TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha De Metodologia

Artigos Científicos: Resenha De Metodologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  3.003 Palavras (13 Páginas)  •  709 Visualizações

Página 1 de 13

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS

Disciplina: Metodologia científica

Professora: Dra. Marley Pereira Barbosa Alvim

Aluno(a):

Curso: Engenharia Ambiental e Sanitária

Turno: Noturno

RA:

1. Referência Bibliográfica.

SILVA, Tiago Nascimento FREITAS, Fernando Souza Nazareth de; CANDIANI, Giovano. Avaliação das emissões superficiais de gás de aterros de grande porte. Revista Eng. Sanitária Ambiental, v. 18, n.2, abr/jun, 2013, 95 – 104.

2. Credenciais do autor – informações gerais sobre o autor.

Tiago Nascimento Silva – Engenheiro Ambiental pela Universidade São Marcos (USM). Oceanógrafo pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Univali. Engenheiro de Valorização de Resíduos na ESTRE Ambiental S.A. – São Paulo (SP), Brasil.

Fernando Souza Nazareth de Freitas – Engenheiro Civil pela Fundação Armando ALvez Penteado (FAAP). Pós-graduado em Gestão Ambiental (Senac). Coordenador Operacional na ESSENCIS Soluções Ambientais S.A. da CTVA – Caieiras (SP), Brasil.

Giovano Candiani – Ecólogo pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Doutor em Energia pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Analista Ambiental na ESSENCIS Soluções Ambientais S.A. da CTV – Caieiras (SP), Brasil.

3. Conhecimento – resumo detalhado das idéias principais.

RESUMO

O respectivo trabalho apresentou resultados de análises da emissão de biogás em dois aterros de grande porte, foi constatado que a emissão média total no aterro Bandeirantes foi de 0,00126m³CH4.m-2.h-1 e no Aterro Caieiras de 0,01222 m3.CH4.m-2.h-1. E com o resultado das analises em mão foi possível determinar a quantidade de fuga do biogás nos dois aterros que representou uma perda de 16% no Bandeirantes e de 35% no caieiras. Determinando assim uma fuga considerável uma perda significativa, comprometendo assim sua capacitação e aproveitamento do biogás.

INTRODUÇÃO

Os resíduos sólidos urbanos são aqueles gerados nas residências e sua composição é bastante variável sendo influenciada por fatores como localização geográfica, renda familiar, hábitos culturais e sociais da população e a evolução tecnológica são fatores importantes para modificar a composição gravimétrica e a geração de resíduos sólidos urbanos. Porém, nesse tipo de resíduo podem ser encontrados restos de alimentos, resíduos sanitários (papel higiênico, por exemplo), papel, plástico, vidro, etc.

No aterro sanitário, a biodegradação dos resíduos sólidos urbanos ocorre por processos físicos, químicos e biológicos, produzindo chorume e gases. O processo de biodegradação dos resíduos orgânicos envolve diferentes processos ao longo do tempo, podendo ser divido em fases (aeróbia, anaeróbia não metanogênica e metanogênica). Cada uma apresenta característica específica e tempo de duração. O gás metano (CH4) é um dos responsáveis pelo efeito estufa, apresentando maior potencial de aquecimento global do que o gás carbônico (CO2). Os aterros sanitários são responsáveis por até 20% das emissões de metano geradas pelas atividades antrópicas. (USEPA, 1998; 2005; IPCC, 2006; TEIXEIRA et al., 2009).

Uma parte do gás gerado no aterro sanitário atravessa o sistema de cobertura dos resíduos (camada de solo) e escapa para a atmosfe¬ra, mesmo quando o aterro sanitário apresenta um sistema de capta¬ção de biogás. Estes não são capazes de captar com muita eficiência (40 a 60%), e parcelas significativas de metano são emitidas ao meio ambiente (SWANA, 1998; SPOKAS, et al., 2006; BABILOTTE, et al., 2010; MACIEL & JUCÁ, 2011).

O sistema de cobertura dos resíduos é um dos mecanismos para evitar ou minimizar o escape de metano no aterro sanitário. No sistema convencional, os resíduos são cobertos com uma camada de solo compactada, formando uma barreira. Porém, ao longo do tempo e em contato com as condições ambientais, esta reduz a sua eficiência e, consequentemente, amplia a possibilidade de escape dos gases no aterro sanitário.

O escape de metano em aterro sanitário contribui para monitorar a eficiência dos sistemas de captação de biogás, proporcionando maior disponibilidade de metano á comercialização dos créditos de carbono e geração de energia elétrica, a partir da combustão do metano em motores.

Teve como avaliação das emissões fugitivas de metano pela camada de solo usada como cobertura final em dois aterros de resíduos sólidos urbanos de grande porte. Isso contribui para uma estimativa da determinação de eficiência dos sistemas de captação instalados para recuperação e aproveitamento do biogás de créditos de carbono e/ou produção de energia elétrica.

Materiais e métodos

Local de estudo

O estudo foi realizado nos seguintes aterros sanitários: Bandeirantes e Caieiras. O Aterro Bandeirantes está localizado na Rodovia Bandeirantes, km 26, no município de São Paulo, estado de São Paulo. O Aterro Caieiras localiza-se na Rodovia Bandeirantes, km 33, no município de Caieiras, também em São Paulo.

O Aterro Bandeirantes foi implantado em 1978 e operou até 2007. Durantes sua vida útil, este recebeu aproximadamente 30 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos, este aterro ocupa uma área de 140 hectares, com cerca de 90m. O Aterro Caieiras foi instalado em 2002, ocupa uma área de 350 hectares, recebe cerca de 7.000 toneladas de resíduos sólidos urbanos por dia, atendendo principalmente o município de São Paulo.De 2002 até 2012, foram tratados cerca de 13 milhões de toneladas de resíduos, apresentando um maciço sanitário de apro¬ximadamente 60 m. Tal aterro apresenta estimativa de vida útil de aproximadamente 20 anos.

Os procedimentos operacionais nos dois aterros são similares. Após o recebimento dos resíduos, estes são compactados e cobertos por uma camada de solo com, aproximadamente 50 cm de espessura. A característica do solo no dois aterros também é semelhante, sendo classificado como silte argiloso.

Ambos os aterros apresentaram sistemas ativos de captação do biogás, com comercialização de créditos de carbono por meio do mecanismo de desenvolvimento limpo, sendo que, no Aterro Bandeirantes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com