, que através da tecnologia evoluímos em comparação aos anos anteriores com a fabricação de aparelhos cada vez mais eficazes na vida do ser humano, o que leva a competitividade entre empresários, uma vez que é lançado um produto de qualidade no mercado o seu concorrente tenta superar e criar algo mais inovador visando lucro, algo que contribui para o crescimento econômico do país e que favorece os indivíduos pelo fato dos tecnólogos buscarem sempre atender a necessidade da população.

A parte negativa segundo o autor se encaixa na geração de desemprego, pois com o desenvolvimento de tantas maquinas a mão de obra do ser humano é desvalorizada já que as mesmas são capazes de realizar o mesmo trabalho, porém o homem é essencial na manutenção dessas maquinas o que dá oportunidade as pessoas qualificadas nessa área terem seu espaço e efetuar seu trabalho.

Henrique Rattner ressalta também que a tecnologia não é boa ou ruim, depende muito de como ela é manuseada, ou seja, nas mãos de alguns cientistas é utilizada para a fabricação de armas biológicas, tanto que é desnecessário para a sociedade, no entanto existem inúmeras pessoas esperando pela cura de uma doença e a tecnologia poderia ser usada para isso, algo benéfico para a saúde da população.

No texto O Impacto das Novas Tecnologias na Sociedade: conceitos e características da sociedade da informação e da sociedade digital, as autoras Karen Kohn e Cláudia Herte afirmam que a capacidade de interligação, ou seja, a formação de rede é a dimensão mais importante do computador, e com o aparecimento da internet, no final da década de 60, foram abertas as possibilidades de copiar, arquivar, exibir etc, e acessar qualquer tipo de informação a qualquer momento.

Com o computador, os serviços ficaram mais rápidos e fáceis, logo se tornou um meio de ocupação que substituiu o trabalho humano em algumas áreas, mas que abriu ocupações especializadas em sua área. De acordo com as autoras, a principal vantagem desses meios foi tornar a comunicação sem distância, eliminando quaisquer barreiras, sejam elas nacionais e até ideológicas.

A desigualdade social do Brasil acaba se tornando um impasse para a distribuição desta tecnologia, pois acaba não abrangendo toda a sociedade da mesma forma.

Os meios de comunicação antigos perderam seu espaço para os dispositivos atuais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (81.8 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com