TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA SOBRE O FILME A HISTÓRIA DAS COISAS

Por:   •  15/1/2017  •  Resenha  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  848 Visualizações

Página 1 de 2

                                                          RESENHA

                                  FILME A HISTÓRIA DAS COISAS

LEONARD, Annie. A História das coisas. Lançado em 2015. Disponível em: https://www.storyofstuff.com, 2015.

O Filme A História das Coisas é um documentário que mostra um sistema econômico insustentável que tem como seu principal aliado o capitalismo, que nada mais é que uma visão consumista e mercadológica que visa os benefícios financeiros que colocam o homem no centro das coisas e que é controlada pelas grandes corporações. Explica detalhadamente todas as etapas que uma mercadoria faz até chegar à nossas casas, mostrando os processos de extração, produção, distribuição e consumo até a disposição irregular e poluidora dessas mercadorias.

A autora é clara ao dizer que o consumismo contribui exaustivamente para o consumo desenfreado e a produção de Resíduos contaminados, que por sua vez são poucos duráveis para que o consumidor possa substituí-los o mais rápido possível e que isso é influenciado pela mídia que aliena o consumidor a comprar aquilo que não precisa por meio da expansão de informação, o que contribui  para a formação e massificação do pensamento do consumidor moderno.

Segundo o site TECMUNDO.COM a empresa sul coreana Samsung lançou 20 modelos diferentes de celulares no Ano de 2015, obtendo o maior número de vendas que as concorrentes, e consequentemente foi a que mais lucrou entre elas. Isso é um exemplo que reforça a fala da autora quando ela diz que de como a mídia nos bombardeia e nos influencia a comprar esses produtos que quase sempre não mudam nada em comparação ao produto anterior. E se caso não comprarmos esses produtos, somos excluídos de determinados grupos de consumidores.

Aquilo que achamos que está nos ajudando está prejudicando a natureza, mas não vemos isso pois não mostram o quão complexo é o sistema, e sem vermos somos atingidos por aquilo que os outros fazem. A melhor solução para difundir todas essas ideias consumistas é a educação, afim de educar individualmente e coletivamente os homens a terem uma postura de sustentabilidade, na qual possam obter conforto e prazer sem que possam comprometer o mundo.

A respeito do lixo LEONARD diz que a reciclagem ajuda reduzir , mas que apenas ela não é suficiente para acabar com os resíduos e a poluição, diz também que o aterro é um grande buraco no solo que polui o ar, o solo, a água e altera o clima da mesma forma que os incineradores. À nível de estudo, podemos afirmar que realmente os incineradores causam muita poluição e são prejudiciais à saúde, porém LEONARD não exemplifica o tipo de aterro em que os resíduos são destinados, já que existem mais de um tipo, podendo eles contaminarem ou não.

Ela mostra os pontos negativos dessas duas maneiras de se dispor o lixo, porém não cita e nem mostra outra solução que seja eficaz no tratamento do resíduo.

Palavras-chave: Capitalismo. Consumismo. Mídia. Resíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (79.4 Kb)   docx (746.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com