TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha Crítica Patrimônio Cultural

Por:   •  9/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

        

Resenha Crítica

Patrimônio cultural, memória social e identidade: interconexões entre os conceitos, revista letras escreve, 2017.

Trata se de um artigo baseado em autores de referência no assunto, onde se discuti numa perspectiva antropológica, os conceitos de patrimônio cultural, memória social e identidades, onde de uma certa forma eles são construídos num mundo moderno.

O artigo está divido em 7 seções: Seção 1. Introdução, na seção 2. Globalização e Identidades, na seção 3. Identidade Étnica, na seção 4. O Processo da Construção Identitária, na seção 5. Patrimônio Cultural, na seção 6. Memória Cultural, na seção 7. Considerações Finais.

Vimos que o artigo mostra uma tese antropológica; nos mostra que há uma relação entre a globalização e as identidades; onde a globalização ativa a movimentação de produtos em lugares diferentes e assim motiva o multiculturalismo e novas identidades, e quando se tratando de identidades nos leva a sentimentos pertencentes a grupos culturais, étnicos ou religiosos, mas não são estáveis, como diz o autor.

Portanto chego a conclusão que o texto permite compreender os conceitos em estudo, mas está longe de ser suficiente para abordar todas as questões relevantes. É somente por meio do processo de construção da identidade cultural que é possível formar uma verdadeira comunidade que reconhece nosso parentesco com o presente e o passado, ou seja, podemos manter a proximidade pessoal, e o problema disso é que os marcadores de referência fornecidos pelo património ajudam a cimentar a identidade e a sensibilizar para o papel social que os indivíduos desempenham na sociedade.

Autor: Donizete Rodrigues, doutorado em Antropologia Social (Universidade de Coimbra), é Professor Associado de Antropologia (com agregação em Sociologia) na Universidade da Beira Interior e no Centro de Investigação em Antropologia (FCS Humanas da Universidade Nova de Lisboa).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (38.3 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com