TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA: Ciência E Tecnologia:

Casos: RESENHA: Ciência E Tecnologia:. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  652 Visualizações

Página 1 de 5

RESENHA: Ciência e Tecnologia:

Transformando a relação do ser humano com o mundo.

A Segunda Guerra Mundial mudou a imagem da ciência e da tecnologia, que foram valorizadas positivamente por ser considerada a alavanca do progresso e do bem-estar-social. O avanço cientifico e tecnologio possibilitou a historia Revolução Industrial, porém alguns pensadores com John D. Berna(1901-1971) , especialista em Ciências Naturais, afirmou que a maquinaria da Revolução Industrial não foi um presente dos inventores, e que somente ocorreu pois tinha uma grande disponibilidade de Capital e de mão de obra.

Carvalho comenta que foi a partir da Revolução industrial que os conhecimentos tecnológicos e a estrutura da sociedade ganharam força, Mas só após a segunda metade do século XX a humanidade acumulou conhecimento e também que mais acelerou o processo de transformações sociais. E com isso surgiram novos problemas, a migração de camponeses para a cidade em busca de trabalho nas indústrias, isso fez com que as cidades crescessem desordenadamente gerando problemas que enfrentamos ate hoje como: Habitação, saúde, educação, saneamento, entre outros. E com o aumento de pessoas cresceu também o numero de desempregados, que fez com que a força dos trabalhadores diminuísse se submetendo a condições para simplesmente manter o emprego. E usando palavras de Kall Marx que dizia que, “uma característica que marca o capitalismo desde o inicio é a oposição entre a riqueza e a pobreza, isto é, a medida que a acumulação de capital se realiza cada vez mais plenamente, cresce também a população que não tem acesso a essa riqueza.”

Diante dos fatos e das incertezas, Carvalho argumentou que a cultura (regras, padrões, planos, receitas, modelos, etc.) que regula e orienta o comportamento dos seres humanos não esta acompanhando as mudanças tecnológicas atuais que criam novas necessidades a todos, mas mesmo assim não podemos deixar de lado o quanto o progresso tecnológico facilita o nos trás conforto a vida.

Visão Tradicional da Ciência

Podemos definir a Ciência de várias formas, porem a mais aceita pela comunidade cientifica é a que proposta pela UNESCO que diz: “a ciência é o conjunto de conhecimentos organizado sobre os mecanismos de causalidade dos fatos observáveis, obtidos através do estudo objetivo dos fenômenos empíricos”.

A ciência é vista como um empreendimento autônomo, objetivo e neutro baseado na aplicação de um código de racionalidade alheio a qualquer tipo de interferência externa. Segundo Bazzo, Linsingen e Pereira, o que garante a ciência é o método cientifico, ou seja, é o procedimento regulamentado para avaliar a aceitabilidade, confiabilidade, consistência, entre outras. A ‘logica + experiência’ proporciona a estrutura final para o Método cientifico.

Pensando por esse caminho podemos dizer que a ciência é uma ação neutra, porem vem o questionamento: Onde ficam os valores dos pesquisadores, a dimensão social e a contextualidade da realidade que estão envolvidos neste tipo de pesquisa? Japiassu interroga tal imparcialidade científica levantando as seguintes questoes: qual ciência, em suas pesquisas, deixa de fazer apelo a certos valores e a certas normas éticas?

Alguns autores como B. Bernes, H. Collins e Bruno Latour passaram a usar a sociologia do conhecimento para apresentar uma visão cientifica como um processo social, regulado basicamente por fatores da natureza epistêmica*.

Esse novo saber Cientifico foi feito para ser jogado em Banco de dados e para ser usado com os meios e segundo as decisões das potências, ou seja, os cientistas não podem mais controlar, gerenciar , verificar e reter todo o saber produzido na atualidade. E com isso cada paradigma tecnológico envolve uma tecnologia da mudança da técnica.

Tecnologia: Sua origem e disseminação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com