TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA : CHECKLIST – COMO FAZER AS COISAS BEM FEITAS

Por:   •  1/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  1.218 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA CRÍTICA

CHECKLIST – COMO FAZER AS COISAS BEM FEITAS

Livro escrito por Atul Gawande relata a forma de realizar o checklist em diversos procedimentos, em áreas profissionais.

Este livro tem como objetivo principal aprendizado mostra a pratica do checklist em procedimentos médicos de como realizar uma cirurgia segura, verificar as opiniões e relatos das equipes médicas sobre a influência de ministrar o checklist nos processos cirúrgico no conjunto da equipe médica.

Escrita por: Atul Gawande um médico e jornalista americano. Especialista em reduzir erros, aumentar a segurança e melhorar a eficiência dos procedimentos cirúrgicos. Atua como cirurgião geral e do sistema endócrino em Boston. Também é professor em Harvard. Para escrever o livro Checklist, Atul Gawando realizou diversos depoimentos de médicos sobre as dificuldades e pontos positivos de equipes médicas.

Considerações finais

O livro Chesklist de Atul Gawande descreve histórias de um renomado cirurgião da faculdade de Harvard, que também segue uma carreira de escritor, sendo este seu terceiro livro, e possui conjuntamente uma atividade como cronista da revista The New Yorker. Gawande relata o Checklist de uma forma de igualdade de texto para o publico comum ou para profissionais de diversas áreas, contendo um estável estudo científico, sendo discutido ao decorrer do livro o conjunto entre a saúde na sua prática e sua teoria e também o desempenho dos profissionais citados no texto. O livro trás de forma objetiva os obstáculos enfrentados pelos profissionais da saúde ao decorrer da profissão, contando a descrição de toda a equipe médica, as falhas e os acertos ocorridos em diversas situações do dia a dia, relatados em um hospital-escola.

Checklist realiza em nove capítulos, a narração de profissionais médicos os diversos casos presenciados por eles na área da saúde, e também situações ocorridas diariamente em outras circunstâncias. Podemos citar alguns problemas ocorridos em área da construção, sistema financeiro, restaurantes, que são utilizados para comprovar o real valor de um checklist. Uma anormalidade pode evoluir para um quase acidente (situação anormal que não causou dano) ou mesmo um acidente dependendo da atuação do profissional em seguir adequadamente os procedimentos preconizados para aquela situação anormal. Manter a calma e seguir o preconizado é mais eficaz. A boa comunicação e o trabalho em equipe são mais eficazes que tentar realizar um ato “heroico” ou de extrema habilidade técnica. No passado, muitas dessas situações eram vistas como oportunidade para heroísmo (página 191).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (132.8 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com