TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRITICA SOBRE GESTÃO EDUCACIONAL

Ensaios: RESENHA CRITICA SOBRE GESTÃO EDUCACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  936 Palavras (4 Páginas)  •  1.842 Visualizações

Página 1 de 4

Gestão educacional

Uma questão paradigmatica

Cláudio Jácome de Mélo RA: 02410011738

Marialve da Silva Barroso RA:02410012585

A construção da concepção de gestão, segundo Heloisa luck embora indicados separadamente não ocorrem na realidade, são apresentadas seis aspectos gerais dessa trasformação e caracterizada pela pasagem de uma condição para outra e de modo a corresponder a um nivel mais comlexo e significativo de ação.

A- Da optica fragmentada para a optica organizada pela visão de conjunto.

B- Da limitação de responsabilidade para a sua expansão.

C- Da centralização da autoridade para a sua descentralização.

D- Da ação episodica por eventos para o processo dinamico, continuo e global.

E- Da burocratização e hierarquização para a coordenação e horientalização.

F- Da ação individual para coletiva.

Da optica fragmentada para a optica organizada pela visão de conjunto a educação se desenvolveu, assim como outras áreas de intervenção e conhecimento, gerando áreas especificas de atenção, como uma condição para conhecer melhor o processo educacional e melhor intervir.

São tidos como conhecimentos especificos e dissociados do conjunto do processo educacional a psicologia da aprendizagem, a sociologia da educação, a folosofia da educação, a didatica, a metodologia do ensino, a estrutura e funcionamento do ensino, a avaliaçãp da aprendizagem, o curriculo escolar, o planejamento educacional dentre outros.

Da limitação de responsabilidade para sua expansão, à medida que vigora na escola o entendimento de que ela é uma criação definida, pronta e acabada de um sistema maior, e que determina seu funcionamento e, sobre a qual seus membros não tem nenum poder de influencia ou sentem que é muito pouco sobre a qualidade de seu trabalho.

Esse entendimento está associado à fragmentação do trabalho geral da escola em papéis, funções e tarefas e respectivas distribuições de atribuições.

O que se observa é que uma das tendencias desse enfoque é jogar a responsabilidade sobre outros, isto é, adotar uma transferencia de responsabilidade.

Da centralização da autoridade para a sua descentralização,está associada a modelo de administração caracterizado pelo distanciamento entre os que formulam politicas e programas de ação e os que as executam. Essa centralização ocorre em organizações burocratizadas, com munuciosa divisão de tarefas e delimitação rigida de hierarquia e outros aspectos.

A descentralização, é importante destacar que constitui-se em uma das evidencias de mudança de paradigma, e pela qual se reconhece como legitima necessaria e importante.

Da ação episódica por eventos para o processo dinamico, contínuo e global ,é possivel identificar que a realização de ações episódicas está associada à falta de visão de conjunto e de pensamento estrategico em relação aos processos educacionais, e é necessario prestar atenção a cada evento, circustancia e ato, como parte de um conjunto de eventos, circunstancias e atos que devem ser orientados para resultados em curto, médio e longo prazo.

Da burocratização e hierarquização para a coordenação e horientalização, segundo Weber e citado por Sergiovanni & Starratt , caracteriza-se por garantir seu bom funcionamento de acordo com seu padrão de formalidade. Dessa forma, uma organização é eminentemente burocratica na medida em que:

A- Caracterize-se por organização continua de funções limitadas por regras.

B-Apresente esfera especifica de competencia para cada função

C- Funções organizadas segundo uma hierarquia.

D- Um cunjunto de normas e regulamentos descritos e reconhecidos por todos.

E-Meios de produção e de administração sejam segmentados de modo que haja, em cada um dos setores, o sentido de propriedade sobre os resultados.

F-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com