TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha-A História das coisas

Por:   •  15/12/2015  •  Resenha  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  732 Visualizações

Página 1 de 3

O curta “A História das coisas” nós mostra um sistema em crise, onde o valor das pessoas e seu bem-estar é colocado em um páreo contra o consumismo do resto do planeta, compramos quase tudo que vemos, até mesmo o que não precisamos, assim estamos contribuindo para o termino da nossa “casa”. Um dos maiores problemas é a mídia, pois ela passa a mensagem de consumo exagerado, e não a de conscientização de que nosso planeta está no fim por culpa desse sistema incompleto que faz parte do capitalismo. O autor tenta nos mostrar a gravidade da situação, passando a ideia de uma vida mais sustentável e condenando principalmente o EUA por ser a base do problema. Outro ponto importante é que o autor mostra que, de acordo com esse sistema, quem não consume dentro dos níveis dos EUA não tem valor, mesmo que já esteja nesse local a gerações, não tem a posse dos recursos no meio em que vive.

O texto tenta nos mostrar também como funciona o processo de fabricação que é popularmente conhecido:

Extração: exploração de recursos naturais; ( Obs: estamos quase sem recursos no planeta, já foram consumidos nas 3 últimas décadas cerca de 33% dos recursos do planeta, o EUA têm apenas 5% da população mundial, mas estão utilizando mais de 30% dos recursos do planeta, se todos consumíssemos nesse ritmo precisaríamos de 3 a 5 planetas, mas só temos um e não damos valor a ele. Já desapareceram 80% das florestas originais do planeta, e na Amazônia estamos perdendo mais de 2.000 arvores por minuto).

Produção: Utilizamos os recursos naturais que foram extraídos e colocamos junto a eles químicos tóxicos, desses químicos apenas alguns foram testados, e a maioria são neurotoxícos (tóxicos ao cérebro) que são usados por serem retardantes de incêndio, (obs: alguns travesseiros usam esses tóxicos, mas deve haver maneira melhor de evitar que nossas cabeças peguem fogo a noite.(Os EUA para tentar se livrar da poluição que emitem na fabricação de produtos, eles mudam suas fabricas para o exterior, mas grande parte da poluição é trazida de volta pelo vento).

Distribuição: Vender barato e o mais rápido o produto contaminado; para baixar os preços eles pagam um salário pequeno aos trabalhadores (exteriorizar custos = O verdadeiro preço da produção não se reflete no preço do produto). Os EUA são uma sociedade de consumidores, não de professores, técnicos, médicos...

Consumo: Comprar, utilizar até seis meses e descartar. Aí entra a Obsolescência Planejada (fabricado para ir pro lixo, Ex: sacolas e copos plásticos) e a Obsolescência Perceptiva (Jogar fora o que ainda é útil, por causa da aparência, Ex: as roupas).

Descarte: Ou o lixo vai para um aterro ou vai para um incinerador e depois para o aterro, as duas maneiras são ruins pois poluem muito, se o lixo é incinerado ele libera as toxinas da produção e outras super toxinas.

E a solução é a reciclagem? Não, a reciclagem ajuda muito, mas a cada saco de lixo que nós fazemos mais de 70 são feitos na fabricação do produto, a solução é todos ajudarem a deixar essas etapas “decentes”, fazem com que elas ficam mais sustentáveis e não poluam como faziam, mas isso só funciona se todos fizermos nossa parte e cuidarmos no nosso meio, o planeta estará em melhores condições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com